29 novembro 2016

[Vem por aí] Medo de Palhaço, vários autores



Título: Medo de Palhaço
Subtítulo:  A Enciclopédia Definitiva sobre Palhaços Assustadores na Cultura Pop
Autores: Filipe Falcão, Gabriel Paixão, Marcelo Milici, Matheus Ferraz e Rodrigo Ramos
Selo: Generale
Páginas: 288
Temática(s): palhaços, cultura pop, terror
ISBN: 978-85-84610- 072-3.
Origem: Brasil
Encontre || Site
Sinopse: O terror tem muitas faces, mas talvez nenhuma seja tão assustadora quanto a da inocência de um palhaço. Não saber se o rosto por trás das camadas grossas de pancake esconde uma aberração, se antes dos trejeitos desengonçados está presente uma personalidade maliciosa ou se após o fim do espetáculo age como um serial killer, manifesta em muitos este medo incontrolável e irracional denominado coulrofobia.
Em sua primeira obra, a equipe do Boca do Inferno procura os arrepios por sob as gargalhadas ao adentrar neste aflitivo picadeiro desde os primórdios do circo, buscando explicações na história e na psicologia. Os autores instigam pesadelos em tons rubros ao contar sobre os assustadores carnavalescos Bate-bolas, o mito dos palhaços ladrões de órgãos e John Wayne Gacy, o verdadeiro palhaço assassino.
Desmembrando em pequenos pedaços cinema, televisão, literatura e quadrinhos, também abrem as cortinas para nomes famosos da ficção como Pennywise, a criação de Stephen King no livro A Coisa; todas as encarnações do Coringa, o anárquico vilão de Batman; e o favorito de todos dos anos 1980, os Palhaços Assassinos do Espaço Sideral.


Nariz vermelho, sapatos grandes, roupa folgada e cabelo colorido. Senhoras e senhores, os palhaços chegaram! Donos de sorrisos marcantes, eles conseguem facilmente provocar risos em quase todo mundo. No entanto, existe uma parte do público cujo sorriso se desfaz diante de palhaços, para dar lugar a gritos de medo. E isso não acontece apenas com crianças. Muitos adultos podem até não assumir, mas sofrem de coulrofobia, termo científico para quem tem medo de palhaço.

 
(Imagem retirado do site Boca do inferno)

Pensando nisso, o Boca do Inferno, maior portal de filmes de terror da América Latina, trouxe um compêndio com mais de 100 filmes e séries assustadoras que reúnem palhaços do cinema de terror. A lista vai desde aqueles que são os astros (ou seriam vilões?) dos filmes, como o famoso Pennywise, de It: Uma obra-prima do medo, até os coadjuvantes. Além disso, o leitor também vai percorrer caminhos tenebrosos sobre a origem do circo e dos primeiros palhaços até tentar compreender por que algumas pessoas entram em pânico diante dessas figuras aparentemente tão amistosas.

 
(Imagem retirado do site Boca do inferno)


SOBRE OS ORGANIZADORES

Filipe Falcão – Jornalista, mestre em comunicação e pesquisador de cinema de horror. Estuda remakes de horror no doutorado na UFPE. É autor do livro Fronteiras do Medo.

Gabriel Paixão – Profissional de RH pós-graduado em gestão de pessoas, atua no site Boca do Inferno desde 2006. Adora filmes trash, rock clássico e games. Morre de medo de se afogar.

Marcelo Milici – Professor, formado em letras com especialização em horror gótico, é idealizador do site Boca do Inferno e teme aquele que segura a bexiga colorida.

Matheus Ferraz – Mineiro, formado em jornalismo e mestrando em biografia pela University of Buckingham. É autor de livro independente Teorema de Mabel.

Rodrigo Ramos – Designer formado pela Unesp. Fã de filmes de horror e quadrinhos de super-heróis, sempre achou estranho aquele sorriso constante no rosto do palhaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário