02 fevereiro 2017

[Claquete] Série: Desventuras em série - 1º Temporada


Sinopse: Baseada na coleção campeã de vendas do escritor Lemony Snicket (também conhecido como Daniel Handler), “Desventuras em Série” conta a trágica história dos irmãos Baudelaire – Violet, Klaus e Sunny – órfãos sob a guarda do terrível Conde Olaf, que fará de tudo para colocar as mãos na herança das crianças. Os irmãos precisam constantemente despistar Olaf, frustrar seus planos malignos e investigar a misteriosa morte de seus pais.

Título: Desventuras em série
Lançamento: 13 de janeiro 2017
Temporadas: 01
Duração: 50min
Gênero: Aventura, Drama, Fantasia
Exibição: Netflix

Violet, Klaus e Sunny são os órfãos Baudelaires. Seus pais morreram no trágico e inexplicável incêndio de suas casa. Agora, sem ter onde morar e com quem ficar, as crianças são mandadas para seu novo tutor, Conde Olaf, um ator fracassado que tem um único objetivo, por as mãos na herança das crianças. E para alcançar seus objetivos, Conde Olaf fará de tudo, até mesmo eliminar aqueles que entram em seu caminho.

"Violet, Laus e Sunny eram crianças inteligentes. Quase tudo na vida deles era puro... infortúnio, tormento e desespero."

Os órfãos Baudelaires precisam constantemente despistar e fugir das artimanhas do Conde, e ao mesmo tempo tentam entender o que de fato aconteceu com seus pais e quem são as pessoas da misteriosa organização que parece estar em todos os lugares. Narrado pelo próprio Lemony Snicket, a estória começa com um "Mal começo".


Tive meu primeiro contato com Desventuras em série aos 10 anos com o filme. Ele facilmente se tornou meu favorito no qual assisti diversas vezes. Quando anunciaram que a Netflix ia fazer uma série fiquei muito empolgada foi finalmente eu poderia saber o que aconteceria com os irmão Baudelaires. Vocês devem se perguntar, "Mas Stéfani, era só ler os livro". Eu sei gente, o caso é que já tentei ler outros livros do autor e a forma como ele conduz a narrativa dos livros não flui de jeito nenhum pra mim. Meu medo era tentar ler e estragar totalmente a impressão que adquiri na infância, então sempre fiquei com aquilo que o filme proporcionou.


Mas ai veio a série e finalmente poderia saber o que aconteceu a eles. Certo?... Errado. A série trás basicamente a mesma coisa do filme, só os últimos dois capítulos são um acréscimo daquilo que já conhecemos, o que pra mim acabou por ser bem cansativo. Eu gostei sim, mas não houve a sensação de novidade e por várias vezes ela acabou sendo bem chatinha e infantilizada.


Comecemos pelos personagens. Ao decorrer da estória os irmão são jogados para várias pessoas, várias mesmo, e com isso conhecemos cada um deles, mas uma verdade universal prevalece sobre TODOS. São adultos "idiotas"! Chega a ser bizarro que eles não percebessem os cifardes ridículos que o Olaf usava para chegar perto das crianças, e quando digo ridículo é no total sentido da palavra, vou explicar melhor. Sabem no Castelo Rá-Tim-Bum quando o Dr. Abobrinha ia ao castelo com aqueles disfarces que dava na cara que era ele, então, é exatamente assim, só que muito pior, porque Olaf não engana crianças mas sim adultos.


Como eu disse, eu já sabia o que encontrar no enredo, mas imaginava que essa temporada traria mais novidades do que dois episódios, é natural visto que é uma série e vão ser desenvolvidos nas próximas temporadas, mas mesmo assim, é difícil conter a sensação de decepção de certa forma. Outra coisa que não me agradou foi o uso de um narrador. Já me falaram que isso predomina no livro também, mas acabou por ser desnecessário na maior parte das vezes em que ele aparecia, principalmente porque ele acabava de narrar e os próprios personagens repetiam tudo o que ele falou, então ao meu ver não teve muito sentido.


Como pontos positivos vou destacar a qualidade do trabalho empregado. A fotografia é muito bonita, clara em momentos alegres e escuro em momentos de aflição ou tristeza. A trilha sonora também foi muito bem utilizada. Outra coisa que gostei foram dos cenários, eles não são reais, e creio que essa era exatamente a intensão dos produtores, ao vê-los nos dá a sensação de ser algo de outro mundo, isolando completamente a estória de algo que posso ser considerada realidade. Já o mesmo não pode ser dito dos efeitos especiais usados na bebê Sunny. Toda vez que ela fazia algo era nítido que foi usado computação gráfica chegando a ser escrachado.


A atuação das crianças ficou sensacional, eles tem entrosamento e ficam muito bem juntos. Conde Olaf é sem dúvida o personagem mais odioso, mas também com o decorrer da estória acabamos por gostar dele e ansiamos em saber seus próximos passos. Dessa vez ele não vem sozinho como no filme, mas sim com a sua trupe que atores fracassados ajudando-o a executar seus péssimos planos.


Mas a grande questão, vale a pena assistir? Bom, além da produção de qualidade, o enredo não trás nada de novo e pode até ser cansativo e repetitivo, mas vale sim, principalmente porque temos a certeza que os próximos episódios serão totalmente exclusivos. Mas já alerto, não vão com muita cede, principalmente aqueles que tem uma impressão fixa vindo do filme, nesse quesito pode decepcionar.



23 comentários:

  1. Oi, Stéfani. É uma pena que não tenha gostado da série tanto assim. Eu amei! Vejamos, os pontos negativos que você citou não me incomodaram de nenhuma forma até porque todos os episódios seguiram fielmente os livros, e isso me agradou bastante. Amei o humor negro e as falas irônicas dos personagens, é bem engraçado e um pouco estranho. Espero que a próxima temporada seja lançada logo.
    Beijo! Leitora Encantada
    Promoção 4 anos de blog Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu já acompanhei alguns capítulos, mas ainda espero finalizar. Assim como quero ler a série e ter todos os livros na minha coleção. sou apaixonada pelo filme e tenho grandes expectativas quanto ao enredo da netflix.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu adorei a série, apesar de não ter lido os livros, me disseram que é idêntica! Adorei o fato do narrador aparecer e quebrar a quarta parede, falar diretamente com o telespectador. Também adorei as crianças, e Neil Patrick Harris é meu amorzinho desde How I met your mother ♥ E o fato da mãe ser a Cobie Smulders, par dele em HIMYM, me deixou mais louca ainda. Hahaha

    Realmente, os efeitos da Sunny são muito amadores, porém acho que faz parte da intenção deles, mesmo. Os cenários são ótimos e a história tem muuuito a oferecer ainda ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, Stéfani!
    Dos livros, li apenas o primeiro. Assisti até metade do episódio 2 da série. Quero poder ler os livros primeiro. Até onde assisti, confesso que achei um pouco esquisito, acho que fui com o olhar do filme, o alerta que você deu para não fazer veio tarde. rsrs... Em alguns momentos existe um silêncio que não ficou legal, principalmente quando o narrador entra e sai o tempo todo. :/
    Bom, espero poder apreciar a série como ela é. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada nessa série, apaixonada pelo filme, por tudo dessa história <3 Eu amei a série, achei bem fiel e divertida! Adoro as partes sem sentidos e irônicas <3

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?
    Eu ainda não assisti a série e nem li os livros, mas sou apaixonada pelo filme, espero gostar mais da série que você e entendo essa parte negativa de esperar algo e não acontecer, mas tomara que ela me surpreenda de alguma forma!
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Gente, chocada. Até agora só tinha visto elogios à série, uma pena você ter achado certas coisas bobas, por assim dizer. Pelo que você disse, acho que eu também me incomodaria viu? A fotografia realmente é ótima, mas pelo visto não compensa :/



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro Jantar Secreto, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Eu não conhecia a serie, já ouvi falar da coleção de livros mas não dela... nem do filme que te fez entrar no mundo...

    Que pena que faltaram algumas coisas na serie e maior ainda que não consigas ler do autor por causa da condução da narrativa! :(

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, flor. Diferente de você, ainda não assisti ao filme. Como também não li os livros, acho que esse seriado será bastante interessante para mim. Tudo será novidade (rs). Penso que devo assisti-lo pela qualidade do enredo que você apresentou e pelo fato de a interpretação dos atores ser tão boa. :) Obrigada pela dica. Confesso, no entanto, que fiquei um pouco decepcionada por saber que não traz outras novidades (exceto nos dois último episódios) além do filme.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Stefani, como você, conheci o filme antes dos livros, mas logo em 2005, eu fui atras e li todos de uma vez. Apesar de adorar a histórias e acha-las muito originais, ainda não me empolguei me ver serie, mas sei que verei, só não estou tão ansiosa quanto a maioria dos fãs dos livros e do filme de 2004.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. O tamanho dessa série em livros me desanimou um pouquinho, pensei em começar a ver a série na netflix mas o filme não tinha me agradado tanto, tem um ar meio... Assustador. Porem, não posso discordar, a fotografia é incrível.

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu ainda não li os livros (algo que quero fazer) e nem vi o filme. Não tenho Netflix, então provavelmente não verei a série. É uma pena que ela não tenha sido totalmente satisfatória para você, talvez por o filme tê-la marcado tanto, mas torço para que as próximas temporadas lhe agradem mais, pois a histórias dos três irmãos órfãos é bem interessante.

    ResponderExcluir

  13. Olá!
    Estou tendo contato com a história em si pela primeira vez através da série, e até agora estou gostando muito; não sei se minhas perspectivas vão mudar após ler os livros, mas a atuação das crianças e a fotografia estão de tirar o folêgo, espero conseguir acompanhar as próximas temporadas.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!!
    Ainda não li nenhum dos livros e nem vi a serie ainda,queria começar a ler os livros (pelo menos o primeiro) pra começar a assistir e dar minha opinião,vi somente o filme e até que gostei!!
    Tenho que concordar com vc que a parte fonográfica tá perfeitaa,mesmo sem ter visto a serie ainda também acho desnecessário narrador o tempo td,no inicio vá lá né da pra aguentar =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/02/resenha-e-viveram-felizes-para-sempre.html

    ResponderExcluir
  15. Oie
    poxa, que pena que não é algo inovador. Eu não tenho vontade de ver apesar de ter o Neil e amo o Neil, mas pretendo pelo menos ver o filme para conhecer mais ou menos a história que o pessoal ta adorando

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiee, tudo bom? Gostei muito do seu post. O filme Desventuras em Série é um dos meus favoritos da vida também e fiquei bem receosa em começar a série. Assisti o primeiro ep e não achei grande coisa, mas quero continuar e espero não me decepcionar muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!!

    Terminei a série faz umas dias semanas e adorei. Não posso comparar com os livros já não os li. Mas pretendo ler todos este ano. Adorei as interpretações dos atores, principalmente das crianças, ficaram incríveis. Estou bem ansiosa pela segunda temporada, se fosse por mim, sairia esse ano ainda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Terminei a série hoje depois de quase um mês porque eu não criei um ritmo nela. Assisti por causa do Neil mesmo, gosto muito dele. E concordo contigo, foi meio arrastado. Na parte daquela tia louca deles eu quase morri de tédio haha. A fotografia realmente é incrível e a atuação dos meninos e do neil é ótima. Só os efeitos gráficos da sunny que me deixavam agoniada. Parecia a renesmee de crepúsculo.
    Www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Concordo e discordo de sua opnião da serie, primeiramente eu prefiro mil vezes a sério do que o filme, eu gosto de coisas com detalhes e no filme parece ser tudo contado muito rapido e já na série não.
    a parte dos disfarces e ninguém perceber realmente me irritou muito, algumas vezes me dava vontade de desistir ou pular partes dos episodios por causa daqeles adultos idiotas, principalmente Mr.Poe

    ResponderExcluir
  20. Oi, Stéfani

    Eu não li os livros e nem tenho interesse porque não sou o público-alvo. Mas eu recebi o box e meu sobrinho está lendo, e ele viu o filme e a série e amou a série. Falou que é muito melhor que o filme. Essa sua review é a primeira com mais ressalvas que eu leio, as outras foram só elogios. Espero que a próxima temporada te agrade mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Já assisti a temporada toda e só posso dizer que: quero mais!

    Ao contrário de você acho a escrita de Lemony Snicket muito interessante, adoro sua narrativa! E, apesar de a série e o filme serem parecidos, achei que muita coisa foi feita diferente, o que me trouxe bastante emoção enquanto a assistia! Gostei mais de Neil Patrick Harris como o conde, do que o Jim Carrey, mas acho que aí vai de gosto mesmo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    De Desventuras em série eu só assisti ao filme e pelo que pude entender a série não nos traz grandes novidades do que já conhecemos através dessa adaptação.
    Quero muito ler os livros para então me aventurar na série que tem sido amplamente comentada nos blogs que costumo visitar.
    Adorei saber um pouco mais através de suas impressões.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu gostei muito da fotografia e da trilha sonora. Em partes a atuação do Neil se destaca, mas a série é muito maçante e cansativa e, bem, poderia ter sido melhor. Espero que a próxima temporada seja melhor.

    ResponderExcluir