20 dezembro 2016

[Claquete] Filme - Fallen


Sinopse: Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder… mesmo que isso a aproxime da morte.

Título: Fallen
Lançamento: 08 de dez de 2016
Duração: 1h 32min
Direção: Scott Hicks
Gênero: Drama, Fantasia, Romance

Lucinda Price está rumo ao seu novo lar. Não que se possa chamar a escola Sword & Cross de lar, mas é ali que ela passará o resto da sua vida acadêmica, juntamente com jovens rebeldes que estão com problemas na sociedade. Luci é taxa de louca pois enxerga sombras que mais ninguém vê, e após uma noite fatídica no qual um jovem morre, Luci é mandada para o reformatório.

"Bem vinda á Academia Sword & Cross"

Tudo que ela queria era passar sem percebida, mas assim que chaga, vê o enigmático Daniel e percebe que essa será uma tarefa difícil. A atração é mútua e Luci tem certeza que já o conheceu antes, mas Daniel insiste em ficar longe, até mesmo a trata mal para afastá-la, e nessas ocasiões Cam, um jovem problemático que sempre está metido em encrencas, está por perto sedento por ter Luci em seus braços.

"Você acredita que me é familiar. Como se eu o conhecesse de algum lugar."

Mesmo relutante, Daniel não consegue disfarçar que Luci é algo a mais para si, e sem perceber, ela se enfia numa batalha sobrenatural entre anjos, e sua vida, até então pacata, pode estar por um beijo.



Demorei bastante pra decidir se falaria sobre o filme aqui no blog. Amei o livro, e apesar de não ter achada aquilo tudo que falaram, a estória me prendeu. Foi aquela confusão de marca, desmarca a data de estréia da adaptação, até que finalmente mês passado veio a noticia que o filme finalmente seria lançado. Depois de tudo, foi nos mostrado um trailer maravilhoso com tudo reunido da estória, deixando os fãs alucinados e cheio de expectativas para a real produção. Grande decepção, como em muitos casos, o trailer foi mais emocionante que o filme.


Vamos começar falando do filme em si. Ele tem 1h20min + 12min de créditos. Ai já se vê que não é uma produção de cinema pois esse tempo é de filmes para TV. Ele é extremamente corrido, tudo acontece muito rápido, as explicações são bem vagas e fora de ordem. Assisti com a minha irmã que nunca leu o livro e ela me disse que entendeu pouco, só que o "cara" era um anjo e a menina reencarnava. Também fala bem brevemente da guerra onde o Daniel tem que escolher um lado, mas tudo é bem vago. O final foi onde mais me decepcionei pois quando chegou não pude acreditar que terminava tão abruptamente, literalmente fiquei sentada esperando mais algumas cenas rolarem na tela, pois era impossível acabar tão sem sentido.


Os atores são bonitos, mas não possuem a essência que os personagens precisam. Luci tem a mesma expressão o filme todo, Cam não tem aquele ar sedutor e envolvente como no livro e Daniel conseguiu me irritar mais do que no livro. Fora que os personagens secundários aparecem raramente, e lhes foi dado tão pouco destaque que era melhor nem ter aparecido. Ariane fica quase todo o livro ao lado da Luci, e aqui, ela mal aparece.


Como se não bastasse, ainda a fotografia é extremamente escura. Tem cenas noturnas que chegam a incomodar a falta identificação das coisas, e em cenas diurnas se passa o mesmo, era como se eles tivessem colocado um filtro no filmes todo. Está certo que tem que ter esse ar de mistério e sobrenatural, mas abusaram. Algo positivo foi a trilha sonora, adorei e foram muito bem empregadas, assim como também o cenário. Conseguiram reproduzir muito bem a Sword & Cross, o cemitério, etc...


No geral o filme foi uma decepção, mas vocês devem estar pensando. "Stéfani, mas é uma adaptação, não tem que ser fiel". Sim, não tem que ser fiel mas no minimo uma pessoa que não conhece nada da estória tem que sair do cinema entendo a estória, o que não foi o caso. Mas esse é um dos casos que vocês precisam assistir para entender. Acho que pra quem está curioso e deseja assistir, é bom esperar para ver em casa e não correr o risco da decepção, principalmente se for fã.



15 comentários:

  1. Eu adorei o livro Fallen, e realmente foi uma enrolação para essa adaptação ser lançado. O trailer está bem emocionante e me empolgou, mas depois de tantos blogs com comentários negativos já me sinto decepcionada, a trama era excelente e iria emocionar muitos se fosse bem explorada e explicada adequadamente.

    ResponderExcluir
  2. Oi Stéfani
    Sabe que eu quase fui assistir a esse filme? Confesso que fiquei curiosa, mas li alguns comentários que me desanimaram bastante. Faz um bom tempo que li Fallen, e até gostei, mas sobre a adaptação não tenho expectativas não, e acho que nem pretendo ver para não me decepcionar. Acredito que numa história dessa, tudo precisa ser bem conectado para que quem não leu o livro consiga compreender e para quem leu possa ter uma boa aceitação.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Stéfani.
    Quando eu comecei a ler, queria ler o livro deste filme, mas com o passar do tempo acabei desistindo.
    Minha nossa, o trailer mais emocionante que o filme? Que decepção :(
    É uma pena que a adaptação tenha se saído tão mal, há adaptações maravilhosas e acho que é por isso que a gente se decepcionada tanto quando vê uma sem sentido.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  4. hi baby, tudo bem? que pena que você não gostou do filme, eu ainda não assisti e nem sei se vou, já estou meio saturada desses historias "crepusculescas" e ainda mais que não li o livro, sei que vou boiar bastante, mesmo que não seja uma adaptação tão fiel, como você mesma disse! acho que essa dica vou passar, mas adorei a resenha

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. oie, stef, parece que ultimamente vem acontecendo muito isso, adaptações que ficam pouco fiéis aos livros, não sei se por quererem fazer tudo muito rápido ou qual o motivo, e pena que esse aqui deixou muito a desejar. Assim como a sua já ouvi várias críticas, e como nunca li a série, não tive a menor vontade de assistir. Que bom que ao menos o cenário e trilha sonora foram positivos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou curioso para assistir esse filme, mas tenho um pé atrás da orelha, de ser clichê até demais, ou cópia de Crepúsculo. O trailer e bastante atrativo.Quem sabe eu perca o medo e assista.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ai, Stef eu sou fã da obra como um todo mas ainda n assisti por dois motivos. O primeiro é que na minha cidade eles não receberam o lançamento, pela fraca repercussão. E, a segunda, por mais que seja uma adaptação, o diretor pecou na escolha de personagens. Fui estudar algumas e fiquei desanimada. Saber que o filme de decepcionou é só mais um motivo para eu n assistir. Prefiro ficar apenas com a obra mesmo.
    Beijos,
    Amanda M.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom? Gostei do post. Que pena que a adaptação te decepcionou tanto! É péssimo quando uma obra de que gostamos é "adaptada" com tanto descaso... Eu não li o livro, nem tenho muito interesse, então provavelmente não irei assistir o filme. Pelo que li por aí, muuuita gente não gostou.
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bem por aí?

    Você acredita que eu nunca li o livro? Eu tenho muita vontade de ler a série inteira, pois vejo muitas pessoas a elogiando, mas a premissa não chama muito a minha atenção. Mas eu pretendo, algum dia, dar uma chance para ver se me surpreendo. Desde que eu vi o trailer do filme, eu imaginei que não seria uma boa adaptação, não sei o porquê, eu só pensei kkk. Pena que foi uma decepção para você, é tão ruim quando esperamos que algo seja bom e nos decepcionamos, não é?

    Beijos!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo com você quando se diz que uma adaptação tem que a pessoa que não leu o livro entender a história, sim concordo plenamente e se o filme não faz isso eu que não li o livro não quero assistir não. Pretendo ler o livro algum dia. PS: a fotografia pelo que eu vi estava escura mesmo. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Stéfani,
    Pelo que tenho visto, muitas pessoas estão extremamente decepcionadas com essa adaptação. Já li os livros, mas sabe quando você não lembra muito bem da história? É assim que me sinto sempre que vejo posts sobre esse filme/livro.
    É uma pena que a fotografia tenha sito escura e que os atores, apesar de bons, não tenham encarnado completamente nos personagens.
    Pretendo assistir para formar uma opinião, mas sei que não posso esperar muito.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oiee Stefani ^^
    Poxa, sério que estragaram a história assim? *-* eu li o livro já faz muito tempo, e lembro de ter adorado a história, mas por motivos que nem eu sei, acabei nem lendo o restante. Mas eu me lembro de ter gostado dos personagens e ficado surpresa com vários elementos da história. Ver o tempo de duração mencionado por você no começo do post já me deixou receosa, e depois disso só foi tudo ladeira abaixo...haha'
    Já sei que não vou ver esse filme tão cedo, mas espero que, caso decidam adaptar os demais livros, não pequem tanto.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  13. Oi Stéfani!
    Eu não li os livros dessa série, mas também não tenho muito interesse em ler. Não sou das maiores fãs de histórias sobre anjos.
    Não estou muito afim de assistir ao filme, mas acompanhei todo esse vai e vem em volta do longa. De ter uma data de lançamento, depois mudar e nunca saber quando vai ser lançado. Se eu fosse fã dos livros, ficaria enlouquecida, rsrsrs. Agora lendo as suas impressões, perdi o quase nada de interesse que tinha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/critica-animais-fantasticos-e-onde.html

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Muito pelo contrário do que muitos estão falando, eu amei o filme! Não conhecia o enredo ainda e entendi totalmente o que deveria!

    Confesso que no início demorei me situar, mas logo peguei o fio da meada!

    Foi um dos melhores filmes que já assisti! Deve ser pelo fato de que fui sem pretensão alguma e me surpreendi positivamente! Ja estou ansiosa para conhecer a série!

    Uma pena você não ter gostado tanto!

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir
  15. Oie!!!
    Sou fã desta série e já tinha decidido não iria aos cinemas quando vi pelo thrailer que eles estavam mudando muitas partes da estória.
    Assim como você também compreendo que um filme é uma adaptação da estória, mas quando você altera a essência do livro você está criando uma nova estória e não se baseando no livro. E da forma como você descreveu ainda foi contada de uma maneira sem lógica nenhuma! Nossa percebo que fiz bem em não ter ido mesmo! Uma pena para nós fãs que a adaptação tenha sido feita de forma tão ruim.
    Valeu pela resenha verdadeira!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir