19 junho 2017

[Resenha] Sob a luz dos seus olhos - Por Chris Melo



Título: Sob a luz dos seus olhos
Autor (a): Chris Melo
Páginas: 320
Editora: Rocco
Skoob || Encontre

Sinopse: Considerada a “Nicholas Sparks de saia” pelos fãs, por suas histórias românticas voltadas especialmente para o público jovem adulto, a paulista Chris Melo estreia na Rocco, pelo selo Fábrica231, com Sob a luz dos seus olhos. A trama conta a história de Elisa, que embarca para a Inglaterra decidida a começar sua vida adulta, levando na bagagem seus planos e sonhos para o futuro; e Paul, um artista tentando se encontrar e que vive intensamente cada momento. O que poderia ser apenas um encontro casual entre dois jovens tentando achar o seu lugar no mundo se transforma, pelas mãos de Chris Melo, numa profunda jornada de autoconhecimento, superação, perdão e recomeços protagonizada por duas pessoas comuns que experimentam o poder extraordinário do amor. Um presente para quem já é e para quem vai se tornar fã de Chris Melo.

Elisa sempre viveu com os pais, e dessa forma foi protegida até sua vida adulta. Após se formar na faculdade ela anseia por liberdade, e assim que viu a oportunidade de fazer um intercâmbio de trabalho em Londres, agarrou com todas as forças. No início sua família reluta mas aceitam por ser bom para sua carreira, e também por saberem que ela viveria com uma host family indicada pelo seu futuro trabalho. Com o sentimento de libertação, Elisa vai decidida à terra da rainha viver uma nova jornada. Ela só não contava ficar completamente apaixonada por um inglês.

"Quando contei a eles sobre o programa de intercâmbio e que moraria em Londres por um ano, eles ficaram aflitos. É compreensível. Foi necessário amadurecer a ideia, e por fim acabaram aceitando, concluíram que seria um passo importante para minha carreira e para minha vida."
Capítulo 02

Assim que chega na Inglaterra ela decide visitar uma cidadezinha, York, antes de chegar à Londres, e, cansada da viagem e querendo se distrair, vai a um Pub sozinha. Lá, encontra um jovem encantador que não consegue tirar os olhos dela. Meio apreensiva e sentindo-se totalmente atraída por ele, Elisa faz o que qualquer garota faria. Foge. Mas no meio da sua fuga ela acaba por perder suas chaves e o misterioso rapaz vai atrás para entregá-la. Após esse encontro os dois parecem se encontrar em todos os lugares, até mesmo nos sonhos de Elisa, porém eles nem ao menos falaram seus nomes ficando somente na fantasia.

"Os cenários sempre mudam: um casarão antigo, um parque, o rio Ouse, São Paulo. Mas os personagens são sempre os mesmos: eu e ele. Sempre em situações íntimas, felizes e amigáveis, como se nos conhecêssemos desde sempre. Mas o fato é que eu nem sei quem ele é. Não sei sequer seu nome. Eu o vi duas vezes e de relance. [...]"
Capítulo 02

Elisa vai rumo a Londres e começa de fato seu intercâmbio. A família que lhe acolhe é extremamente prestativa e encantadora fazendo-a se sentir em casa em pouquíssimos dias. Seus dias se tornam em trabalho e conhecer a cidade "turistando" todos os cantos. Apôs alguns meses de estadia com a família, Elisa finalmente conhece todos os membros que faltavam, os filhos do casal. E qual foi sua surpresa em constatar que um deles é o rapaz misterioso?

"– Será que existe no mundo alguém mais atrapalhada que você? – debocha.[...]
– O que você está fazendo aqui?
– Eu moro aqui, ou pelo menos é este o endereço que costumo colocar na minha correspondência.[...]
– Acredita em coincidência? – diz em tom de mistério.
– Não – respondo impulsiva.
– Nem eu – afirma convicto."
Capítuo 03

Paul é um jovem que vive sua vida sem amarras aproveitando sempre suas turnês com seu grupo de teatro. Assim que conhece Elisa percebe que ela é diferente, mas morar com ela acaba por se tornar difícil pois sente uma enorme atração. A princípio eles tentam ser amigos, mas logo evolui para uma relação forte. Paul que nunca se apegou a nada, agora teme o dia em que ela possa voltar ao Brasil. Os dias dos dois são preenchidos com muito amor e ternura, e quando menos percebem estão completamente apaixonados.

"A pequena Lisa alegre que um dia eu fui agora está trancada em uma caixa com todas as outras lembranças, e, por mais que eu a ame, não há mais espaço para ela na minha vida."
Capítulo 01

Paul é um excelente ator, e após uma apresentação do grupo de teatro em Londres ele recebe o convite de estrelar um filme solo tendo que viajar por alguns meses. Elisa o apoia incondicionalmente se sentindo feliz pelo sonho de Paul estar se realizando. Mas algo inesperado acontece e ela é obrigada a voltar ao Brasil. O conto de fadas chega ao fim deixando marcas nos dois, porém inesquecíveis. Anos mais tarde Elisa está em casa quando recebe um email de Paul querendo encontrá-la. Todos os sentimentos que há muito tinha trancafiado agora resolvem voltar. O que fazer? Elisa é outra pessoa agora, uma sombra do que fora no passado. Mas talvez ambos ainda possam ter o esperado final feliz.






Sempre ouvi muitos elogios sobre os livros da Chris Melo, antes de ler Sob a luz dos seus olhos, li somente O bom do amor. Toda a sutileza e carisma que vi no livro, pude constatar ser uma marca da autora. Sob a luz dos seus olhos é um livro singelo e muito apaixonante. Me peguei em vários momentos tentando me colocar no lugar dos personagens, mas falhei miseravelmente pois a estória foi feita exclusivamente para ser vivida por Elisa e Paul, e afirmo que viveram intensamente.


Elisa é uma personagem que passa por duas fases em sua vida que são um divisor de personalidade. Primeiro vemos uma garota radiante e cheia de vida que quer aproveitar cada momento intensamente. Ela ama, ri, sonha e se entrega com toda sua alma. É muito difícil não gostar da personagem e toda sua aura vibrante. Em segundo ela passa por uma fase sombria e tranca tudo dentro de si, porém sua essência é a mesma. Meio apagada e sem vibrações, mas a mesma. Não posso dizer o que acontece com ela, mas Chris Melo merece a fama que tem de ser a "Nicholas Sparks" de saia.

Já Paul é uma constante. Do jeito que ele se apresenta à nós no começo da estória ele permanece. Quando digo isso, é de uma forma boa pois na segunda fase da Elisa, ela precisa justamente de todo amor e dedicação que ele tem a oferecer. O livro é basicamente isso, as passagens da vida dos dois e todo o sentimento e reciprocidade que recebem um do outro. O casal é daquele tipo que nos faz invejar a vida que tem. Não pelo luxo e glamour, mas sim pela coragem que tem de serem completos juntos. É até difícil falar sobre a relação, eles chegam a ser algo quase inatingível. Se formos colocar na nossa realidade é um caso de um em mil, e talvez seja esse o maior ponto negativo da estória.


Os dois vivem um verdadeiro conto de fadas que poderia ser um filme da Disney, e grande parte do que vivem em nada se assemelha a vida real. Também acontecem tantas coisas com eles que fiquei meio chocada, mas que me levaram a torcer ainda mais pelo final feliz deles. Creio que foi justamente isso que a autora quis despertar ao leitor, mas é difícil terminar a leitura e pensar "Hum, um dia viveria esse amor". Terminei a leitura pensando que presenciei algo único e extremamente raro.


Os personagens secundários da estória são muito bem construídos, porém pouco explorados. O foco é única e exclusivamente o romance de Elisa e Paul. Os familiares deles aparecem, mas só nos momentos que o enredo pedia, e, logo sumiam novamente. Assim como também os amigos que poderiam ter um papel mais importante na vida deles. Adoraria ter um livro só sobre o irmão do Paul e saber como ele encontrou o amor nos braços de uma personagem que aparece bem no finalzinho do livro.

O enredo da estória é algo crescente. Acompanhamos as fases ao longo da vida do casal. A única coisa que me fez tirar uma estrelinha foi o fato de achar que algumas coisas foram corridas. Anos se passam em duas linhas, enquanto dias levam páginas e páginas. A escrita da Chris Melo é viciante e muito gostosa de ler, é daquelas que você lê cem páginas sem nem perceber. Algumas partes chegam a ser poéticas e lindas com reflexões profundas. Sério, marquei tantos quotes que meu livro ficou todo coloridinho de marcadores ♥.


A parte física do livro dispensa elogios. A Rocco fez um trabalho extremamente caprichado e belíssimo. A capa trás toda a alegria da personagem e ainda nos remete ao frio de Londres. Internamente o exemplar vêm com folhas amareladas e ásperas. A fonte utilizada está num tamanho perfeito deixando a leitura ligeira e fácil. Todo começo de capítulo temos o nome de uma música que serve de trilha sonora para aquele capítulo em específico, o mais legal é que são músicas conhecidas, e mesmo senão ouvirmos naquele momento ela logo vem a mente.


Enfim, Sob a luz dos seus olhos foi um livro que me surpreendeu. É lindo, apaixonante e trás um sentimento maravilhoso ao decorrer da leitura. Adorei a estória e já desejo poder conferir outros livros que a autora publicou. Recomendo esse livro para todos que amem um livro de romance arrebatador e bem amorzinho em todos os sentidos.





11 comentários:

  1. Ola
    Também já ouvi vários elogios a respeito do livro e claro, sobre a autora. Não tenho dúvidas de que esta deve ser uma história apaixonante. Sou fascinada por esse gênero, então é claro que a premissa me intriga muito. Sua resenha me deixou ainda mais motivada e curiosa a respeito do desenvolvimento. As fotos estão lindas, como sempre ♥
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    esse livro é muito bem falado, já tem um tempinho que leio sobre ele, até já adicionei a minha lista de desejos, mas nunca procure lê-lo porque não estou no clima desse tipo de leituras, dei um tempo até nos livros do Nick que amo tanto porque estava um pouquinho saturada, mas assim que essa maré der uma aliviada prometo dar uma chance a obra e a autora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sempre vejo a capa deste livro por aí e nunca me interessei muito, mas os seus elogios para com o livro e saber que a autora mantem a mesma qualidade sensível em suas obras, me deixaram bem curiosa!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi. :)
    Esse livro me marcou muito, é o tipo de estória que te encanta do começo a fim e te deixa com ressaca literária por semanas. Esse foi o meu caso rs.
    Tenho a primeira edição, que foi feita pela Editora Underword (que nem existe mais), e é um dos meus queridinhos da estante de lidos.
    Adorei sua resenha e essa nova capa ficou ainda mais linda. Sou muito fã da Chris, tive o prazer de conhece-la pessoalmente numa Bienal que teve aqui em Fortaleza e ela é um amor de pessoa, simpática e gentil.
    Parabéns pela resenha flor.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?

    Tenho o e-book desse livro que achei de graça na Amazon mas ainda não tive oportunidade de ler. Pela premissa o livro me lembrou um pouco Ana e o Beijo Frances, um livro que gostei bastante. Bom saber que a escrita da autora é viciante, acho que vou gostar bastante desse livro, assim como você gostou.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa obra, nem a autora, mas me interessei. Não costumo ler obras desse tipo, com uma pegada mais romântica, porém ainda assim essa me despertou curiosidade. Achei a capa e contracapa belas.Vou anotar o nome aqui dela, ler enredos que inspiram , que parece que é o caso desse, às vezes faz bem. Bexitus!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Sou doida para fazer a leitura, pois minhas amigas que leram falaram que é um livro bem Amorzinho. A premissa desse livro me agrada mesmo sendo um pouco clichê. Fiquei feliz em saber que de um todo a obra te agradou, isso me deixou mais instigada ainda para fazer a leitura da obra.A capa é linda. Creio que é muito fácil se envolver pelos personagens pelo que você falou deles. Espero em breve poder fazer a leitura. Amei a resenha e as fotos estão lindas ❤

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Sempre ouço falarem muito bem desse livro e dessa autora mas nunca tinha me interessado a ponto de saber do que se tratava,mas em saber que parte da estória se passa em Londres,é óbvio que tenho que ler..amooo esse lugar. E só em ler a resenha consegui ter uma simpatia por dois personagens,o que é bem raro de acontecer.
    Dica super anotada!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/06/resenha-obsidiana-saga-lux-1-jlynn.html#comment-form

    ResponderExcluir
  9. OOi!
    Morro de vontade de ler algo da autora. Amo as premissas de seus livros e a cada elogio me animo mais ainda.
    Esse parece ser uma que ira me agradar e muito. Tem "cara" de que é uma história mesmo apaixonante. E como romance é meu gênero preferido, claro que minhas expectativas são altas. Espero lê-lo em breve. :)

    ResponderExcluir
  10. Oii Stéfani, tudo bem? Sua resenha está perfeita! Eu sempre leio inúmeros elogios a escrita dessa autora e seus romances emocionantes, e agora minha vontade de ler suas obras cresceu ainda mais! Sob a Luz dos Seus Olhos já está nos desejados <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Adorei sua resenha!
    Sempre fiquei muito curiosa com esse livro, principalmente em saber que a história é toda emotiva e amorzinho.
    Gostei muito do fato dela ir morar com uma família em um país diferente, imagino que essa parte da leitura deve ser muito interessante

    ResponderExcluir