29 outubro 2016

[Tocando o Terror] Contos de fadas, ou, contos de terror?



Vocês já pararam para pensar o quanto os contos de fadas são medonhos? Não falo sobre os clássicos que foram modificados pela Disney, e sim aqueles originais que de felizes só trazem o nome. São contos que foram criados em períodos feudais, e, me impressiona que eles fossem considerados estórias para crianças já que mais parecem estórias de terror. Como no caso da Branca de Neve.



Uma jovem que teve seu pai assassinado por sua madrasta, e a mesma por se sentir inferior a enteada manda um caçador matá-la ,e como se fosse pouco, manda-o trazer não somente o coração da jovem, como também alguns dos órgãos vitais para serem devorados por ela. Branca de Neve consegue escapar mais acaba engasgando com uma maça que a madrasta lhe dá. Então, ela é deixada em seu estado de quase morta na estrada quando um jovem príncipe a encontra.

O que poderia ser um final feliz como todos conhecemos, fica ainda mais macabro. O príncipe simplesmente pega o "cadáver" da Branca (sabe-se lá o que ele iria fazer com um cadáver, mas gostamos de pensar que é para enterra-la) e leva-o mantado em seu cavalo para outro lugar. No caminho, e, com as trotadas do cavalo, a casca da maça que fazia Branca ficar nesse estado é retirada, e novamente a jovem está acordada. Mas se vocês pensam que isso acaba por aqui, estão enganados. A menina é vingativa, e como punição a sua madrasta, ela a sentencia dançar eternamente com sapatos de ferro quente. Daria uma bela estória de terror não é mesmo?.


Já o conto da Bela Adormecida é ainda mais perturbador. Aqui não temos nenhuma bruxa querendo matá-la, e seu sono é causado por acidente. Ela simplesmente espetou o dedo em um espinho venenoso que ficou alojado em sua unha, deixando-a num estado de sono contante. Até ai parece com a estória que todos conhecemos, mas é agora que as bizarrices começam.

Um rei, muito bem casado por sinal, ficou sabendo da situação da jovem e decide se aproveitar. Ele vai até ela para violentá-la, e, após o ato ele a deixa da forma como estava. Nove meses depois o resultado aparece em forma de duas crianças. Ainda desacordada ela dá a luz, e com fome as crianças chupam seu dedo removendo o espinho. Agora acordada, a Bela se encontra abandonada, violentada e com duas crianças que ela não sabe da onde vieram. O rei sabendo que ela havia acordado, manda um súdito buscá-la para morar no castelo, mas sua esposa num ato de raiva tenta matar a jovem e as crianças, no qual falha miseravelmente, e pior, seu marido ainda manda matá-la para poder ficar com Bela Adormecida.


Esses dois contos já são provas que os contos de fadas não foram feitos para crianças, e serviriam como belos cenários de terror. Mas ainda temos vários outros como o da Cinderela , onde suas meia-irmãs cortam parte de seus dedos e calcanhares para fazerem o sapatinho entrar em seus pés, e ainda no final a própria Cinderela mata a madrasta estourando sua cabeça com a tampa de um baú. Ou como o conto da Chapeuzinho vermelho que o lobo não come a vó de primeira, mas sim tira parte de sua carne e sangue para servir para a menina, e logo após a refeição, ele pede que Chapeuzinho Vermelho tire as roupas e deite-se na cama, logo depois ele a devora. Perturbador no mínimo.

Todos os contos de fadas que conhecemos hoje, em suas versões originais, são macabras e perturbadoras. Na época que foram criados eles tentavam dizer as crianças que as coisas eram perigosas e elas precisavam andar na linha, então esses contos serviam para amedrontá-las. Fico feliz que a Disney tenha os transformado em lindas estórias de amor, mas não consigo deixar de pensar que também seria incrível se algum estúdio fizesse as versões originais dessas estórias. Mas digam vocês, conheciam esses contos em forma original? Qual mais lhes deixou perturbados?

Um comentário:

  1. Realmente é impressionante como os contos de fadas em sua origem são bem Macabros. Eu já conhecia os da branca de neve, Cinderela e Chapeuzinho vermelho, mas confesso que da Bela Adormecida não. Nem parece que falamos da mesma coisa dos Estúdios Disney...
    Bjs

    ResponderExcluir