12 janeiro 2017

[Resenha] Desperte a Diva que existe em você - Por Eduardo Camargo e Felipe Oliveira



Título: Desperte a diva que existe em você
Autor (a): Eduardo Camargo e Felipe Oliveira
Páginas: 336
Editora: Rocco
Skoob || Encontre

Sinopse: Com mais de dois milhões de seguidores somente no Facebook – além de blog, página no Twitter e no Instagram e canal no Youtube – a página Diva Depressão leva a ironia e o tom debochado que renderam alguns dos memes mais compartilhados da web brasileira para o papel. No novo livro da dupla responsável pelo fenômeno da web, a diversão já começa no prefácio: os leitores são convidados a descobrir sua identidade Diva, usando uma tabela baseada na data de nascimento, e a se transformar, por exemplo, em Baronesa Narcisa Montilla Campari. Depois de assumir uma persona mais glamourosa, é hora do autoconhecimento, com uma sequência de testes que avaliam personalidade, grau de chatice e nível de estresse, entre outros tópicos. Além de um passatempo divertido, o livro ajuda qualquer um a despertar sua diva interior, ou, pelo menos, a dar boas gargalhadas.

Diva Depressão começou como uma página humorística no Facebook, criadora de alguns dos memes, aquelas imagens com frases curtas  marcantes, mais compartilhados da internet. Depois, criou um canal no Youtube, fazendo vídeos repletos de um humor louco, escrachado e satírico que renderam tantos seguidores quanto no Face, onde tem pelo menos 2.364.600 até o momento, com tendência a aumentar.

"Dizem que dentro de uma mulher existe várias outras mulheres e eu concordo com isso, acho que no meu estomago, por exemplo, deve ter umas três mulheres, porque, olha, a fome só não é maior que vontade de ficar trilhardária (rica já sou). [...]"

Como toda a boa Diva, essa odeia todo mundo sem preconceito, mas mesmo assim está sempre tentando melhorar a vida de todo mundo, nem que seja só pelas risadas. Ou simplesmente debochar da sua cara como a boa maligna que ela se mostra. E nesse livro encontramos desde um nome mais "adequado" a condição de "diva" até testes dos mais variados sobre nós mesmos, quem somos na fila do pão, amor, sexo, redes sociais, figurinos, amizades verdadeiras e falsas, se um dia ficaremos ricos e do que somos capazes para isso e todas aquelas perguntas que a gente se faz pelo menos uma vez a cada trinta dias.
Olho no lance e vem conferir as impressões dessa dama teimosa...





Sabe aquele livro que já começa te fazendo dar as maiores risadas possíveis em um período demasiado curto de tempo? Bem, queridinhos leitores do Rillismo, apresento-lhes o novo livro do Diva Depressão, Desperte a Diva que existe em você, dono do subtítulo mais hilário de todas as eras.
E como todo o bom livro focado na mais pura e simples comédia, ainda que com muito escracho, aquele quase nível Dercy Gonçalves, coisa da qual muita gente pode não gostar, não é para ser levado a sério. É aquele livro que se lê em poucas horas, de preferência, mesmo que mentalmente, fazendo todos os testes e se perguntando se é mesmo possível existir pessoas como aquelas que a "Diva Mor Narradora" descreve, na vida real. Porque o escracho é tanto que dá dor no estômago de tanto de rir, mas alguns dos comentários são tão equivalentes a realidade que eu me questionei de fato. Fiz isso porque sou dessas com certeza.


Nesse livro fala-se de amor, amizade, desde falsianes até se a mãe é uma amiga, redes sociais, desde o quanto você usa até como você o faz, relações familiares, trabalho, vocação, sexo, de tudo mesmo. Até se você é de Humanas ou Exatas. (Sou de Humanas assumida e formada.) Ou até quem você foi em vida passada. Sério, os dois espremeram a laranja disso até restar o bagaço. Ou nem ele. E saiu um suco impecavelmente gostoso. Do qual eu quero mais uns copos. Com gotinhas de chocolate e creme francês, sim? Porque toda a Diva que se preze só bebe bons drinks. (E disseram que eu tava na pior.)


O que eu destaco nesse caso é todos os desdobramentos possíveis e imagináveis que os autores do livro, os designers Eduardo Camargo e Felipe Oliveira, põem nos assuntos. Incluindo aqueles que basicamente a gente nunca lembra exceto quando alguém nos diz. Ou a gente tem aquele insight que mais parece coisa de filme. Eu inclusa total nisso porque é do meu feitio ignorar algumas dessas extensões, especialmente porque não me encaixo em várias. - risos - Sim, gente, sou dessas meio estranhas mesmo. E nadinha envergonhada disso porque essa é a peculiaridade dessa dama teimosa que se dedica MUITO a escrever coisas de qualidade para vocês. E quem disse que não posso ser Diva desse modo?


Mantendo a essência Diva do livro, eles começam fazendo a dona (ou dono) do livro encontrar seu "nome de diva". O meu ficou Dona Soraya Pascolato. Chique, né nom? 😱
Seguindo a leitura, a gente entende o porquê de tanto sucesso do Diva Depressão. Comentários engraçados, desdobramentos que deixam a gente com aquele carão de "Meu Deus, fala sério", resultados muito nada a ver, mas que podem ser a definição de outras pessoas. E por aí a gente vai descobrindo a maravilha que é saber, ainda que não muito acurado - risos -, sobre quem somos e o que podemos fazer para melhorar a nossa imagem e despertar a Diva que dentro de nós dorme. Acho que já despertei a minha, ainda que meio "diferentona", e você?


Se quer isso, corre para a internet ou a livraria mais próxima, adquira o livro e descubra se o seu caso tem solução. Ou simplesmente se acabe rindo igual a mim.




22 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. É um título que já esta na minha lista de desejados, porque só leio bons comentários e a edição deve estar maravilhosa demais, assim como na sua resenha, que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama. Acho que irei adorar, deve ser bem divertido!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir

  2. Uau!
    Muito bom quando uma leitura nos encanta e muitas vezes temos dificuldades em colocar em palavras pra que todo mundo sinta aquilo que sentimos ao lê-la.
    Adorei sua resenha e aguçou muito minha curiosidade para conhecer a obra e mais sobre o autor que até então não conhecia.
    Obrigada pela dica!
    Beijos!

    https://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu seguia a página no Facebook bem tempos atrás, mas acabei enjoando e achei que sentiria o mesmo com o livro, mas acho que eu estava enganada. Fiquei curiosa para ler o livro, acho que ando precisando de algo leve e divertido.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Renata, eu adorei! Não conhecia o livro, mas já pelo título fiquei curiosíssima, e lendo sua resenha fiquei empolgadíssima para fazer a leitura. Tenho certeza que, assim como você, também vou me divertir horrores quando ler. Dica muito mais que anotada!

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  5. Olá
    hoje mesmo estava vendo um vídeo de uma booktuber falando desse livro, ele realmente parece ser muuuuuito bom. A capa já me atrai, pois ficou muito bem trabalhada, eu sou a louca das capas. Fiquei com mais vontade ainda de ter o livro em minhas mão depois da sua resenha, ele parece ser bem divertido. Preciso desse livro, parabéns pela resenha adooorei já quero saber meu nome de Diva.

    ResponderExcluir
  6. Gente que amorzinho, eu não sabia que tinha livro deles, sou apaixonada pela página desde que me conheço por gente e claro não vou poder deixar esse livro de fora da minha lista. Imagina meu nome de diva. kkk
    Menina tua resenha deixou aquela curiosidade e eu sou suspeita pra falar, mas certeza que faria todos os testes e choraria de rir de tudo que eles colocaram ali, afinal se a página já é diva e foda, imagina esse livro.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  7. Gente, que livro perfeito! Antes mesmo de abrir a resenha eu estava lá na página da Rocco e vi algumas imagens divulgando esse livro. Lá mesmo eu já dei algumas risadas, então imagine minha vontade de ler a obra, hih. Adoro esses livros que têm testes e com certeza faria todos. Fiquei mega curiosa para saber qual seria meu nome de diva. Vou tentar adquirir a obra em breve, porque adorei sua resenha. As fotos me deixaram ainda mais empolgada. ♥

    Beijos,
    Fernanda Goulart
    Psiu, vem ler! | @psiuvemler

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem? Teve uma época que eu acompanhei essa página no Face, mas hoje em dia não acompanho mais e mesmo depois de ler a sua resenha não consegui ficar interessada pela proposta do livro, não é infelizmente um gênero que me chame a atenção!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas achei a premissa bem engraçado e deixou-me com alguma curiosidade ca dentro!! ahah :)

    Essa apresentação dos autores esta original e acho ótimo que tenha muitas "abordagens" do tema com esses desdobramentos todos!! ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Ranata,
    Adoro livros que me fazem rir. Desconhecia a existência desse livro, mas ele parece ser bem interessante, divertido e irreverente e, claro, fiquei mega curiosa para ler.
    Acho que meu caso não tem solução, mas posso rir como você.
    Eu sou #TeamExatas e vivo por ela ♥
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi Re, tudo bem?

    Que bom que deu muitas risadas com o livro, não conhecia, mas acredito que vou continuar sem conhecer. Não sou do tipo que lê coisas assim.
    Mas adorei sua resenha.

    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  12. Oi Renata, tudo bem?
    Esse não é o tipo de leitura que costumo fazer, mas como eu conheço a página Diva Depressão, não tinha como eu evitar a minha curiosidade. Adoro livros bem humorados e tenho a sensação de que esse livro irá me divertir e provocar várias risadas, assim como fez com você. Dica anotada!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oie amore,
    Nossa que tudooooo esse livro, a capa já dica por si só, com sua resenha então, fiquei ainda mais curiosa.
    Já anotei a dica por aqui. A Rocco sempre arrasando né!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Esta leitura não me chama muito a atenção. Mas não posso deixar de ressaltar a diagramação, que particularmente, achei incrível!!

    Muito legal saber que o livro carrega um humor, o que pode ser usado como aqueles livros "cura ressaca" rsrsrs

    Mesmo não sendo meu estilo literário, vou anotar a dica! Quem sabe não consigo me amarrar na leitura e ela consiga me arrancar ótimas risadas (:

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Renata! Tudo bom?
    Eu juro que não sabia que essa obra era da página do Facebook, se eu soubesse teria solicitado, mas passei os olhos pela capa e nem me interessei em ler a sinopse, hahaha. Eu acho muito divertido tudo o que eles postam, fiquei animada para conferir essa obra, adorei saber do nível Dercy Gonçalves! hahaha Deve ser uma leitura incrível e engraçada. Quero descobrir meu nome diva!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? Conhecia a página, mas não fazia a menor ideia que havia um livro! Sério! Fiquei muito curiosa a respeito dele, pois no momento que me encontro acho que um livro assim, que me arrance risadas, seria uma ótima ideia. Ótima dica, beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oie
    mas gente, eu ainda não conhecia esse livro hahaha simplesmente adorei, muito legal a ideia e o conteudo, com certeza vou querer passar numa livraria para olhar e folhear melhor, ótima resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tenho que falar que nunca fui fã desse tipo de página e como você mesma disse acho que me encaixo no estilo de pessoas que não gostam desse tipo de humor. No entanto, dá para ver que tem um grande trabalho de edição e que pode ser algo até construtivo apesar de todo o humor envolvido. Fiquei em dúvida se eu iria querer ler ou não, mas já é bem mais do que eu achava no início onde já tinha riscado da lista. Seu nome de Diva ficou bem chique mesmo e eu também sou Humanas assumidíssima! Gostei de poder conhecer um pouco mais sobre, quem sabe mais para frente eu não dou uma chance, certo?
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, não sabia nem que tinha um canal Diva Depressão... Isso é porque eu visito o YouTube tipo uma vez por ano estourando... Rs... Não sou chegada em vídeos. Já conhecia a página do Facebook pelo menos, e apesar de ter me divertido com algumas coisas que vi serem compartilhadas, não fiquei com vontade de ler o livro. O que achei mais legal foi a parte de testes, mas não curto muito essas obras de comédia tão escrachadas.

    ResponderExcluir
  20. O livro parece ser muito divertido, já partindo da sinopse!

    E só de ver a capa, como você disse, já imaginei a Saudosa Dercy Gonçalves! O livro parece ser tão divertido quanto ela, chick até o fim. Falar o que pensa sem preconceito algum.

    Me interessei bastante pelo livro, nem sabia que a página tinha lançado! Já quero!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Renata, tudo bem?

    Acompanhei por muito tempo a Diva Depressão, mas com o passar dos anos, acabei deixando de lado, igual a maioria das páginas e canais que seguia. Sei que o livro está maravilhoso, mas não tenho lá tanta curiosidade por ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Renata
    Tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas NECESSITO dele, adoro livros que são escritos com bom humor e ainda mais quase se igualando a Dercy Gonçalves, prevejo que darei altas risadas lendo esse livro.
    Vou procurar pra ontem.
    Beijos

    ResponderExcluir