23 dezembro 2016

[Fale♥] Oito livros para ler no natal




Oi, leitores!
Faltam poucos dias para o natal e as músicas, decorações, comidas e correria dessa época nos fazem entrar no clima dessa data tão especial, não é? E para aqueles que são leitores, também há os livros, que não deixam de fazer parte da nossa vida nem nessa época de fim de ano. Então, não há coisa melhor do que aliarmos a temática das nossas leituras atuais com a data que está por vir. Pensando nisso, resolvi ir em busca de alguns livros com temas natalinos, e, surpresa, encontrei vários, para todos os gostos. Certamente não conseguirei apresentar todos, mas trarei alguns, e também já separei alguns deles que pretendo encaixar nas minhas leituras nos próximos dias. Espero que gostem.



Um conto de natal - Charles Dickens

"Um Conto de Natal" do britânico Charles Dickens (1812-1870) é uma das histórias mais famosas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro... A história da redenção do velho Scrooge vêm comovendo adultos e crianças de todas as épocas.







O Natal de Poirot - Agatha Christie

Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho...








O presente do meu grande amor - vários autores

Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.








Em casa para o natal - Cally Taylor

Beth Prince sempre adorou contos de fadas e acredita que está prestes a viver um final feliz: tem o emprego dos sonhos em um charmoso cinema independente e um namorado maravilhoso chamado Aiden. Ela faz parte de um grupo privilegiado de pessoas que trabalha com o que ama, e o entusiasmo pelos filmes intensifica a busca por seu próprio “felizes para sempre”. Só há um problema: nenhum homem jamais declarou seu amor por ela. E, apesar de acreditar que Aiden é o príncipe encantado, a protagonista desconfia de que ele tem medo de dizer “eu amo você”. Desesperada para escutar essas palavras mágicas pela primeira vez, ela resolve assumir as rédeas do destino — e acaba se arrependendo.
Com Em Casa Para o Natal, Cally Taylor brinda o leitor com uma deliciosa comédia romântica que tem como pano de fundo o espetacular universo do cinema e os tempos festivos do Natal.





Dia de folga - John Boyne

Neste conto breve e melancólico, John Boyne (autor do best-seller O menino do pijama listrado) acompanha o dia de folga de um jovem soldado inglês e seus companheiros, que passam a véspera de Natal em uma das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Enquanto relembra os natais da infância e o conforto do seu lar, ele vê e ouve as bombas alemãs caindo a sua volta. Em meio a um dos piores conflitos do século XX, o jovem irá vivenciar um espírito natalino muito diferente do que estava acostumado.







Anjos a mesa - Debbie Macomber

Shirley, Goodness e Mercy sabem que o trabalho de um anjo é interminável — especialmente na véspera do Ano-novo. Ao lado de seu novo aprendiz, o anjo Will, elas se preparam para entrar em ação na festa de fim de ano da Times Square. Quando Will identifica dois solitários no meio da multidão, ele decide que a meia-noite será o momento perfeito para dar aquele empurrãozinho divino de que eles precisam para acabar com a solidão. Então, por “acidente”, Lucie Ferrara e Aren Fairchild esbarram-se no meio da alegria da festa, mas, assim como se aproximam, acabam se perdendo: um encontro marcado que não acontece os afasta pelo resto da vida. Ou será que não? Um ano depois, Lucie é a chef de um novo e aclamado restaurante, e Aren é um colunista de sucesso em um grande jornal de Nova York. Durante todo o ano que passou, os dois não se esqueceram daquela noite. Shirley, Goodness, Mercy e Will também não se esqueceram do casal... Para uni-los novamente, os anjos vão usar uma receita antiga e certeira: amor verdadeiro mais uma segunda chance (e uma boa dose de confusão), para criar um inesquecível milagre de Natal.






Travessuras no natal - Tanya Anne Crosby

Era a semana anterior ao Natal...
Sabendo que nunca poderia ser o homem que Emma Peters desejava que fosse, Lucien Morgen, o quinto duque de Willyngham, decidiu romper o noivado de longa data... só para descobrir que a inocente noiva que tinha deixado de lado por anos tinha desabrochado inesperadamente e se transformado em uma mulher irresistível e apaixonante.
Enquanto por toda a casa...
Enquanto a família conta os dias para o Natal, todos percebem que Emma e Lucien foram realmente feitos um para o outro - exceto o casal abstraído. Com a ajuda de algumas crianças travessas, Emma e Lucien estão prestes a descobrir que uma pequena travessura debaixo de um visco pode abrir seus corações para o amor.






Dom de natal - Nora Roberts (contos)

Após 10 anos longe de sua cidade, o jornalista Jason Law retorna para New Hampshire sob a égide do filho pródigo. Ele agora pensa em somente uma coisa: reencontrar Faith Kirkpatrick, seu primeiro amor, e sua primeira decepção na vida... Mas talvez ela não tenha mais tempo para Jason... A não ser que, inspirada pelo espírito natalino, crie coragem para tornar realidade seu maior desejo...
Nosso pedido de Natal Os gêmeos idênticos Zeke e Zach tinham somente um pedido para Papai Noel: uma nova mãe! Ao conhecerem a srta. Dayse, a nova professora de música, mal podiam acreditar em tamanha sorte. Por outro lado, convencer o pai deles, Mac Taylor, poderia ser muito mais difícil do que imaginavam. Será que Zeke e Zach ganhariam o presente que tanto queriam?



Bom, dentre vários que encontrei esses oito foram os que mais me chamaram atenção, e pretendo encaixar nas minhas próximas leituras dia de folga, do John Boyne, Dom de natal e Travessuras no natal. Agora só preciso de tempo para todos esses... Ah, e não posso esquecer de mencionar que já li O presente do meu grande amor, e é um livro cativante e também li nessa semana o Um conto de natal, do Charles Dickens, é um livro muito lindo, trazendo de forma intensa o puro e verdadeiro significado do natal, e agora entendo o porque de ele fazer tanto sucesso.
E vocês, já leram algum desses, algum lhes chamou atenção?

Boas leituras e feliz natal para todos.

12 comentários:

  1. Oiee
    Ooo época gostosa!! Essa última semana li alguns contos "natalinos" e realmente é uma ótima leitura. Sou doida pra ler Um conto de Natal, mas ainda não adquiri.
    O presente do meu grande amor também tá sendo bem comentado e já anotei na lista dos meus desejados.
    Adorei as dicas!!
    Feliz Natal e boas festas!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu já li O presente do meu grande amor e Dom de Natal. Ambos, com suas características específicas, me agradaram muito! Anotei as demais dicas! Obrigada! Boas leituras!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ah que post ótimo, eu quero muito ler esse da Debbi e da Nora, achei interessantes. O do Charles eu tenho, mas nunca li, na verdade nunca tirei do plástico. Uma excelente indicação para natal. Valeu!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Tamara,
    Morro de curiosidade de ler Um Conto de Natal e Anjos À Mesa.
    Já li O presente do meu grande amor e foi uma leitura legal por alguns contos, mas ruim por outros.
    Os outros livros já não chamam muito minha atenção, mas quem sabe né?
    Adorei o post e desejo um feliz natal - atrasado - e um ótimo ano novo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olé Tamara! :D
    De todos os livros citados eu tive o prazer de ler os três primeiros que são ótimos e o Presente de Meu Grande Amor é muito amooooor! *-*
    Aproveito para recomendar Um Lugar para o Amor da autora Sherryl Woods! <3 É o primeiro de uma trilogia e o primeiro livro é natalino! *-*
    Fiquei muito curiosa com Travessuras no Natal! <3

    ResponderExcluir
  6. Olá Tamara!

    O Natal é ,sem dúvidas, uma época muito linda e comovente e ler livros que se passam nessa data devem ser super legais. Confesso que não li nenhum citados na sua lista,mas eu adoro Charles Dickens, já assisti duas adaptações cinematográficas do conto citado e amei, então imagina o livro?

    Um beijão,

    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Próximo natal eu vou ler O presente do meu grande amor. Eu ia ler esse ano, mas minha listinha de leituras ficou enorme e eu não consegui encaixá-lo em lugar nenhum. Já conheço a obra e sei que irei amar. Também me interessei por Anjos à mesa (tão característico <3 ), possui capa e premissa lindas.

    ResponderExcluir
  8. OOi!
    Época maravilhosaa, né?
    Nãao li nenhum dos livros, mas já conhecia alguns. Em Casa Para o Natal e Travessuras no Natal parecem muito bons, não os conhecia. :)
    parabéns pelo post, ótimas seleção, a maioria chamou minha atenção.

    ResponderExcluir
  9. Oi Tamara, sua linda, tudo bem?
    Ah, estou smepre procurando livros com tema de Natal. Eu já vi vários filmes baseados no clássico de Charles Dickens, mas nunca li o livro. Esse ano, eu ganhei de presente, estou louca para ler. O Natal de Poirot eu já li, sou suspeita para falar, pois adoro essa autora, ela é minha diva, risos..Anjos à Mesa eu também já li e amei, adoro essa autora.Não conhecia o livro travessuras de natal, já fui logo pesquisar, mas só encontrei em e-book, uma pena, não leio digitais. Já anotei aqui as dicas dos livros Dom de Natal e Dia de folga. Gostei muito da sua lista, trouxe livros diferentes, que eu não conhecia.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! O natal é mesmo uma epoca maravilhosa! Eu sempre procuro livros com essa temática para ler nessa data. Sempre tive vontade de ler o presente do meu grande amor , porém ainda não foi possível. Anotei todas as dicas para ler em dezembro do ano que vem. Um livro que ficaria muito bem nessa lista é "Deixe a neve cair" , meu livro natalino favorito. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu confesso que ultimamente eu ando meio desanimada com o Natal, mas não deixa de ser uma festa maravilhosa para unir a família. Quanto aos livros, dessa lista, eu só conheço um e eu não tive muito interesse por ele, que é o livro "O presente do meu grande amor". Os outros eu ainda não tinha ouvido falar, mas me interessei por alguns deles, mas eu prefiro ler resenhas e ver a opinião das pessoas sobre as histórias, porque eu não gosto muito de livros que envolve datas comemorativas.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  12. Oie Tamara,
    Dois livros que pretendia lê no Natal foram o presente do meu grande amor e anjos a mesa. Só que não consegui, muitas leituras e correria no mês.
    Não conhecia a obra Travessuras no Natal, vou tentar colocar para ler esse mês.
    Ótimas dicas, beijos!

    ResponderExcluir