23 novembro 2016

[Fale♥18] 62ª Feira do Livro de Porto Alegre



Oi, oi, oi gente lindona que acompanha o Rillismo. Hoje a Lady Trotsky veio trazer uma matéria especial sobre o maior evento literário da América Latina, a Feira do Livro de Porto Alegre, a 62ª edição que teve a duração de dezoito dias contra quinze, a duração da de 2015.

Em cujos dias em que lá estive gastei pelo menos R$ 202,00 (duzentos e dois reais) em comprinhas encantadoras que vou colocar aqui mais abaixo. Além é claro, de apreciar o muito melhor espaço que a feira, nas partes da Praça da Alfândega, Rua dos Andradas e Travessa Sepúlveda, ficou após moverem a Área Internacional para o Memorial do RS, primeira vez que tal coisa aconteceu, já que tradicionalmente ela só tinha três espaços, e a Infantil para a travessa citada, onde antes a área internacional ficava.


Simplesmente uma maravilha de espaço sobrante para conferir o que queríamos comprar e os preços das mesmas. E claro, apreciar algumas edições lindas de livros já velhos conhecidos do público, que eu tive MUITA vontade de comprar, mas óbvio, o meu orçamento bem limitado não deixou. Porque se queremos comprar tudo o que realmente queremos, vamos precisar de pelo menos uns 10.000 reais, - risos -. Isso sem contar o espaço nas estantes em casa e talvez um cômodo inteiro só pra abrigar todos os bebês.

Para quem está curioso sobre a famosa Feira do Livro de Porto Alegre, eis aqui um pouquinho da história desse grande evento da minha cidade:

A Feira do Livro de Porto Alegre teve sua primeira edição no ano de 1955, idealizada pelo jornalista Say Marques, diretor secretário do Diário de Notícias, sendo por isso uma das mais antigas do Brasil. Foi criada com o objetivo de popularizar o livro oferecendo preços atraentes, já que as livrarias eram consideradas elitistas e as publicações não eram para quaisquer bolsos. (E muita gente ainda hoje reclama que livro aqui é caro.)

Tanto era assim que o o lema dos fundadores da primeira edição foi:
"Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo."


Imagino que muitos vão perguntar o motivo da Feira ser na Praça da Alfândega. O motivo: na época da primeira edição, esse ponto da cidade, nesse ano contando com 400.000 habitantes (contra mais de um milhão atualmente), era muito movimentado (e continua sendo até hoje), razão pela qual, no ano da primeira Feira do Livro, catorze expositores, todos eles carpinteiros ligados à Livraria e Editora Globo, montaram bancas na praça intencionando fazer o povo ter acesso à leitura.

A partir da segunda edição é que as marcas registradas da Feira surgiram, com os devidos intervalos de tempo, já que a configuração atual da Feira só fixou mesmo a partir dos anos noventa:


As sessões de autógrafos, os eventos com escritores, as vendas por variados sistemas (o primeiro deles foi o crediário, sim, eu sou desse tempo apesar de ter 28 anos, e atualmente aceitam até cartões de crédito), os eventos culturais (foi nos anos setenta que o evento assumiu um cunho mais popular), as vendas de livros usados (encontra-se muitos deles nas bancas embora uma parte considerável seja de livros novos), os patronos de cada edição (o primeiro deu-se em 1965) e as incontáveis, e jamais tediosas, voltinhas pela feira.

 Agora, vamos conferir as fotos simplesmente LINDAS que tirei nos dias de passeio nesse paraíso temporário chamado Feira do Livro de Porto Alegre...

   

   

   




E óbvio, ver as compras que fiz na Feira...





Faltou pelo menos três do André Vianco, mas não achei, infelizmente. Ficaram pro Natal,-risos -. Assim como uns quantos outros. E pretendo resenhar Oscarito - o riso e o siso aqui no blog. Motivo: esse livro é puro amor.

Beijo, beijo e tchau tchau, XD.

18 comentários:

  1. Oi Renata
    Adorei poder conferir um pouco sobre a Feira e suas experiencias com ela. Já tinha ouvido falar e realmente parece ser um evento incrível. Gostaria muito de conferir, mas é uma pena que a distância não me permite. Sobre suas comprinhas, adorei os títulos e também gostaria de ter alguns desses, como de Jane Austen, Vocação para o mal e do André Vianco.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber sobre essa feira. Ainda não estive em PA, mas com certeza esse é mais um motivo para visitar. Bem informativo sua postagem, adorei conhecer a história, o porquê do local e ver as fotos. Fora qie babei nos seus livros do André Vianco, só leio sobre ele no momento. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata, sou gaúcha e Porto Alegre é um dos meus lugares favoritos da vida. Mas apesar disso, eu não sabia da feira e fiquei bem empolgada ao ler sua experiência. Também achei as fotos maravilhosas.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho que até na China tem feira de livros menos aqui kkkk simplesmente fico babando com esses espaços literários espetaculares e sinto muito por não ter aqui. Por isso Bienal que me aguarde. Estarei lá!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo feiras de livro ou bienais da vida, sempre me perco nelas. Estou louca por uma que vai ter aqui no Rio lá no Boulevard Olímpico!!! Adorei conhecer um pouco sobre a feira de Porto Alegre, adorei as fotos, parece um lugar aconchegante e com o clima que a gente gosta mesmo. Dos seus livros eu não li nenhum mas alguns deles eu tenho curiosidade, como Jane Austen e André Vianco.

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata!
    Eu AMO feiras de livro e bienal do livro!
    São oportunidades maravilhosas para acompanhar as novidades, lançamentos e logico, comprar uns livros amados e desejados.
    Não conheço esta de POA, mas as de SP eu não perco!
    Adorei suas compras e vou acompanhar suas leituras
    Ótimo post!
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Caramba! Eu achava que as maiores bienais do Brasil eram a do Rio e a de SP, mas vejo agora que essas são fichinhas perto da de POA! Fiquei impressionada com o tempo de duração: 18 dias!!!
    Gostei de saber um pouco da história. E você fez boas compras. Gastou uma grana, mas gastou bem! As fotos ficaram boas.
    Abraços.


    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Feiras de livros são minhas perdições!
    Adorei conhecer um pouco mais da Feira. Tudo parecia estar muito organizado e gostoso de se passar o dia.
    Dos livros comprados, A Guardiã da Meia-Noite é meu preferido da vida, acho que esse livro merecia muito mais reconhecimento e espero que você goste.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Oiii!
    Ai que amor essa feira, parece ser uma delicia. Adorei que ela acontece em um local aberto, exatamente como uma feira mesmo. Uma pena que aqui só tem a Bienal do Livro MG, uma vez ou outra tem algumas "feirinhas", mas é bem difícil. Parabéns pela as aquisições faça bom proveito! E realmente, se for pra gente comprar tudo que queremos, temos que levar um fortuna.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ai eu amo as feiras de livros das cidades, tô a dois anos morando em Ribeirão Preto e já perdi duas daqui (vou fazer de tudo pra não perder a próxima). Sempre que vou em algo assim, vide bienal, preciso levar alguém comigo e um orçamento limitado pra me controlar, vou te dizer, não é fácil hahahah adorei saber sobre o evento, me chama pra conhecer PA!! Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Gente muito legal essa feira viu,uma pena não ter uma assim aqui na minha cidade,só hoje já vi várias indicações de livros do André Vianco..acho que é um sinal pra ler algum livro dele ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/11/resenha-sua-espera-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Gente, eu não sabia da existência dessa feira! Já fui pra Porto Alegre muitos anos atrás e morro de vontade de voltar! Quem sabe na feira do ano que vem então? :))
    Aqui na minha cidade, as feiras do livro são mais independentes e não têm tanto público assim, infelizmente. Por isso sempre que posso viajar, tento aproveitar eventos maiores, como a bienal.
    Adorei suas compras e, pelo jeito, parece que os livros foram bem mais em conta do que em uma livraria mesmo! Espero que você goste bastante de todas as leituras :)))
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!
    Amei o post. Nossa aqui em São Paulo podia ter mais feiras, uma dessa aqui seria perfeito kkkk. Geralmente as feiras que tem onde eu moro são todas longe, por isso acabo esperando ansiosa pela Bienal. Você comprou muita coisa hein, nunca li nada do André Vianco, mas falam super bem. Espero que goste dos livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Fico com uma invejinha boa de quem tem a oportunidade de participar desses evento. Na minha cidade não tem esse tipo de evento, então eu fico só babando nas fotinhas suas.
    Obrigada por compartilhar com a gente sobre a feira.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Renata! Que legal conferir suas impressões da feira do livro de Porto Alegre! Eu tive o prazer de ir à bienal esse ano e gostei bastante, apesar do preços não estarem tão bons. Estou louca pra ler alguma obra do André Vianco, só vejo elogios! Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu não sabia sobre essa feira, mas gostei muito de saber um pouco mais sobre, porque parece ser um evento incrível mesmo. Suas fotos ficaram muito lindas, por elas deu para ver o quanto o evento tava bacana. Enfim, gostei bastante do seu post e você fez ótimas aquisições.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Ah imagino o quanto deve ser maravilhoso mesmo, o evento parece ser tão legal e o ambiente deve ser perfeito, ainda mais para uma pessoa que ama ler livros. Você gastou um dinheirão hein HEUHEUHEUHE mas eu sei como é, não tem como resistir em eventos assim.Tô querendo ler essa saga de Minecraft, se for bom me fala!

    ResponderExcluir
  18. Oi Renata, tudo bem?
    Eu moro bem pertinho de Porto Alegre, em Passo Fundo, e sempre quis visitar a feira do livro, mas nunca tive oportunidade. Fico feliz em ver que você foi e gostou, percebi que foi uma experiência ótima, e você adquiriu livros muito bons, apensar de eu não ter lido nenhum ainda. Ótimas leituras!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir