07 outubro 2016

[Tocando o Terror] Afinal, o que é o Halloween?



Que outubro é considerado o mês sombrio todos sabemos. Mas afinal, por quê?

O dia é pouco comemorado no Brasil, mas vemos a influência que tem nos países ocidentais, e em especial nos Estados Unidos. Há várias lendas e estórias que explicam como surgiu a celebração, algumas fantasiosas e bem difíceis de acreditar, e outras com embasamentos históricos, e é justamente essa "explicação" que trarei a vocês.

Datada de mais de 2.500 anos, o povo celta acreditava que na noite de 31 de outubro, anterior ao dia de todos os santos, os espíritos atormentados saiam de seus túmulos para transitar no mundo dos vivos. Nesse dia o povo costumava por objetos como ossos, caveiras, velas, cobras, aranhas e abóboras para afastar esses maus espíritos, como também usam roupas que escondia quem eles eram evitando serem arrastados ao mundo dos mortos.

Numa época onde a igreja católica dominava o período feudal, a prática foi repudiada pelo teor satânico associando quem o "comemorava" com bruxaria, tendo perseguições e pena de morte em fogueiras.
Anos depois o dia 31 de outubro ficou conhecido como dia das bruxas, a festa foi amplamente comemorada pela Europa e mais tarde chegou aos Estados Unidos da América. Aqui no Brasil teve peso menor, vindo a ser conhecido a través da cultura dos Estados Unidos, principalmente do cinema e livros.

Esse post é mais uma curiosidade sobre a celebração da data. Várias pessoas participam, mas poucos sabem sua origem, eu particularmente gosto bastante de saber fatos históricos de outros povos, principalmente aqueles que fazem parte do nosso cotidiano então estou sempre pesquisando.

Espero que tenham gostado dessa curiosidade sobre o Halloween. Deixem nos comentários se conhecem outra origem da festa e o que acham. Vou amar saber suas opiniões.

Um comentário:

  1. Oi, Sté. Que projeto legal esse! Eu adoro o Halloween, mesmo que aqui no Brasil não o comemoramos. Entender mais sobre como surgiu, porque os americanos cultuam isso é muito legal, realmente fascinante!
    Abraço. http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir