16 setembro 2016

[Resenha] Não Fale com Estranhos - Por Harlan Coben


 

Título: Não Fale com Estranhos
Autor (a): Harlan Coben
Páginas: 355
Editora: Arqueiro
Skoob || Encontre

Sinopse: O estranho aparece do nada e, com poucas palavras, destrói o mundo de Adam Price. Sua identidade é desconhecida. Suas motivações são obscuras. Mas suas revelações são dolorosamente incontestáveis.
Adam levava uma vida dos sonhos ao lado da esposa, Corinne, e dos dois filhos. Quando o estranho o aborda para contar um segredo estarrecedor sobre sua esposa, ele percebe a fragilidade do sonho que construiu: teria sido tudo uma grande mentira?
Assombrado pela dúvida, Adam decide confrontar Corinne, e a imagem de perfeição que criou em torno dela começa a ruir. Ao investigar a história por conta própria, acaba se envolvendo num universo sombrio repleto de mentiras, chantagens e assassinatos.
Intrigante e perturbador, Não Fale Com Estranhos é mais que um suspense de tirar o fôlego. É uma reflexão sobre o bem e o mal, o amor e o ódio, o certo e o errado, os segredos, as mentiras e suas consequências devastadoras.


Adam e Corinne se conheceram em um bar próximo ao Campus da Universidade Emory, se casaram e tiveram dois filhos: Thomas e Ryan, moram em Cedarfield e levam uma ''vida dos sonhos'' com uma rotina simples e feliz.

A garota que chegava á sala de aula dizendo que não sabia nada, depois era a primeira a entregar a prova e ainda por cima tirava a nota máxima. Inteligente, determinada e linda.
 Mas isso mudou quando Adam foi ao Bar do American Legion Hall e encontrou o estranho, um desconhecido com boné de beisebol, que começa a falar que Corinne não estava grávida, que o resultado e a ultrassonografia da gravidez foram falsificados, e até a barriga era falsa. Adam não sabe seus motivos nem seus objetivos, tenta achar que tudo não se passava de uma brincadeira, mas fica difícil ao encontrar no debito do cartão crédito, que se relaciona ao site BarrigaFalsa.com, uma loja onde se vende objetos para ''brincar'' de fingir a gravidez, vê várias compras feitas com seu cartão e se pergunta se Corinne era mesmo uma mentirosa.

Ao tentar conversar com a mulher, ela se mostra duvidosa e a todo tempo querendo saber o que levou o marido a ter essa desconfiança, e principalmente por ele ter investigado débitos de cartão de crédito de anos atrás. Corinne diz que ira conversar com o marido em um restaurante para um jantar, pois há muita coisa em jogo.

Mas ela não aparece, Adam chega a conclusão que sua mulher fugiu ao receber duas mensagens:

ACHO QUE A GENTE PRECISA DAR UM TEMPO. CUIDE DAS CRIANÇAS. NÃO TENTE ENTRAR EM CONTATO COMIGO. ESTA TUDO BEM.
SÓ ALGUNS DIAS, POR FAVOR.  




Não tenho palavras para descrever essa obra. Foi meu primeiro contato com o autor Harlan Coben, que por muitos considerado o rei do suspense e mistério, pensando bem, eu concordo. O autor soube me fisgar muito bem para eu conseguir me aventurar pelas páginas desse livro que antes eu achava que seria sem-graça.

"Você sempre usou o sarcasmo como mecanismo de defesa"

O livro não foge do que esta no resumo, iremos acompanhar a busca de Adam por respostas e principalmente pela sua esposa, ele tenta se sentir calmo, já que a esposa pediu apenas alguns dias, mas o medo lhe persegue, como milhões de dúvidas : Quem seria o Estranho? O que ele queria? Como ele havia descoberto a falsa gravidez? Thomas e Ryan seriam seus filhos?

Também iremos acompanhar o estranho e saber que ele não apenas revelou um segredo a Adam, mas a muitas outras pessoas, ele e sua companheira abordam as vítimas e simplesmente lhe contam o que sabem, deixando todos em choque após a descoberta. Entendo o lado dele, seriamente, segredo é algo delicado, mas que precisa ser exposto para que paremos de ser enganados, ao mesmo tempo que trazem consequências inigualáveis.

O livro me passou uma excelente mensagem sobre a família: Até onde você iria pelos seus filhos? O que seriamos capazes de fazer para proteger nossa família? Adam não consegue nem acreditar em sua própria esposa, e mesmo que esteja faminto para desvendar tudo, o medo de perder seus filhos o acompanha nas investigações.

"Mas as coisas não se resumiam simplesmente ao que fazer ou ao que sacrificar, certo?"

Como plano de fundo temos os jogos de Thomas, a vontade dos filhos de querer saber onde está a mãe, o trabalho de Adam, para vocês terem ideia, ele esta defendendo um casal que terá sua casa destruída para o governo construir shoppings

Harlan Coben soube criar um mistério maravilhoso que me prendeu, o livro me deixou com vontade de ler a última página para saber o que iria acontecer em meio a tanta adrenalina, me fez ficar dividida entre querer que ele descobrisse ou não, e também fiquei preocupada com seus filhos. O autor narra esse livro com fluidez e suspense até nas entrelinhas, daquele tipo que toda informação é útil e merece ser lida com atenção. Narrativa voraz, na medida certa, até porque na minha opinião, livros misteriosos não devem ter muitos detalhes, pois podemos ficar sabendo até de mais.

Temos personagens secundários a todo momento, mas o autor faz questão de nos contar um pouco sobre a vida e o passado de cada um, e acredite, as descrições desses personagens são importantes para compreender melhor o final. O Adam é sarcástico, humorado e verdadeiro, ele diz o que pensa sem reservas. Me envolvi com ele, seus medos e sua sede por explicações. Corinne não me cativou e eu não consegui perceber sua personalidade, até porque ela some no enredo do livro e acompanhamos apenas o Adam. Os filhos do casal também não foram tão explorados, mas consegui sentir a saudade materna que os seguia.

"Mas se alguém estiver ameaçando a nossa família, se for para proteger nossos filhos..."

 A edição está bonita, a capa chama a atenção e a Arqueiro soube colocar várias informações e ao mesmo tempo deixar o livro ''limpo''. Esse título foi bem escolhido, quem nunca ouviu essa frase ''Não fale com estranhos'' de alguém da família? E é um bom resumo, até porque tudo começou por uma conversa com um estranho.

Eu me apaixonei por esse livro e pela escrita do autor, de início achei massante colocar uma narrativa focando no estranho, mas essas partes no decorrer da leitura me deixaram ainda mais inserida na história. Harlan me provou que narrativas em 3°pessoa podem sim funcionar. Um excelente mistério e suspense sobre uma família destruída após segredos serem revelados

A narrativa é tão inteligente que lhe fara ficar duvidoso sobre em qual lado estar, todos os personagens tem segredos, motivações, famílias, etc. Com certeza ficara tentando entender o que levou Corinne a fazer aquelas compras, e também ira entender o estranho e ficara chocado com as suas revelações a outras vítimas.

''Tire isso da cabeça'', disse Adam a si mesmo, ''Aquele sujeito só estava brincando com você...''

21 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir seus comentários por aqui, especialmente por serem tão positivos sobre a obra. Fiquei bem curiosa depois de ler a resenha, mesmo porque ainda não li nada do autor, acredita?! Esse título sempre chamou a minha atenção, ainda mais por conta da expressão, da capa e premissa, agora tenho certeza que quero ler logo.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Adorei saber mais sobre a obra, já foi-me recomendado muitas vezes o autor e senti um certo atrativo nesse livro, seus comentários positivos deixaram minha curiosidade aguçada.
    Beijos, Lari
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola♥
    Esse livro está me perseguindo acho que ele quer que eu leia ele logo rsrs. Amei vê seus comentários perante ao livro e fiquei mais feliz ainda por perceber que todos foram positivos .Não tive oportunidade de fazer a leitura, mas confesso que a vontade está de ler está grande. Não curto narrativa em terceira pessoa, mas fiquei super curiosa quando você falou " Harlan me provou que narrativas em 3°pessoa podem sim funcionar" .

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro mas ainda bem que gostaste!! :) Eu talvez leia ate... :) Que bom que gosatste assik tanto! :)

    QUe bom que e um livro tao inteligente! E que te mostrou que uma boa narrativa na 3 pessoa pode sim funcionar! :) Eu sempre acreditei nisso, mas confesso que prefiro uma na 1 pessoa! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Fernanda,
    Como é bom ler uma resenha tão apaixonada como a sua!
    Devo te dizer que estou bem curiosa em relação a essa obra, pois só tenho lido elogios. Quero saber o que acontece, porque Corine fez isso e está desaparecida e, tenho quase certeza, gostarei do que encontrar.
    Acho muito legal quando a obra é inteligente.
    Ai Deus, preciso ler logo esse livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Então, não conhecia o livro, estou conhecendo ele aqui no seu blog e pela sua resenha ele parece ser apaixonante. Ainda não li nada do autor, mas sempre vejo elogios quanto a sua escrita. Enfim... fiquei curiosa quanto ao estranho, que tipo de pessoa ele é ou se tem algo sobrenatural nele e porque ele revela esses segredos, ao mesmo tempo que fiquei curiosa pela qual ela estava fingindo uma gravidez, de modo resumido, fiquei muito curiosa com o enrendo e pretendo conferir a obra em breve haha

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do Harlan Coben e me sinto morando embaixo de uma imensa e pesada pedra, por ainda não poder opinar sobre seus livros com alguma propriedade. São tantos elogios e tantos admiradores que a sensação de estar perdendo alguma coisa importante é muito forte. Adorei sua resenha e anotei a dica e espero que em breve eu possa sair da caverna da ignorância e poder ler alguma coisa deste autor tão amado e elogiado.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Achei a premissa do livro bem interessante e o fato de um estranho conseguir virar de cabeça para baixo a vida de Adam que aparentemente era perfeita me chama muito a atenção.
    Quero muito saber mais sobre o que acontece com Adam e sua esposa após as revelações e o que ele fará a respeito.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Maria. Eu vi uma resenha super positiva sobre esse livro também, mas estava tentando ler algo que não me parecesse denso demais e achava que esse livro entrava no quesito, mas agora estou pensando em seriamente ler ele de uma vez. Amo suspense! São os melhores livros seguido dos romances, então já está na minha listinha.
    Beijo! Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Eu ainda não li este livro, mas cheguei a me aventurar em outras duas histórias do autor, e também as achei surpreendente. Mas o gênero não me agrada, sabe? Pode até me impressionar, mas não é o tipo de história que me deixa "Ai meu Deus, o que vai acontecer?", sabe? Eu fico feliz em saber que "Não fale com estranhos" te agradou, mas não é bem um livro que eu quero muuuito ler, justamente por ser deste gênero. Mas... Se você gostou dele, imagino que vá gostar também de "Confie em mim" :)

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Tudo bem?
    Então eu fiz a leitura desse livro tem um tempinho e ainda consigo lembrar a sensação que senti eu o li muito rápido pois queria de toda forma descobrir o final saber o que ia acontecer com a família já que torci o tempo todo para ser tudo um engano.
    Enfim eu posso dizer que sou fã do Harlan e adoro a escrita dele
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  12. Oi, tenho muito interesse em ler qualquer livro do Coben. Livros de suspense bem escritos nos predem de uma maneira que é impossível parar de ler. Achei muito interessante esse segredo da Corinne. Por que será que ela inventou essa gravidez? Acompanhar o desenrolar da história deve ser eletrizante.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tenho muito interesse em ler qualquer livro do Coben. Livros de suspense bem escritos nos predem de uma maneira que é impossível parar de ler. Achei muito interessante esse segredo da Corinne. Por que será que ela inventou essa gravidez? Acompanhar o desenrolar da história deve ser eletrizante.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Maria. Eu sou viciada pelos livros do Harlan Coben e esse foi um dos melhores (para mim foi o melhor), principalmente por ele ter inovado com o final. Só acho que você deu muito spoiler na sua resenha, seu eu ainda não tivesse lido o livro eu ficaria chateada de descobrir que ela fingiu a gravidez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei pois estava falando do Adam, e ele realmente acredita que ela estava mentindo a gravidez :-)

      Excluir
  15. Oi Maria Fernanda!
    Acabei de ler sobre esse livro, e acompanhei algumas leitoras discutindo sobre ele na semana passada. Realmente, ele parece ser uma ótima leitura! Gostei da sua resenha e acho que também terei certa dificuldade com narrativa em terceira pessoa. Mas se você disse que esse desconforto passa, vou dar um voto de confiança e ler logo esse livro!
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá,ótima resenha, só li apenas um livro do harlan e tem vários anos e nem me lembro direito da história e se gostei ou não, mas ele tem cinco estrelas no meu skoob, então acho que sim, gostaria de rever a escrita do autor e você me convenceu a ler esse livro, bjs

    ResponderExcluir
  17. Tenho um amigo que vive me indicando o autor Harlan Coben, mas eu nunca tinha lido nenhuma resenha de um livro dele até agora, acho que começarei a me aventurar pelas obras do autor começando por essa, assim como você. Eu curto bastante livros de suspense e investigação, e os elogios sobre a escrita do autor são tantos que não vejo a hora de começar a ler <3

    ResponderExcluir
  18. Olá! Tantos elogios pro Coben só me faz sentir mal de nunca ter lido nada dele (e olha que eu já tenho "Não conte a ninguém" dele na estante), depois desta resenha, é oficial: chega de protelar! Vou colocar o que eu tenho nas leituras do mês seguinte e já colcoar o "Não fale com estranhos" na lista.
    Beijos

    Luana do lovereadmybooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oie Maria! :D
    Acabei de ler uma resenha sobre esse livro e a sua é a segunda que realizo que mostra porquê eu devo começar a ler Coben!!!!! Menina não sei qual é o meu problema que ainda não comprei nenhum livro desse autor, ele tem tudo que eu amoooo! <3 Anotado, mais que anotado!!!!!!!

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  20. Oi
    Confesso que esperava um pouquinho mais desse livro. Não sei se é porque fui com muita sede ao pote e acabei me decepcionando um pouco. A proposta do livro é incrível e a escrita impecável, mas me decepcionei com o desfecho. Mas fico feliz que tenha gostado mais do que eu!
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir