06 dezembro 2016

5 motivos para se ler: Menina má



Hoje estamos inaugurando mais uma coluna aqui no Rillismo, e dessa vez, traremos 5 motivos para se ler. Aqui listaremos as principais razões porque determinado livro se tornou tão especial, e em cinco tópicos, convenceremos vocês a lerem o livro pra ontem.

Para começar, apresento 5 motivos para se ler: Menina Má, espero que ao final você corra e adquire o livro o mais rápido possivél.





1- Clássico

Menina má foi publicado originalmente no ano de 1954, e dois anos depois se tornou um filme que abriu portas para a interação de crianças em filmes de terror. A partir dele, vários filmes clássicos com personagens icônicos como Chucky (Brinquedo assassino),  Anabelle (franquia Invocação do Mal), Samara (O chamado), etc, se tornaram-se conhecidos.

O autor William March tem um jeito todo especial de escrever, o que por si só, tornou a leitura mais crua e viva. Ele também não usa de rodeios na estória, as coisas são reveladas em seu devido tempo, e também, quando são necessárias. Fora as pesquisas apresentadas sobre a forma de agir e pensar de um psicopata, são bem aprofundadas e dá um teor verídico para a estória, e o melhor de tudo isso, é que mesmo sendo um clássico, ele é bem atual.


2- Criticas a sociedade

Na época em que a estória se passa, as pessoas tinham muitos preconceitos, tanto com as pessoas mais humildes, como com as mulheres. O autor usou e abusou de críticas a sociedade, mostrando o quanto os homens são machistas, e até mesmo, as próprias mulheres com seus olhares superiores. O livro acabou por se tornar uma retrato claro dos anos 50.


3- Mônica

Todo esse preconceito que disse acima é combatido por meio da personagem Mônica. Ela é uma senhora feminista que mostra que as mulheres podem, e devem, fazer o mesmo que qualquer homem. Em uma das passagens, também a que mais gostei, ela vai as compra em busca de um objeto de cozinha para ser grudado na parede (não me lembro o nome), e o atendente pergunta claramente a ela, se não era melhor que um homem instalasse o pruduto em sua casa, Mônica não se intimida e coloca esse homem no seu devido lugar.

Essa personagem mostra a voz das mulheres querendo se libertar da vida onde uma mulher digna é aquela que cuida da casa e dos filhos, e não aquela que trabalha num salão de beleza para se sustentar. Foi corajoso da parte do autor explorar dessa forma o preconceito, e mesmo sendo bem sutil, tem um efeito maravilhoso.


4- Psicopatia infantil

Já com a Rhoda ele foi bem direto. Ninguém poderia desconfiar de uma menininha de vestido impecável e tranças no cabelo, quando se diz respeito a um assassinato. Rhoda mostra o quanto as pessoas são inocentes e que o perigo pode estar disfarçado, como também, que a ganancia move as pessoas a fazer o impensável. A frieza e o calculismo que ela demostra vai além de uma menina da sua idade, e tudo isso é confirmado ao decorrer da estória com as pesquisas sobre psicopatas.

Hoje não se diz que uma criança que "apresenta" tais ações é alguém psicopata, mas sim, que ela possuí um desvio de caráter visto que ainda não se formou quem ela é de verdade, mas nada disso deixa de mostrar o quão perturbador é essa realidade.



5- Edição física

Como qualquer edição da DarkSide, aqui vemos um capricho sem igual, o que já levaria a maioria dos leitores a comprarem o livro. A capa é toda emborrachada e trás uma ilustração do rosto de uma boneca com os nervos do rosto aparente. Internamente é cheio de ilustrações, mas quem olha, e não sabe nada da estória, poderia pensar que se trata de um livro infantil, e essa é a essência da estória, uma garota angelical por fora e terrível por dentro.

Não vou ficar me atendo a contar mais sobre a estória pois já disse tudo, e mais um pouco na resenha, mas algo que gostaria de dizer é que esse livro é sensacional e entrou para minhas melhores leituras de 2016. Ele trás um plot twist tão bom, mas ao mesmo tempo tão sutil, que só notei quando foi jogado na minha cara. Só posso dizer que você realmente deveria lê-lo.

18 comentários:

  1. Olá
    Que post maravilhoso! Você com certeza não precisaria me dar mais motivos para querer ler Menina má, porque ele já está praticamente no topo da minha lista de desejados. Seus motivos só me deixaram com mais expectativas e com certeza pretendo ler o mais breve possível!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Estou bem curiosa para conhecer essa história, mas o ponto principal que me faz ter esse olhar é a psicopatia de Rhoda, fico curiosa para saber como o seu personagem foi desenvolvido.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Da pra acreditar que ainda não li nada da editora? poise, mas de qualquer modo, estou vários livros deles na lista de compra e esse com certeza já esta. Adorei o post, achei a ideia bem legal do quadro, e adorei conhecer mais sobre esse livro que parece ser ótimo haha

    ResponderExcluir
  4. Muita gente já falou deste livro e o indicou em muitas resenhas, mas ninguém conseguiu de fato, fazer com que eu me interessasse e só agora, ao ler estes motivos, me sinto com vontade de ler. Acho que a abordagem do feminismo por uma personagem secundária, deve ser bem instigante e quero saber como isso funcionou na narrativa.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá. Eu amei sua coluna nova porque eu amo essas coisas de listinhas, fica bem gostoso de ler, bem prático e fluido.

    Eu fazia um pré julgamento da menina ma, mas eu venho querendo ler cada vez mais. 3 dos motivos está contido em sua lista: 1) edição física (a Darkside arrasando); 2) psicopatia infantil e 3) ser um clássico.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Por mim, só essa edição maravilhosa já é motivo mais do que suficiente para comprar! A DarkSide sempre arrasa neles e eu amo mesmo conferir o trabalho, no entanto, eu não tinha interesse em ler a obra até o seu post que me fez ver alguns outros pontos bastante interessante da obra, o que está me fazendo repensar e até desejar compra-lo... Então agora eu fiquei em dúvida e gostei bastante do tipo do post e de como você o apresentou, se eu decidir ler com toda a certeza será pelo que vi aqui!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Stef,
    Já li esse livro e concordo com todos os motivos que você apresentou, mas acho que o maior é a psicologia infantil, pois é muuito bem trabalhada nessa obra, uma vez que a Rhoda não é o tipo de personagem mimada que espera gerar uma criança como ela.
    Ler sua postagem deu aquela vontade louca de reler a obra e ver quais seriam minhas novas impressões.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Coluna bem legal essa, adoro saber um pouco mais das curiosidades sobre cada livro (embora eu não tenha a paciência para pesquisar). De qualquer maneira, nunca li esse no caso, mas todos os motivos que você citou são bastante válidos e eu consideraria mais o psicopatia infantil e a edição física, colocaria bem nos primeiros motivos hahaha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Sempre achei esse livro lindo, mas nunca me interessei em ao menos ler a sinopse ahaha
    Com seus 5 motivos claramente despertou meu interesse além da capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    A cada postagem sobre o livro, fico mais encantada para compra-lo, adoro tudo e qualquer coisa que envolva psicopatia, e só desse livro abordar o lado psicopatas nas crianças, já me encanta. Além de ter personagens revolucionários que quebram padrões (preciso muito conhecer a Mônica), sem contar essa edição que estou babando desde o início das vendas, sem dúvidas está na hora de adquirir; adorei todos os pontos que você ressaltou deixando a curiosidade a mil.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei desta sua nova coluna, e começou bem, escolhendo Menina Má. São 5 bons motivos para se ler. Só para constar acho que você desenvolveu bem, não só citando os motivos, como também explicando cada um deles.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Stéfani!
    Eu ainda não pude ler esse livro, mas estou bem ansiosa por ela. Gosto bastante de histórias sobre psicopatia e infantil é mais interessante ainda.
    Adorei a coluna - achei bem interessante. Agora fiquei com mais vontade ainda, principalmente porque não sabia dessa crítica que o autor fez à sociedade.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/desafio-literario-2017.html

    ResponderExcluir
  13. Oi, Stéfani

    Eu ainda não li o livro, ele estava barato na black friday, mas acabei não comprando. Que legal que o livro tem uma personagem feminista, não sabia disso. E essa edição da DarkSide está a coisa mais linda mesmo.
    E vou te contar que crianças capirotas rendem as melhores histórias! hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu já queria muito adquirir meu exemplar físico e fazer a leitura da obra pelos fatos citados acima e também por ver muitas resenhas positivas acerca da obra.
    Sua postagem só fez confirmar ainda mais meu anseio por ter essa obra na minha estante!
    Ela trata de um tema que acho pesado e quero saber como isso é feito.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie!!
    Meu Deus que post mais lindo!!!
    Amei a forma na qual listou os motivos e as fotos, é claro.
    Quanto a comprar o livro ao terminar de ler o post, bem, isso eu vou ficar devendo pq eu sou uma receosa de carteirinha e esse livro, apesar das coisas que listou, sem a menor dúvida não é meu tipo não :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Uau, que post sensacional. Eu já vi esse livro diversas vezes nos sites e até mesmo nas livrarias para comprar e por mais que ele seja um clássico, eu ainda não havia despertado curiosidade o suficiente para lê-lo.
    Mas acho que agora eu ganhei outros 4 motivos que me convenceram a realizar essa leitura. Obrigada

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  17. Oi Ste
    Que obra maravilhosa né? Ainda não tive oportunidade de ler, mas esses 5 motivos aumentaram e muito a minha vontade.
    Espero conseguir ter esse livrinho em minhas mãos ainda este ano.
    Adorei o post.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  18. Oi, Stéfani!

    Eu estou louca por esse livro! Sempre vejo resenhas super positivas sobre ele e fico cada vez mais ansiosa/curiosa para iniciar a leitura. Sem contar que a Dark interessa qualquer um, haha! Gostei de saber suas impressões, parabéns!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir