18 novembro 2016

[Claquete] Filme - Animais fantásticos e onde habitam


Sinopse: O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York levando com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde ele carrega fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-america, que teme muito mais a exposição aos trouxas do que os ingleses, Newt precisará usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo.

Título: Animais fantásticos e onde habitam
Lançamento: 17 de novembro 2016
Duração: 2h 13min
Direção: David Yates
Gênero: Fantasia, Aventura

Newt Scamander acaba de entrar nos Estados Unidos com um grande propósito, ele só não imaginava que as coisas se tornariam tão complicadas. Assim que sai do porto ele se depara com uma manifestação em frente a um banco, e percebe que seu Pelucio foi atraído pela riqueza do local saindo de sua mala. Newt vai atrás de seu animal, mas, Jacobs, um não-magi, - trouxa dos EUA - entra em seu caminho e acaba por se envolver quando o dono do banco percebe que, supostamente, estão roubando-o. Após essa confusão, Newt tenta apagar a memória de Jacobs, porém ele acaba por enganá-lo, deixando Newt desorientado enquanto Jacobs fugia.

"- Você sabe há 24 horas um bruxo não registrado soltou animais mágicos em Nova York?
- Sim, onde está esse homem?"

Quem observa tudo é Porpetina, ex-auror da MACUSA - ministério da magia dos EUA -. Ela leva Newt apreendido por violar leis seríssimas do país. Mas as coisas não saem como o esperado. O mundo bruxo está com risco de ser revelado para os não-magis pois a Nova Salem ameaça desmascara-los, e, com todos os membros da MACUSA preocupados em manter a ordem, não dão a miníma moral para o que Porpetina tem a falar sobre Newt libertando-o em seguida.

"- Então, você é o cara com a mala cheia de monstros, heim?
- As noticias voam."

O que ninguém contava era que o encontro entre o não-magi e Newt resultaria em uma catástrofe. Suas malas são trocas, e ao chegar em casa, Jacobs percebe que algo estranho está dentro da sua, e quando abre, é atacado por um Mortisco, e ao mesmo tempo, vários animais saem da mala a solta por Nova York causando caos e destruição. Agora, resta a Newt, Jacobs e Porpetina resgatarem esses animais e evitar que o mundo mágico seja revelado.


Nem tenho palavras para descrever a sensação que senti quando vi a logo da Warner aparecer na tela, mostrando que mais uma era de bruxos está começando. Como já era de se esperar, minha ansiedade era imensa, minhas expectativas estavam nas alturas, e, tinha um desejo enorme de me apaixonar por essa estória. Fico muito feliz em dizer que tudo isso foi alcançado!!! Jk, conseguiu novamente encantar e mostrar que seu criatividade não tem limites.


O filme começa no exato momento em que Newt entra nos Estados Unidos, daí pra frente o filme segue crescendo até explodir ao final. O enredo apresentado serve como uma introdução ao "novo mundo", ou melhor, a nova época, já que o filme se passa a 70 anos antes de Harry Potter. Vemos uma Nova York em desenvolvimento, com carros antigos, mulheres com o charme dos anos 20 e os homens sempre bem alinhados em seus ternos. A ambientação de época em si ficou sensacional e totalmente fiel.


Quando disse que o filme serve como algo introdutório, era no sentido de nos apresentar novos personagens, novos termos mágicos, nova sociedade, e até mesmo, um novo governo. Aqui os trouxas viraram não-magis, o Ministério da Mágia não existe e quem controla e dá ordem é a MACUSA, e também, temos vários personagens que são nos apresentados, como o próprio Newt que até então, só era o autor de um dos livros obrigatórios de Hogwarts.


Newt é um cara bem simples e apaixonado por seus animais. Ele viaja pelo mundo atrás de criaturas no qual precisam ser salvas e estudadas. Seu objetivo é unicamente fazer com que seus colegas bruxos entendam que os animais devem ser respeitados, e não exterminados assim que os encontram, por isso, ele tem vários dessas animais considerados extintos em sua mala, para serem cuidados com muito amor e carinho.


E por fala na mala, que lugar fantástico!!! Lembram da barraca dos Weasley no torneio Tribruxo? Então, a mala é cem vezes maior, com direitos á vários habitats para que cada animal de adéque corretamente, como deserto, neve, florestas, etc. Conhecemos vários animais, um mais incrível que o outro, mas todos são extraordinários e entendemos a razão dele amá-los tanto. Também a computação gráfica feita nesses animais ficou impecável. Mesmo o expectador sabendo que é criado por computador, é difícil não pensar que são reais. Fora os efeitos especiais que ficaram extraordinários, nesse ponto vemos a evolução do cinema desde Harry Potter e a pedra filosofal, para esse. É mais elaborado, e, de certa forma mais maduro, pois os personagens tem mais firmeza e segurança toda vez que fazem um feitiço.


Adorei os novos personagens apresentados como Porpetina, ex-auror e futura esposa de Newt, e sua irmã Queenie, uma bruxa extremamente linda e que possui o dom de legilimência, ou seja, ela lê mentes. Um das coisas que mais gostei foi a interação de um personagem não bruxo na estória ativamente. Jacobs se torna amigo de Newt, e, está por toda a estória. Conhecemos também outros personagens como a presidente Seraphina, ela conduz a MACUSA, e o auror  Percival, ele por sua vez demostra algumas inclinações que só entendemos quando o final do filme chega. Mas também vibrei com referência de coisas que já conhecemos, como alguns feitiços, elfos domésticos, duendes, e, até mesmo, citação ao sobrenome Lestrange. Deu aquela palpitação de reconhecimento, deixaram meio que subentendido que vamos ver Dumbledore nos próximos filmes.


Outra coisa que também ficou fantástica foi a fotografia do filme. Temos cenas limpas, com enquadramentos perfeitos, e muita clareza no que é mostrado. O 3D também foi muito bem empregado, onde vemos nuances e mais realidade nos animais. A trilha sonora foi coloca nas horas certas dando ainda mais impacto. Está perfeito em todos os sentidos.


Como fã desse universo, me senti completa quando sai da sala do cinema. Claro, estava morta de medo de não gostar, mas eu amei, e me dói o coração saber que vamos ter a continuação somente daqui a dois anos, e pior, até o último filme da franquia ser lançado, correrão dez anos. Mas enfim, não sou nenhum cinéfila, sou somente uma pessoa que gosta de falar das razões porque amo essa arte, e no geral Animais fantásticos e onde habitam resgatou o amor por essa franquia, e ainda conquistou aqueles que nunca gostaram, agora só nos resta esperar.



16 comentários:

  1. Ai meu Deus!!!! Só vou assistir esse filme amanhã e estou tao empolgada que nem sei explicar o quanto. Já assisti ao trailer tantas vezes, e claro que as expectativas estão em alta. Não li muito da sua postagem porque quero evitar qualquer tipo de informação, quero ser surpreendida sabe..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu gosto muito do universo de Harry Potter mas não me considero um fã ou algo do gênero, por isso não estava ansiosa por esse filme como praticamente todas as pessoas que conheço, mas admito que as diversas imagens e críticas positivas que tenho visto estão me deixando bastante animada em relação ao resultado final da produção, que parece estar impecável e cumprindo muito bem a função de reavivar esse sentimento de magia que a saga fez crescer em todos os leitores.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Não entendi nada desse mundo, porque sou completamente leiga no assunto, mas só de ver os fãs comentando, imagino que seja mesmo algo muito incrível!!! Apesar de eu não ter entendido nada, com certeza os fãs que ainda não puderam ver o filme, se sentirão esclarecidos com sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Para todo lugar que me viro estou vendo sobre esse livro. Amo HP e acredito que vou amar esse filme rs Contudo, vou esperar sair em dvd ou até mesmo na tevê a cabo, embora saiba que isso vá demorar um pouco. Pode parecer estranho, mas não gosto de ver nada quando todo mundo tá vendo, simplesmente para não ser influenciada na hora de formar minha opinião. Sem falar que consegui engresso tá meio difícil rsrs Mesmo assim ameeeei seu post, parabéns! Bexitus livrescos!

    amorlivresco.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Ultimamente não se fala de outra coisa! :) ahah Eu quero ver o filme mas so de saber que vai demorar 10 anos ate ao final da franquia... :)

    VOu esperar e ver tudo no fim! ahah NUma tarde, so para não sofrer! ;) hehe Brincadeira, mas a verdade e que fico contente que tenhas gostado e sentido realizada no fim do filme e espero que aconteça o mesmo comigo! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Quero muito ver , afinal ta todo mundo comentando e euzinha aqui boiando rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Stef,
    Ai meu Deus, estou muuito ansiosa para ver esse filme, mas ainda não chegou na minha cidade.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre o enredo e fiquei apaixonada ao saber que o filme trouxe de volta o amor pela franquia! Tudo parece estar perfeito nessa obra, os animais, Newt, que parece ser um personagem incrível, enfim, acho que terei que viajar para outra cidade só para assistir haha
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. Ai meu pai!!! Eu cresci vendo Harry Potter e o universo da JK. Então já deve imaginar o que eu tô sentindo ao ver a magia retornar né? O novo livro, agora filmes. Estou encantada e nO vejo a hora de poder ver esse filme. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sei que vou assistir, mas não sei quando, mas ler a sua empolgação e as fotos que você usou, a curiosidade se triplicou em milhões, porque realmente, o filme deve estar tudo o que você disse: incrível.
    Amei suas considerações.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oh GOD! Parece até sonho que esse filme tenha saído. Infelizmente na minha cidade não tem cinema, mas vou fazer de tudo para ver em outra cidade que tenha um cinema.
    Eu amei seus comentários sobre o filme e por permitir que a gente conheça melhor os personagens.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ai, mulher :(
    Infelizmente eu não posso dizer que senti o mesmo que você :(
    Dizer que detestei é muito forte, mas eu não consegui gostar desse filme. E eu queria muito curtir, já que acompanho a série desde bem novinha. Mas não deu, não rolou. Pouquíssimas coisas me agradaram. Uma delas foi a mala, que claro, não tem como amar e a outra foi o Jacob, que também não tem como não amar. Ele é um espetáculo a parte.
    Mas detestei a escolha do ator que fez o New, odiei ver aquele "tal ator" escalado para um personagem tão sério e que pede uma interpretação perfeita, odiei a Tina (mas gostei da irmã dela)... A fotografia do filme está belíssima mesmo, mas não consegui ficar feliz com o filme. Em compensação meu marido que odiava HP, adorou o filme.
    Bem, que bom que vivemos em um local livre e podemos amar e odiar tudo o que quisermos :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Stéfani, tudo bem?
    Com certeza os fãs de Harry Potter vibraram com a notícia desse novo lançamento, como não ficar, não é? Eu ainda não li os livros, então apesar desse universo se passar em uma época diferente, tenho receio de que prejudique minhas futuras leituras da série. Fico bastante feliz em saber que o filme é excelente e que a trilha sonora está presente nos momentos mais adequados. Essa mala do protagonista deve ser incrível mesmo, para ter tantas criaturas e lugares diferentes. Adorei!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não fui assistir mas pretendo fazer isso na próxima semana e estou muito ansiosa em ver e matar um pouco da saudade do mundo do Harry Potter. Acho que é um universo mágico que não importa a idade que eu tenha sempre vou amar.
    Fico muito feliz que tenha gostado e com sia resenha deu para imaginar o quanto a história é fantástica mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ooi,
    Assistir AFEOH foi uma experiência maravilhosa! Eu saí do cinema querendo ver de novo e de novo! Só de lembrar do filme eu fico feliz novamente, JK é incrível e eu também fique muito contente de ver minhas altíssimas expectativas serem alcançadas por esse filme.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Estou super ansiosa para ver AFEOH, vi várias avaliações positivas e quero logo ver! O que mais me instiga é saber sobre como foi a construção desse novo universo para os cinemas, a parte que mais quero é ver os animais na tela vai ser incrível. Amei sua resenha, você especificou vários pontos muito relevantes, o que deixou a resenha ainda mais completa.
    Beijos, Lari
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou fã desse universo mágico, mas eu vi o trailer desse filme e fiquei bem animada, porque parece ser uma história bem interessante e eletrizante de acompanhar. Agora lendo seu post fiquei ainda mais animada, porque embora não seja fã de HP e todo esse universo, esse filme parece ser muito bom mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir