17 janeiro 2017

5 motivos para se ler: Bom dia, Verônica


Sinopse: Em "Bom dia, Verônica", acompanhamos a secretária da polícia Verônica Torres, que, na mesma semana, presencia de forma chocante o suicídio de uma jovem e recebe uma ligação anônima de uma mulher desesperada clamando por sua vida. Com sua habilidade e sua determinação, ela vê a oportunidade que sempre quis para mostrar sua competência investigativa e decide mergulhar sozinha nos dois casos. No entanto, essas investigações teoricamente simples se tornam verdadeiros redemoinhos e colocam Verônica diante do lado mais sombrio do homem, em que um mundo perverso e irreal precisa ser confrontado.
Andrea Killmore compõe thrillers como os grandes mestres, e sua experiência de vida confere uma autenticidade que poucas vezes encontramos em suspenses policiais, vibrante e cruel — como a realidade.

Bom dia, Verônica se tornou uma das melhores leituras de 2016, e assim que terminei pensei que uma simples resenha não seria suficiente para atrair vocês para essa estória incrível. Então, hoje irei listar 5 motivos para vocês lerem essa estória incrível.





1- Verônica


Para começar, Verônica é a personagem mais real que já conheci na literatura. Vocês devem se perguntar por quê? Simples, Verônica comete erros e é extremamente consciente deles. Para dizer de uma forma mais objetiva, a personagem busca fazer a coisa certa mais por meios errados, como invadir uma casa para investigar um caso, ou coletar provas de uma investigação sem autorização, e assim vai. Algo que mais me chamou atenção na personagem era justamente a cede de justiça que ela apresentava. Verônica queria pegar de todo jeito os culpados, mesmo sendo por suas maneiras "tortas", o que faz dela uma anti-heroína. Mas sabe o que é mais bacana na personagem? É muito fácil se identificar justamente por ela se parecer tão semelhante a qualquer pessoa ao nosso redor.




2- Críticas a justiça brasileira


Outro ponto que achei fantástico na estória foram as críticas da justiça brasileira. Algumas de forma bem sútil com relatos da Verônica sobre seus colegas policiais, mas outras bem escrachada mostrando que a maioria das vezes se faz justiça quando já se é inevitável, ou seja, espera algo acontecer para poder fazer algo. Como no caso da Janete, só o testemunho dela contra o marido assassino não era suficiente, tinha que ter provas concretas para que eles pudessem fazer algo a respeito. Não importava se a vida da mulher estava em perigo diariamente, ou se a cada dia mais mulheres eram sequestradas e assassinada, a polícia só poderia abrir uma investigação caso pudesse ser provado. É triste pensar que isso realmente acontece, e mais triste ainda em saber que isso é pouco provável de ser mudado. 




3- Crimes bem elaborados


Tanto o caso da Janete, como o da Marta Campos, foram descritos com muita clareza e sem pontas soltas. Só por isso, os fãs de livros policias já se deliciariam, mas o que mais me chamou atenção é que nada foi poupado, tudo foi descrito com muita realidade e até mesmo a própria Verônica ficava assustada com a brutalidade, e todos esses sentimentos da personagem é passado para o leitor. Muito disso se deve a narrativa fantástica da autora, o que nos leva ao próximo ponto...




4- Narrativa e envolvimento com a estória


A escrita da Andrea Killmore é sensacional. Sabe aqueles livros que conseguem nós fazer pular na estória e se preocupar com tudo que acontece? Então, essa foi a sensação que tive ao ler. Eu desejava que Brandão fosse pego, que Verônica fosse promovida pelo seu brilhantismos nos casos, que todas as meninas desaparecidas fossem encontradas vivas, e até mesmo as pequenas coisas me deixavam sem ar e com medo pela protagonista. Só um grande autor (a) consegue passar todas essas sensações ao leitor, e aqui, Andrea Killmore fez com maestria. 




5- Final


Ahhhh o final!!!! Sinceramente, Verônica demostra muita coisa ao leitor, mas em nenhum momento fiquei preparada para o que o final iria proporcionar. Foi genial, e sabe o que mais, entendi totalmente a decisão tomada, pra ser sincera, nada do que pensei que fosse acontecer faria jus ao que de fato aconteceu. Ficou curioso né?? Mas não vou dar nenhum spoiler porque vocês precisam ler para entender o turbilhão que é Bom dia, Verônica.



Esse foi mais um 5 motivos para se ler. Espero que tenham gostado porque foi bem difícil me controlar e não falar nada que revelasse muito da estória. Espero que tenham se convencidos a ler essa estória de tirar o folego.

25 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir os motivos dados para querer ler esse livro. É um título que já esta na minha lista de desejados, desde que soube do seu lançamento, e depois porque só leio bons comentários, assim como seus comentários, que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama, que parece ser bem envolvente, heim?! Acho que irei adorar e não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos!
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Stéfani, olha eu tinha gostado na capa d livro mas até o momento não tinha me atentado para os pontos positivos da obra. Gostei muito do seu post. Ele me convenceu a ler o livro e conhecer um pouco mais da história.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Nossa, nunca li um livro policial, mas devo admitir que depois desses cinco motivos e sabendo que a edição do livro deve estar perfeita com toda certeza vou adiciona-lo na minha lista de futuras leituras. De todos os motivos citados o que mais me chamou a atenção foi o dois, porque isso é algo que sempre acontece na nossa lei, e apesar de ser algo que acredito que não vai mudar por um bom tempo, é algo que deveria ser diferente, que deveria ser trabalhado.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Stéfani!
    "Bom dia, Verônica" é um livro já estava na minha lista, então você só reforçou minha vontade. E essa edição lindona?!
    Por Verônica ser anti-heroína, ela me lembrou o Myron Bolitar. Pelo menos no livro único livro da série dele que li. Ele tenta salvar uma vida a todo custo.
    Final surpreendente?! To dentro! Já quero o livro. rsrs...
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas adorei ler o post, e as fotografias também, para alem de que acho original a organização e conceito do post!! :)

    Bem, fiquei curioso, que bom que os crimes estão assim bem elaborados e ainda que o final tenha sido de tal forma surpreendente! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem? Não lembro se foi aqui ou em outro blog que li uma resenha desse livro, e por mais bom que ele seja tenho certeza que não conseguirei ler ele, principalmente por sua trama psicológica, mas com certeza para quem gosta do gênero será uma ótima leitura!
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oiee!!
    Ameeei suas considerações sobre o livro...
    Não conhecia nem o livro nem a autora, mas já estou doida para ler!!
    Obrigada!!
    Um beijo.

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Stéfani!
    O gênero policial é meu estilo favorito de leitura, portanto sua resenha me chamou a atenção desde que compreendi que esse era o gênero do livro.
    Achei muito interessante a forma como você escreveu, dando cinco motivos para "convencer" as pessoas a lerem esse livro, principalmente a forma como você descreveu a personagem, que nos faz perceber que ela é um ser humano normal, que comete erros, e que não é perfeita, como alguns autores fazem parecer seus personagens.
    Além disso, acredito que a personagem mostra a vontade que muitas pessoas hoje em dia têm de "fazer justiça com as próprias mãos".
    Eu realmente não conhecia o livro nem a autora, e me interessei muito pela história, e já coloquei na minha lista de futuras aquisições.

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas, seus cinco motivos me deixaram louca para lê-lo. Curti muito saber que Verônica é uma das personagens mais reais que você encontrou na literatura, ainda mais por errar tentando fazer o certo e tendo consciência disso. Outro ponto que me deixou bem curiosa foi essa crítica - ainda que algumas vezes sutil - a justiça brasileira, que é bem falha, diga-se de passagem. Outro ponto que chamou a minha atenção foi a elaboração bem feita dos crimes, sem falhas. Sugestão mais que anotada! Espero poder ler esse livro em breve!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  10. Primeira vez que leio uma resenha com 5 motivos e achei sensacional!nos da outra perspectiva sobre a obra em questão.
    achei a capa do livro maravilhosa e so de saber que ele foi um dos melhores livros que vc leu em 2016 me deixou com mais vontade de ler este livro ainda!parabéns pela resenha ficou esclarecida e muito bem resolvida

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Fiquei muito intrigada a ler esse livro, já tinha lido sobre, mas nunca parei para lhe dar a devida atenção, seus argumentos com certeza me convenceram, principalmente ao mostrar que ela é uma personagem real, pessoas assim sempre são meus personagens favoritos, e agora quero muito saber mais dessa história. Dica mais de anotada.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu já quero ler esse livro, já até tenho ele na estante, mas confesso que ver seus motivos me deixa ainda mais empolgada e com certeza de que irei amar a leitura. Gostei bastante de saber sobre as críticas a nossa justiça. Vou ler esse mês ainda!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não conhecia o livro, mas realmente com 5 motivos desses fica difícil não querer ler. Acho que personagens assim, que nos fazem acreditar que são reais é a melhor forma de nos inserir dentro do enredo e viver a estória. Realmente o livro parece ter muitos fatores que contribuem para que um leitor se apaixone por ele. Ter uma crítica à justiça brasileira é um item importante na atualidade. Vou ler a resenha. Dica anotada.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas de cara fiquei curiosa, porque a capa está incrível e a sinopse muito interessante. Mas confesso que não é um gênero que costumo ler, sabe? Mas esses 5 motivos me deixaram ainda mais animada com a leitura. Adoro personagens reais a ponto de nos identificarmos com eles, também gosto de livros que trazem críticas, principalmente quando são críticas da justiça. Enfim, gostei bastante do seu post e dica de leitura, por isso vou marcar o nome do livro.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Desde que eu conheci esse livro na retrospectiva da DarkSide eu me interessei na hora. O livro tem uma proposta muito legal e parece ser do jeitinho que eu gosto. Adorei saber que ele faz críticas à justiça brasileira, que é pífia.
    Espero poder conferir esse título em breve.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, realmente o fato dela se parecer como uma pessoa normal, que comete erros e que sabe que não é o certo, mas muitas vezes necessários, me fez gostar dela por ser fácil de se identificar. Infelizmente o fato de se precisar de provas é algo necessário porque caso não seja assim, aqui no Brasil, vira bagunça. Afinal as pessoas aqui tem mania de serem corruptas nas mais diversas formas. Gostei de saber que é bem desenvolvido a história e seus fatos me levaram a ter curiosidade em ler, acho que farei isso no futuro!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  17. Postei recentemente a resenha desse livro e lá cito que achei o final muito fantasioso. Me senti assistindo dexter all over again. Mas ok. Os crimes citados são realmente fantásticos, tive problemas com a Verônica, as críticas a Justiça Brasileira são muito bem vindas.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Stéfani!
    Agora fiquei curiosa para ler esse livro! Gosto do gênero então acho que seria uma ótima leitura para mim. Seus motivos só ajudaram ficar ainda mais decidida pela leitura. Assim que der vou investir no livro.

    Beijos

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  19. Olá
    muito legal os motivos, pois parece ser uma leitura super intensa e interessante, eu adorei saber que tem criticas a justiça brasileira, muito bom o post e a dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Li algumas resenhas desse livro e nã me interessei muito, apesar de amar a Editora Darkside. A Arte grafica está perfeita!

    Não gosto muito de livros policiais, o que me é um ponto a menos de vontade de ler. Seus 5 motivos é claro, devem ser levados em conta... Mas não me empolgaram muito a ler, depois do que li em algumas resenhas. Não gosto muito do "jeitinho brasileiro" que está implicito na personagem e nos outros policiais. Sei lá, apesar da beleza do livro e das suas excelentes recomendações, não é um livro que está nas minhas prioridades.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Stefani, menina, infelizmente não li a sua resenha desse livro, mas quer saber? Vou correndo agora mesmo procurar ela.
    Cara, como pode eu não conhecer esse livro? Sou doida por esse gênero e a Darkside está de parabens, que capa linda!! Amei as fotos e os seus cinco motivos conseguiram me convencer com certeza!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Tenho visto várias resenhas bem positivas acerca da obra pelos blogs que costumo acompanhar e nelas acredito que todos os cinco itens foram de alguma forma citados.
    Adorei acompanhar tais motivos e só me deu mais vontade de ler a obra mesmo não sendo do gênero que estou habituada a ler. Quero muito saber sobre esses crimes bem elaborados e claro o desfecho!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu já estava doida para ler esse livro antes mesmo de ler seu post apresentando cinco motivos para lê-lo agora fiquei aindaais curiosa.
    Preciso comprar logo meu exemplar.
    Bj

    ResponderExcluir
  24. ESSE LIVRO PARECE SER LINDO DEMAIS! EU TO MORRENDO COM ESSA PROMOÇÃO DELE NA AMAZONNNNN! Darkside maior amor que tem umas obras maravilhosas e você com essa postagem INCRÍVEL QUE ME DEIXOU LOUCO POR ELE, SOCORRO! QUERO MUITOOOOOOOOOO! <3

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
  25. Eu preciso desse livro urgente. Primeiro: vc falou que ela é uma personagem real e de alguma forma busca ser justa em suas ações. Do mesmo modo que há criticas em relação a justiça brasileira. Eu preciso muito desse livro, mesmo porque me falaram que é um dos melhores já lançados pela Darkside.

    ResponderExcluir