08 junho 2017

[Resenha] A história da mitologia para quem tem pressa - Por Mark Daniels



Título: A história da mitologia pra quem tem pressa
[Do olho de Hórus ao Minotauro em apenas 200 páginas!]
Autor (a): Mark Daniels
Páginas: 200
Editora: Valentina
Skoob || Encontre

Sinopse: Profundamente pesquisado, conciso e didático, A HISTÓRIA DA MITOLOGIA PARA QUEM TEM PRESSA é uma jornada iluminadora pelo mundo fascinante da mitologia. De vastas civilizações a sociedades locais no mundo inteiro, todas criaram um rico catálogo dedivindades, heróis, monstros e mitos. Essas personagens e estruturas contam a história de nossas origens, triunfos e desastres, agindo como ferramentas criativas para comunicar as lições de vida mais importantes. A escala e a dramaticidade desses relatos épicos, aos quais não faltam elencos de criaturas fantásticas e grandes famílias separadas pelo amor e a guerra, dão de dez em qualquer novela moderna. Nesta introdução magistral à mitologia, Mark Daniels explora as antigas histórias dos aborígenes australianos, sumérios, egípcios, chineses, índios norte-americanos, maias, incas, astecas, gregos, romanos e nórdicos, entre outros. Desemaranhando a complexa teia de deuses e deusas, divindades menores e monstros, Daniels revela as criaturas e as narrativas do passado que tanta influência exerceram sobre as culturas do presente. Descubra por que Odin, o Pai dos Deuses na mitologia nórdica, estava tão interessado em perder o olho, a importância do mito de Osíris no Antigo Egito, mitos gregos, astecas, chineses, nórdicos, egípcios, romanos, e muito mais. Tudo que você precisa saber sobre mitologia, explicado e introduzido de forma clara, resumida e ilustrada. 


Olá pessoas. Hoje vim falar de um livro bem curtinho que tem o objetivo de traçar, em linhas gerais, de forma sucinta e objetiva, a história da mitologia. Não é um livro aprofundado, mas fala sobre a mitologia de várias culturas de forma clara e em linguagem de fácil acesso.

"De vastas civilizações a sociedades locais no mundo inteiro, todas criaram um rico catálogo de divindades, monstros e mitos que narram a história de nossas origens, triunfos e desastres, agindo como ferramentas criativas para comunicar as mais importantes lições de vida."

Cada capítulo fala da mitologia de uma cultura ou região. Sendo que os capítulos são divididos da seguinte forma: Mitologia: 1. Australiana e Maori; 2. Sumérica; 3. Egípcia; 4. Chinesa; 5. Indígena; 6. Sul-Americana e Centro-Americana; 7. Grega; 8. Romana; e 9. Nórdica.

"Vibramos com o sendo de unidade e coesão social que experimentamos com a cerimônia comunitária, o coro unido em oração ou o canto unificador em um estágio de futebol – e os mitos nos dão razão para criar esses rituais compartilhados."

Sendo que capa capítulo é iniciado com uma introdução breve da formação e da cultura da região que será tratada, e depois começa a tratar dos mitos em si, narrando os mitos e esclarecendo alguns pontos quando necessário.

"A História da Mitologia para Quem Tem Pressa investiga uma grandiosa, rica e deslumbrante coleção de narrativas criadas para ajudar a explicar o mundo, organizando, de maneira vagamente cronológica, algumas das histórias mais famosas e intrigantes por trás das maiores civilizações do planeta."





Comprei esse livro há alguns meses quando o vi disponível através da revista Avon. Li em uma sentada e depois já pedi os outros dois livros (História do Mundo para quem tem pressa e História do Brasil para quem tem pressa). Honestamente, eu não pretendia resenhar esse livro, mas depois pensei: "Vai que alguém tem os mesmos interesses que eu".


Bom, esse livro despertou meu interesse porque amo e ainda pretendo cursar História e porque amo livros que são baseados em mitologias e achei interessante ter uma base, mesmo que sucinta, antes de começar a lê-los. Obviamente, esse livro não apresenta cada mitologia de cada região e cultura de forma aprofundada, mas é excelente para contextualizar o leitor que vai ler um livro que apresenta referências mitológicas.


Como comprei através da revista Avon, o livro é em edição econômica, por isso a capa não é em alto revelo, e não possui orelhas, e, o miolo foi impresso em folhas brancas, o que pode incomodar alguns leitores. No entanto, fiquei surpresa com o tamanho da fonte e dos espaçamentos, que normalmente são minúsculos quando se trata de edições econômicas, mas nesse livro têm tamanho excelente, facilitando a leitura.

"Ao longo de toda existência humana, refletimos sobre as questões fundamentais da vida, da morte, da natureza, e de nossos relacionamentos. Surpreendentemente, em todo globo terrestre e durante um espaço de tempo extremamente longo, nossas respostas para essas indagações têm sido idênticas: a criação de mitos."

Outra coisa que gostei muito nessa edição é a quantidade de mapas, ilustrações e fotos que possui, o que contribui muito para o entendimento da obra. A linguagem é simples e de fácil entendimento e não encontrei erros de revisão durante a leitura.


Acho que é a resenha mais curta que já escrevi, mas é porque o livro não apresenta um enredo nem personagens. Indico a obra para quem gosta de História e para leitores de livros que trazem referências mitológicas e desejam estar contextualizados antes de iniciar a leitura. Espero que tenham gostado da dica. Até a próxima.

11 comentários:

  1. Ola
    Eu amo mitologia, então é claro que fico curiosa quanto a este desenvolvimento, e acho melhor que seja uma leitura rápida, acho que a interação é bem maior. Ilustrações, mapas e afins são muito bem vindos nesse estilo né?! Gosto muito desse tipo de história sim, e adorei a sua indicação!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?

    Não sou de ler coisas de mitologia, confesso mas até que fiquei bem curiosa por esse livro, gostei bastante das ilustrações do livro, assim deixa esse tipo de livro com aspecto mais leve né? Gostei da sua indicação.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  3. Oi Barbara,
    eu preciso admitir que apesar do meu fascínio pelos seres mitológicos, não tenho paciência de ler a respeito, serio mesmo, eu já tentei e não fluiu de jeito nenhum. Por outro lado, apesar de não me interessar de fato por esse livro, acredito que pode ser uma boa pedida, já que a leitura é rápida e ele parece atender exatamente o que eu preciso sobre o assunto. Dica anotada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Barbara,
    Conheço o livro e me pergunto por que nunca solicitei a editora. kkkk
    Gosto muito de história e acho que essa forma sucinta e rápida proposta pelo livro é muito bom para relembrar o que já sabemos e descobrir também coisas nova.
    Por incrível que pareça achei que o livro se atinha a o que já sabemos e é exaustivamente ensinado na escola, mas traz coisas de cultura que não faço ideia como a Australiana, Maori e Sumérica.
    Agora quer ler MUITO.

    Bj,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  5. Já folheei esse livro, acho livros assim super-válidos. Reconheço o valor deles como forma introdutória para algo, nesse caso mitologias. Entretanto, não gosto de livros assim. Acredito que quem tem pressa não tem tempo para aprender História, sei lá desculpe se pareceu preconceituoso, mas é que por eu ser graduada em Letras tudo o que me remeta à pressa me enerva. Dá a sensação de que coisas muito importantes se perdem pelo caminho. Mas, como forma introdutória acho mega válido esse tipo de livro, como forma de despertar o interesse nas pessoas. Bexitus e desculpe meu sincericídio!

    ResponderExcluir
  6. Oi Barbara! Tudo bem? Gostei muito da resenha e saber mais a respeito desse livro! Eu tenho muita curiosidade sobre mitologia também e fiquei bem empolgada para realizar essa leitura também :) Dica anotadíssima!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Barbara...
    Nossa não conhecia esse livro e acredito que ele pode ser interessante para aquelas pessoas que não tem a minima noção sobre a mitologia, ou seja, alguém como eu hahaha
    Não sou muito de edições economicas por causa da edição tbm, mas esse me pareceu diferente, apesar das paginas brancas.

    Parabéns pela resenha e fale um pouco sobre os demais tbm! :D

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Oi, Barbara! Eu não conhecia o livro, mas não sou muito de livros sobre mitologia. Eu possuo A História do Mundo Para Quem Tem Pressa e estou muito curiosa para lê-lo. No momento, passarei a dica, mas vou pesquisar mais pra ver se me interesso. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!
    Que livro interessante, sério. Tenho muita vontade de conhecer, nem que seja um pouco sobre as mitologias existentes. Adorei conhecer essa edição, sério. Vou procurar para comprar com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Tudo bem
    Tenho muita vontade de conhecer um pouco sobre mitologia tenho vários livros em casa e sempre que sobra um tempo eu do um lida em alguma parte.
    Então este livro em deixou louca para ler assim que possível irei fazer a leitura .

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Achei o tema do livro MUITO interessante. A minha curiosidade sobre algumas mitologias como nórdica, grega e egípcia simplesmente não tem fim. São temas que eu amo. Diferente de você eu não sou uma fã de história, eu acho que não, é confuso. Nas aulas de história eu sempre falava pro meu professor o quanto eu não gostava da matéria, mas se botar um filme para mim relacionado a guerras ou mitologia, eu sou uma telespectadora fanática. É uma controvérsia louca. Adorei saber que o livro possui mapas e tudo mais, dá um up na leitura ♥ Adorei a sua resenha!
    Um beijo

    ResponderExcluir