01 setembro 2016

[Claquete 15] Série - Stranger Things


Sinopse: Situada no interior de Indiana, na década de 1980, a história inicia com o desaparecimento de Will, um menino de 12 anos. Enquanto a família e os amigos tentam entender o que aconteceu, o chefe de polícia Hooper inicia uma investigação e se depara com experiências secretas conduzidas pelo governo numa base militar no subúrbio da cidade. Ao mesmo tempo, os amigos de Will - Mike, Dustin e Lucas - tentam localizá-lo por conta própria, mas acabam encontrando Eleven, uma menina misteriosa, com estranhos poderes.

Título: Stranger Things
Lançamento: 15 de Julho de 2016
Temporadas: 01
Duração: 60min
Gênero: Drama, Fantasia, Suspense
Exibição: Netflix

Numa pacata cidade de Indiana, no ano de 1980, um garoto de 12 anos desaparece após deixar a casa de um colega onde estavam jogando Dungeons and Dragons. Seus amigos Mike, Dustin e Lucas vão em busca do colega tendo certeza que ele ainda está vivo, enquanto procuram acabam por encontrar Eleven na mata onde Will desapareceu. Mike leva a menina para casa afim de interrogá-la, onde ele e seus amigos descobrem que a menina misteriosa e de cabeça raspada possuí poderes psíquicos, além de dar indícios que sabe do paradeiro de seu amigo. Ao mesmo tempo Joyce, mãe do Will, se entrega numa fé cega que o menino fala com ela através da eletricidade e paredes de sua casa.


Com os últimos acontecimentos, o xerife Hopper impulsionado pelos fantasmas do passado investiga, o desaparecimento do garoto, onde descobre que uma organização não governamental pode estar envolvida. Eleven e os três meninos embarcam na busca por Will, os três enfrentaram forças desconhecias enquanto descobrem sobre o passado da Eleven.



Sabe aquela série que está TODO MUNDO falando??? Pois é minha gente, Stranger Things me pegou pela curiosidade. Nunca fui fã de ficção científica, então fiquei bem relutante ao começar a assistir. O meu grande problema foi as expectativas em torno dela. Sim ela é boa, sim é envolvente, mas faltou alguma coisa para ser perfeita.

Acho que se fosse para resumir a série em uma palavra seria referências. Em meio a tantos filmes e séries de super heróis, Stranger Things veio para resgatar os anos 80. Para os fãs de filmes da época aqui encontramos referências dos filmes "E.T", "Viagens Alucinantes", Club dos Cinco", "Poltergeist", "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", "Chamas da Vingança", "Os Goonies", entre outros que ao assistir fica nítido que já vimos anteriormente. Mas não se enganem, essa mistura funcionou muito bem o que torna a série única e original.


Se pararmos para analisar o enredo vemos claramente que ele é simples, porém executado com perfeição. É um grupo de crianças que enfrentam um monstro para salvar seu amigo, enquanto uma conspiração não governamental encobre os fatos.  Como disse, simples, mas todos os episódios tem um toque de terror, suspense, ação e mistérios. Elementos que fazem com que o espectador anseie por assistir todos os episódios de uma vez.


Todos os atores da série foram muito bem empregados e deixo aqui o destaque para o elenco infantil. Eleven é misteriosa e trás a tona todo seu poder quando necessário. Fiquei agoniada com as coisas que uma criança da idade dela teve que passar nas mãos de pessoas que só desejam poder e mais poder. Mike se torna seu melhor amigo e protetor, enquanto Lucas fica enciumado por ter uma nova integrante na equipe, e no meio deles encontra-se Dustin, garoto gordinho com uma doença que impede de seus dentes cresçam, tenta aplacar os nervos.


Apesar de ser só a primeira temporada, e ser introdutória para uma estória que está por vir, ela teve começo, meio e fim. Daria claramente para ser encerrada ali, mas algumas pequenas coisas foram deixadas de fora para que fiquemos morrendo de ansiedade para saber o que vem a seguir. Algo que gostei bastante, e que foi muito bem empregada por sinal, foi o cenário dos anos 80. Vemos televisões com tubo, telefones com fio pregados na parede, rádio de longa distância, além das escolas e adolescentes da época, ficamos emersos e maravilhados com tudo que nos é mostrado.

A segunda temporada da série já foi anunciada pela Netflix e esperamos que ela venha ainda melhor que a primeira. Com muitas referências, um enredo simples e muito carisma, a série conquista e envolve aqueles que assiste. É muito difícil encontrar pessoas que tenham assistido e não gostado. Ela não te pega logo de cara, você começa assistindo por curiosidade, vê coisas que interessam, e logo depois está desesperado para saber o que vem a seguir. Em meio a tantos elogios fica difícil não recomendá-la, então assistam e entrem para o club daqueles que estão loucos de amores.


13 comentários:

  1. Oie

    Nem acredito que embora queira muito, ainda não consegui conferir essa série.
    Adorei isso de ser um resgate dos anos 80 com várias referências.
    Gostei muito do post!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie! Olha, sou MEGA medrosa, MEGA! E também nunca fui fã de ficção científica, mas assisti a série toda com o namorado e me amarrei! É bem desse jeito viciante que vc falou, você começa a ver e fica morrendo de curiosidade, doida pra assistir os próximos episódios.
    To bem curiosa quanto a segunda temporada.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Embora achei a premissa da série bem interessante pelo fato de resgatar referências dos anos 80, não consigo ficar curiosa sobre ela.
    Uma porque não costumo acompanhar muitas séries, outra pelo fato de os protagonistas serem crianças (o que não gosto muito).

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. EU simplesmente AMO essa série! A melhor de todos os tempos da NetFlix!
    Não vejo a hora de chegar a próxima temporada!!! <3

    beijinho!!

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Nossa não vejo nenhuma pessoa falando mal dessa série e isso me deixa mega curiosa!! Como sou mt medrosa fico morrendo de medo de assistir, mas vou tentar criar coragem!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Eu amei essa série, assisti em uma tacada. Todo o mistério dela me deixou vidrada... Estou ansiosa pela segunda temporada, sei que vou assistir de uma vez igual a primeira...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Assim como você eu cansei de ouvir falar dessa série.
    Quero muito, muito assistir, mas confesso que tenho um pouco de medo, cara... um toque de terror? Digamos assim que eu tenho um certo pavor haha
    Mas acho que vou tentar assistir um dia.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Antes da série virar esse estardalhaço todo, eu tava de olho nela, rs. Tinha assistido o trailer e achado interessante. E confesso que assim que ela foi lançada e eu corri para assistir o primeiro episódio, a série me conquistou. Eu acho o enredo sensacional, a ambientação e os atores também!
    Fora que depois de ter lido uma teoria louca de que a Eleven é o monstro (e que faz total sentido), não consigo tirar isso da cabeça hahahaha
    Aguardemos as próximas temporadas xD
    Ótima dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. OOi!
    Ainda não assisti a série, assim como a coleguinha acima tenho muitooo medo de qualquer pitadinha de terror. kkkkkkk. Ainda assim, quem sabe um dia me arrisco? Pois, outros detalhes, como o toque anos 80, chamam bastante minha atenção.

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Toque de terror já é o suficiente para eu querer passar longe. Achei bem legal a questão das referências aos anos 1980, mas quase nunca assisto séries e tenho várias na espera, então não veria mesmo essa.

    ResponderExcluir
  11. Ooi! Tenho visto ótimas críticas sobre essa série, mas infelizmente não assisto mais seriados :/ quem sabe um dia eu não assista, né?! Parabéns pela crítica!

    ResponderExcluir
  12. Ola Ste menina eu não costumo acompanhar muitas série devido a falta de tempo, mas confesso que a premissa dessa série me chamou atenção, mesmo faltando algo pretendo conhecer, gostei dos pontos que destacou. Dica mais que anotada. beijos

    o blog já tem resenha de todos esses livros. Os lançamentos desse mês não podemos pedir?

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou muito de assistir séries, só The Walking Dead que vejo fielmente os episódios. Mas essa está me deixando muito curiosa e parece que vou gostar bastante se parar para ver.

    ResponderExcluir