09 junho 2017

[Semana do Amor] O melhor do amor com Nicholas Sparks



Nicholas Charles Sparks é um escritor norte-americano de romances e dramas que fizeram e fazem muito sucesso, sendo que muitos deles já ficaram semanas nas listas dos mais vendidos e também alguns deles já foram adaptados para o cinema. Nascido em Omaha, Nebraska, Estados Unidos, em 31 de dezembro de 1965, Sparks veio de uma família humilde e amorosa. Tendo mais dois irmãos, Danielle e michael sparks, cresceu na Califórnia, sempre contando com o apoio e união familiar, mas encontrando alguns problemas no caminho, como todo adolescente.

Aos 23 anos, Nicholas casou-se com Kathy, a mulher que viria a ser a sua esposa durante vinte e cinco anos e que também seria a mãe de seus cinco filhos. Logo o então jovem, formado em finanças corporativas, começou a trabalhar em vários empregos até se encontrar em algo no qual se desse bem e do qual gostasse. Nessa época, já havia escrito, em sua fase universitária, dois livros, que nunca foram publicados. Também, em 1990, após seu casamento, foi coautor de um livro chamado "Wokini: A Lakota Journey to Happiness e Self-Understanding", em conjunto com um escritor chamado Billy Mills.

Porém, sua verdadeira jornada que o levaria ao sucesso teve início mais ou menos em 1992, quando Sparks foi selecionado para um emprego com venda de produtos farmacêuticos. Em seu tempo livre, ele começou escrever um de seus livros de maior sucesso, The notbook, conhecido no Brasil como Diário de uma paixão. Dois anos depois, ele conheceu a agente Theresa Park, que o acompanha até hoje, e ela resolveu lançá-lo no mundo editorial, dando início então a essa grande carreira.

Sparks já teve onze de seus livros adaptados para o cinema e participa da escrita do roteiro de muitos deles.

Atualmente no Brasil, a editora Arqueiro é quem detém os direitos de publicação dos livros de Sparks, embora estes já tenham pertencido a editora Novo conceito, sendo que o lançamento mais recente foi o livro Dois a dois, destaque em listas dos mais vendidos dos últimos tempos no país. Além disso, o autor passou por diversas cidades brasileiras, em eventos de lançamentos dessa obra que é seu 21º lançamento.

Algo que admiro nas obras do autor, são as intensas referências aos lugares onde ele vive ou viveu, como A carolina do Norte, que serve de Senário para boa parte de suas histórias. Também o autor tem o hábito de abordar em seus livros características das pessoas a quem ama ou que convivem com ele, dando, por exemplo, nome de seus familiares aos personagens ou ainda criando relações entre irmãos como foi a dele próprio com os seus, e até mesmo abordando em seus livros a presença do câncer, que fez parte de sua família em certa altura da vida.

Sparks é considerado o rei do romantismo e também do drama, e em suas histórias geralmente encontramos ambos, o que faz com que muitos leitores o considerem um autor água com açúcar e um escritor de dramalhões, porém, se afastarmos esse estereótipo e dermos uma chance para conhecer sua escrita, é impossível não nos apaixonarmos, sorrirmos e chorarmos com situações com as quais podemos nos identificar ou mesmo com aquelas que conseguimos imaginar com perfeição.

A partir disso, selecionei os meus cinco livros favoritos do autor, sem estarem em ordem de preferência, e cada um deles serve como uma ótima dica de dia dos namorados, pois o que mais encontramos nessas obras são deliciosos romances.









1. Três semanas com o meu irmão - Nicholas e Mikah Sparks

Minhas leituras de livros de Nicholas Sparks podem ser divididas em antes e depois da leitura desse livro, pois a partir dele, aprendi muito sobre o autor, sobre sua vida, anseios e também consegui criar uma maior ligação entre sua vida e suas obras. Esse não é um dos seus romances comuns. Em conjunto com o irmão, partindo de uma viagem que fizeram ao redor do mundo, o escritor abre seu coração e expõe toda a sua biografia e também nos fala um pouco sobre relacionamentos, perdas e luto. O mais interessante nesse livro, é que apesar de ele contar uma história real, sua escrita é leve como se fosse a de um romance, fazendo com que mergulhemos a fundo na história de sua família.







Esse livro é lindíssimo, e vai muito além do romance. Trazendo a história de Denise, uma mãe solteira, e seu filhinho, Kyle, ele aborda a relação entre pais e filhos; os problemas de comunicação que algumas crianças enfrentam, e mostra muito bem o sentimento de vitória de uma mãe, a cada passo para a evolução, dado por um filho. Também traz um romance muito belo e nos apresenta, com magistralidade, a profissão de bombeiro, tão perigosa e ao mesmo tempo gratificante. Esse é um dos livros que nos traz lágrimas aos olhos, e apesar de ser clichê, tem muito a ensinar.











Está aí uma obra que me surpreendeu e que me prendeu da primeira à última página, e me fez sentir saudade de cada personagem muito tempo após o término. Abordando a violência doméstica e seus desdobramentos, de uma forma importante e que serve de alerta e de exemplo, ele nos traz personagens cativantes, um senário gostoso de se acompanhar, que é a Carolina do norte, mais uma vez, e ainda nos apresenta um toque espiritual muito leve, que para aqueles que possuem fé em algo, pode trazer um arrepio ao final.













Apesar de não conseguir escolher qual o meu livro favorito de todos os que já li desse autor, preciso dizer que esse tem um lugar todo especial no meu coração, pois quando o li, foi uma escolha aleatória, e eu não esperava sentir tudo o que senti diante de toda a narração. É o livro que mais me fez refletir e me trouxe até um sentimento de melancolia, pois traz a história de Wilson e de sua esposa, Jane, que possuem um casamento de trinta anos que parece estar ameaçado. E aqui, encontramos uma tentativa de salvar toda a relação construída, e com isso, encontramos muitas reflexões sobre o amor, a atenção para as pequenas coisas, dentre outras lições que podemos levar para a vida. Esse livro se passa com Jane, a filha dos personagens de Diário de uma paixão, mas não é necessariamente obrigatório ler o primeiro, embora esse segundo tenha várias referências aos personagens anteriores.





Em seu mais recente livro lançado, Sparks veio mostrando toda a sua genialidade. Abordando mais uma vez a relação entre pais e filhos e os altos e baixos dos relacionamentos, ele nos apresenta Russell, um homem extremamente apaixonado e romântico, e Vivian, sua esposa mimada e egoísta, além da filhinha de seis anos do casal, London. Quando a paz familiar ameaça ruir, Russ e a pequena London se veem tentando criar laços e descobrindo uma profundidade, antes inexplorada, que existe no amor entre pai e filha. Aqui, também vemos um pouco mais sobre traição, relação entre irmãos e o poder que o silêncio tem na destruição de relações.









E aí, você gosta de Sparks? Já leu algum dos mencionados?

44 comentários:

  1. Oi, Tamara!
    Já tentei ler alguns livros do autor, mas nunca consegui concluir... Acho que não é meu tipo de leitura, sei lá. Assisti a algumas adaptações e dessas até que gostei. Mas não se pode negar o talento dele para a escrita e para conquistar leitores.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Oi Tamara!
    Já li algumas obras do Sparks e adorei, adoro esse drama e romantismo que só ele sabe fazer. Gostei de conhecer um pouco mais sobre ele, já tinha visto que ele havia se casado e ficado um tempão com a mulher, mas não sabia que tinha sido 25 anos. O relacionamento deu muito certo ein? mesmo o conjugal tenha acabado. Já sabia que alguns livros havia sido publicados pela Novo Conceito, alguns dele que tenho é pela Novo Conceito, mas a arqueiro republicou com capas maravilhosas, que cá entre nós, queria muito ter.
    Dos seus livros favoritos não li nenhum, acredita? Tenho O Casamento, mas ainda não li, contudo o que quero ler mesmo é Dois a dois. Acho a premissa bem legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Confesso que não é sempre que tenho vontade de ler as obras do autor, acredito que tudo depende do momento. Mas não posso deixar de negar que ele escreve maravilhosamente bem, inclusive o ultimo livro que li dele foi Dois a dois, e se tornou mais uma leitura inesquecível. Gostaria de poder conferir Três semanas com meu irmão. Meu preferido do autor é Um porto seguro ♥
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu faço parte daquela parcela mundial ministra que não gosta dos livros desse cara. E não, não foi por falta de tentativa. Eu li uns 3 livros dele e achei tudo a mesma coisa, errou não pontos de sempre e achei uma coisa bem monótona. Achei bem bacana o post, mas já bati o martelo. Nicholas eu não leio mais rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Sinceramente, até hoje ainda não consegui ler nenhum livro desse autor! Gosto de algumas adaptações de suas obras, minha favorita é Diário de uma Paixão, mas quando tentei ler o livro, abandonei, achei muito chato =/ Talvez em algum outro momento eu tente reler!

    ResponderExcluir
  6. O autor para ter livro heim? Confesso que de ler nunca consegui ler nenhum livro dele, já tentei mas para mim não fui, dos filmes, são poucos que eu gosto. O drama é demais e eu tento fugir dese gênero a rodo. rsrs.
    Mas achei lindo o seu especial sobre ele ainda mais no dia de hoje.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bom?
    Já li algumas obras do autor e para mim não funcionou muito bem pois as obras são dramáticas demais e isso as torna um tanto massante :( o único livro que li e realmente gostei foi a ultima musica esse virou meu queridinho ♥

    Beijos
    www.leitorunicornio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tamara!
    Ainda não cheguei a ler nada de Sparks, eu sou bem chata com romances e os dele sempre me pareceram clichês demais, por isso ainda sou relutante em pegar pra ler. Juro que tentarei passar por cima desse preconceito literário que tenho. Mas, independente disso, gostei de conhecer um pouco mais do autor e algumas de suas obras. Também gosto quando o autor escreve sobre os lugares onde vive/viveu (Stephen King, meu amorzinho, faz isso também). Ficou uma excelente divulgação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Sou fã do Tio Nicholas. Acho suas histórias encantadoras e inspiradoras.
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros que você citou. O meu preferido é Diário de uma paixão. Me desidrato lendo. rs
    Adorei o post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do Sparks. Quando pego um romance, prefiro os que são mais pé no chão e o estilo dele parece açucarado demais para o meu gosto. Mas ficou uma bela postagem. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi Tamara, sou fã do Sparks e seus livros sempre me emocionam, ou em sua maior parte pelo menos. ão sei me minha lista seria esta, até porque não li ainda Dois a Dois e Resgate, mas diário de uma Paixão não ficaria de fora, isso eu garanto.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Eu gosto de N. Sparks e de tanto ler fiquei um pouco cansanda dele e ainda não li nenhum que vc citou, mas deve ser ótimo ele sabe cativar os leitores e também sabe fazê los chora kkkkk

    ResponderExcluir
  13. Olá! Não li nenhum dos que mencionou, mas já li tantos outros. Tenho uma grande relação de amor e ódio com o ator hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Tamara, tudo bem?
    Não fazia ideia que já tinha onze filmes baseados nos livros dele. O meu primeiro contato com Sparks foi através do filme 'Um amor para recordar' que por sinal é um dos meus favoritos até hoje. Porém, preciso confessar que já faz um tempo que não leio alguma obra dele, apesar de gostar não sou uma leitora voraz de Nicholas Sparks, porém tenho vontade de retomar as leituras e ter todos na minha estante. Realmente as descrições dos lugares feitas por ele são sensacionais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Meu favorito não está na lista! Diário de uma paixão! Apesar de amar muito mais o filme do que o livro (o que é bem raro), eu amei saber desse O Resgate! Acho que vou ler quando tiver a oportunidade!

    ResponderExcluir
  16. Pois é... Nicholas Sparks definitivamente não faz meu estilo. Li um livro dele e não gostei. Mas acho legal que ele tenha tantos fãs.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee!
    O Sparks é muito amor mesmo, eu já li muito e tenho quase todos os livros dele, exceto essas novas edições que quero muito, mas que estou muito quebrada para adquirir. Como assim o titio Nick tem cinco filhos? Gente, essa informação eu desconhecia. Certa vez eu li uma reportagem em que ele dizia que aprendeu os valores de vida com a avó dele, então assim como ele os viva no seu dia a dia ele os levava para suas histórias, não abordando dessa forma temas polêmicos ou negativos a familia, mesmo que estejam na moda, achei bem bonitinho e me fez admirá-lo ainda mais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu post, ainda mais nessa semana do dia dos namorados!
    Antigamente eu lia MUITO os livros do Sparks, mas aí fui cansado dos livros dele, pra falar a verdade, e faz tempo que não leio nenhum dele. Da sua lista eu apenas li Um porto seguro, mas até que tenho curiosidade de ler Dois a dois, mas não pretendo colocar na wishlist, lerei apenas se tiver a oportunidade, por exemplo se alguém me emprestar.
    Mas seu post ficou ótimo! Traga mais assim <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Minha prima tem todos os livros do Nicholas Sparks. Eu gosto muito das obras dele, principalmente A Última Música. Nesses citados no post eu gostei muito de O Resgate. Acho muito fofo Denise e seu filhinho Kyle. Não li todos os livros mas pretendo ler, ele passa um realismo forte, cheio de sentimentos em suas obras e aborda temas bastante relevantes que a sociedade tenta encobrir.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li nada do Nicolas Sparks? Já assisti alguns filmes adaptados de livros dele e gostei de quase todos, mas ainda não senti muita curiosidade de ler.
    De qualquer forma, achei legal você falar um pouco sobre a vida do autor, porque confesso que não sabia nada sobre ele.
    Dos livros que você citou, eu não conhecia a maioria, mas gostei da sinopse de "Dois a Dois". Quem sabe não começo a conhecer a obra do autor por esse livro né?
    Ótimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca li nada de Nickolas Sparks e que também não sinto assim uma grande curiosidade... Mas desejo experimenta um dia! :)

    Ainda bem que falaste sobre ele e trouxeste ainda alguns exemplos... Enfim, dos que mostraste, gostei mais de O Casamento ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  22. Sobre o Sparks, aprendi a gostar da Carolina do Norte só por causa de suas referências e amo sua a proximidade com os personagens nas narrativas. Dos livros que você destacou ainda não li o primeiro é o último lançamento. Mas pretendo ler em breve. Na minha lista entraria "Um amor para recordar", "A última música" e "O melhor de mim".
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bom?

    Confesso que nunca li nada do autor mesmo tendo dois livros dele, espero ler em breve, já vi muita gente falando bem e parece que eu vou gostar muito dos livros dele.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Já tentei gostar de Nicholas Sparks, mas não consigo. Li alguns livros dele, mas não curti. Não consegui digerir as histórias. No caso dele, prefiro os filmes do que os livros. Mas ele merece o sucesso que tem!

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  25. Oi.
    Taí um autor que faz maior sucesso, mas não faz a minha cabeça. Já tentei vários livros e só 2 escaparam, e depois de perceber a repetição da fórmula desisti completamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Eu amo Nicholas Sparks e tenho todos os livros dele, com exceção do ultimo lançado no Brasil, porque estou achando muito caro. Mas suas histórias sempre me envolvem e fazem sentir e chorar.
    Adorei o post.
    Bewijos

    ResponderExcluir
  27. O autor é praticamente uma unanimidade, mas eu não gosto das histórias dele. Para mim é tudo a mesma fórmula! Rss
    O único livro dele que li e curti foi Uma Longa Jornada, mais nenhum outro. E agora não lerei mais nenhum, desisti de tentar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Oi, Tamara!
    Já li alguns livros do autor, confesso que tenho uma relação de amor e ódio com ele, há alguns livros que adoro e outros que detesto. O que mais me incomoda nos livros do Sparks é a mania de tragedia em suas histórias, realmente evito a maioria de seus livros porque ele abusa dessa fórmula, mesmo assim há livros lindos dele, como Um Porto Seguro, Uma Longa Jornada e Um Homem de Sorte que são alguns dos meus preferidos.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  29. Olá !!!

    Eu adoro os filmes dele (ainda não assisti todos), mas nunca li os livros acredita? Tenho um real receio de não gostar por ser MUITO água com açúcar, da para ver isso pelos filmes, mas na tela a coisa flui melhor as vezes e é por esse único motivo que eu ainda não li nada do autor. Pretendo ler algo dele mais para frente, mas por agora vou ficando só com os filmes.

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi Tamara, tudo bem?

    Eu não duvido que o autor seja tudo isso que falastes em sua postagem, porém eu não consegui me dar bem com seu estilo de escrita e não consigo ler mais nada dele, pelo menos até agora. Só que em contra partida, sou louca pelos filmes que são lançados em base de seus livros e gosto de todos... ainda não teve um que eu tenha falado internamente, não curti. Eu sei que podem ser diferentes do contexto do livro, mas de qualquer forma eu gosto muito. Só li um livro dele e tentei ler outros dois, mas a química não rolou. Xero!

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Nada como um mês de junho com o MESTRE do romance, não é mesmo? Legal sua biografia do autor, eu não conhecia nada. Eu li poucos livros do Nicholas, nenhum deles está na sua lista, haha. Já vi alguns filmes, claro, a gente não consegue fugir destes. Adorei suas dicas, vou colocar na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  32. Eu li muitos livros do autor, muitos mesmo, mas não funcionam comigo, já as adaptações, curto bastante. Choro horrores. Dos livros que você selecionou, só não li O casamento.

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem? Olha já tive MUITAS indicações para ler o tio Nick, mas confesso que até hoje só li um, O Guardião, e não curti muito. Acho que antes dessa nova era, tinha muitos livros em que ele matava as pessoas e isso meio que espalhou para os leitores haha Eu não curto isso, e desde então tenho relutância em lê-lo. Hoje em sei, que muitos dos seus atuais tem pegadas diferentes e adorei você montar seu top 5 trazendo diferentes vertentes. Quem sabe um dia?!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Olaaa
    Ja li obras dele e confesso que curti sim, não é minha primeira escolha mas gostei bastante, eu não sabia dessa obra "o casamento" e a capa é linda, adorei, vou buscar para ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Olá!! Comecei a ler pelos livros dele.
    Mas desde 2012 nunca mais li nada dele. Diríamos assim ''que não vejo mais tanta graça nos livros dele'' e acho que é sempre o mesmo do mesmo.
    Mas com certeza recomendaria pra quem está começando a ler agora. Ou indicaria alguns livros bons pra quem gostaria de conhecer algumas obras o autor.

    ResponderExcluir
  36. Olá!

    Então, minha relação com o sr. Sparks é muito complicada. Eu nunca li de fato nenhum livro dele, mas já assisti todos os filmes que são adaptação de suas tramas e, tirando Um Porto Seguro, eu morro de raiva de todos os finais. Só por isso nunca li nenhum livro dele. Um pouco idiota, eu sei! Mas acabei criando um bloqueio para com o autor. Eu até tenho curiosidade com alguns livros, mas ela não é maior do que minha raivinha. Espero superar isso um dia e conseguir ler algo dele.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  37. Olá,

    Como eu amo o Tio Nick! Não tenho palavras para descrever o que sinto ao ler os livros desse autor por mais que eu tente. Sou apaixonada por sua escrita, por suas histórias, por seus personagens e pelo modo como ele constrói a história. Dos livros citados, os únicos que eu ainda não li foram dois a dois e três semanas com o meu irmão, mas eles já estão incluso na minha enorme wishlist.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. O primeiro contato que tive com ele foi com Amor para recordar. Depois li Diário de uma paixão. Mas parei por ai. As coisas começaram a ficar repetitivas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  39. É inacreditável, mas ainda não li nenhum dos livros do autor, embora tenha vários em minha lista (e já acrescentei mais alguns lendo o seu post) e muita vontade de lê-los. Já assisti a quase todos os filmes baseados em suas obras, e em todos eles me emocionei até as lágrimas. Adorei o seu post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  40. Olá, sou meio suspeito a falar deste autor, afinal sou um fã incondicional dele desde que li Um Amor para Recordar. A emoção que ele passa a cada casa nova história, a cada personagem que ele apresenta é algo mágico e encantador. Parabéns pela semana especial.

    ResponderExcluir
  41. Oi.

    Ainda não li todos os livros do autor, na verdade, antes eu não gostava muito dos livros dele, não por serem ruins, mas porque eu sofria lendo. Mas deixei esse preconceito de lado e passei a ler mais do autor. Ainda tem muitos livros dele quer quero ler, estou comprando e lendo aos poucos.

    ResponderExcluir
  42. Olá Tamara...
    Menina eu sou completamente apaixonada por esse autor e o meu sonho é sem duvidas um dia conhecê-lo.

    Acredita que das suas indicações, eu li apenas O Casamento e o Um porto seguro? Preciso urgente dos livros mais recentes dele.

    Você já leu O Guardião? É um dos melhores livros dele na minha opinião, super recomendo.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  43. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não me apeguei muito a escrita desse autor, não sou muito fã de romances, mas fico tão feliz em saber que uma grande quantidade gosta dele! Apesar disso acho as capas dos livros dele bem bonitas, é muito boa esta postagem para quem adora ele, então vou indicar para alguns dos meus amigos, tá bom? Acredita que nem os filmes eu assisti? HAUAHAUHAUAHUA

    Beijos!

    ResponderExcluir
  44. Oi Tamara, su alinda, tudo bem?
    Adorei esse especial que fez na semana mais romãntica do ano. Engraçado, eu já vi todos os filmes baseados em suas obras, mas até hoje nunca li nenhum livro. Mas já está na minha fila de leituras Dois a Dois, irei começar com ele.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir