30 agosto 2016

[Resenha] A Noiva Fantasma - Por Yangsze Choo



Título: A Noiva Fantasma
Autor (a): Yangsze Choo
Páginas: 360
Editora: DarkSide Books
Skoob || Encontre

Sinopse: Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.


Li Lan é uma boa garota que veio de uma boa família, mas infelizmente está falida. Nada disse é um problema para a bela jovem, embora as coisas não estejam favoráveis nas finanças, eles ainda tinham uns aos outros e isso que importava. Em uma certa noite seu pai lhe pergunta o que ela acharia de ser uma noiva fantasma, após essa noite coisas estranhas começam a acontecer.

A Família mais rica de Malaia acabara de perder seu querido filho Lim Tain Ching, acontece que o jovem era apaixonado por Li Lan, e agora que esta morto assombra sua família exigindo se casar com a moça. A proposta esta na mesa, mas Li Lan não se sente nem um pouco afim de aceitar, e é ai que ele começa assombrar a moça, e vai fazer de tudo para ela ficar com ele.




Gente o que falar de um livro tão bem escrito que te deixa sem palavras? Ou de um livro tão original que você quer abraçar a escritora? Ou até mesmo, de um livro que você começa a ler e diz "Finalmente, tava cansada dos romances e aventuras sempre com a mesma temática". Fui apresentada ao livro A Noiva Fantasma por uma amiga que gosta dessa temática de espíritos, e eu, nunca fui muito chegada, mas como até hoje  nunca achei um livro da DarkSide que eu não tenha amado, então resolvi dar uma chance e acabei viciando geral no livro.

"Minha Amah raramente fazia elogios e quase sempre encontrava defeitos para apontar, Ma eu sabia que ela se jogaria sob um carro de bois para me salvar."

Li Lan é uma jovem que teve que crescer muito rápido, e ao passar das paginas vamos percebendo o quanto isso é nitído e sua evolução. Ela é muito forte, guerreira nata que não vai desistir da sua vida por nada, e isso se transfere para o leitor onde acabamos torcendo fervorosamente por essa pequena guerreira, e o mais surpreendente é que ela não se deixa vencer, nem mesmo quando tem que ir para o mundo espiritual.

(Imagem - Blog Pausa para um livro)

É claro, temos vários personagens secundários que são muito importantes, começaremos pela Amah, uma senhora que cuida e presa pela pequena Li, como uma verdadeira mãe cuida com todas suas forças. Temos também, o mais ou menos vilão da nossa historia, Li Tain Ching que persegue Li de todas as maneiras, e ele tem vários aliados na sua mão que farão de tudo para que Li se case com Ching. E é claro, Li também tem seus aliados, escassos mais tem, ou pelo menos um, e digamos apenas que ele é um investigador do mundo espiritual. Não quero das spoiler, então e só isso que vou dizer dele (risos), mas tenham certeza, ele vai fazer de tudo para que Li saia dessa viva e muito bem.

"Distraída, derrubei a máquina sobre a mesa de meu pai, a tinta se espalhando sobre os jornais em uma mancha negra de mau agouro. A prática de arranjar o casamento de uma pessoa morta era rara, e costumava ser feita para aplacar um espírito."

Temos vários outros personagens secundários, alguns importantes e outros nem tanto, como Tian Bai primo de Ching que acaba se apaixonando também por Li, onde ela acaba por retribuir e ele passa a ajudar a jovem, mas reviravoltas estão por vir, então não se animem muito (risos).

Não temos muitos cenas de romance, a maior do enredo Li está no mundo espiritual e só vemos um pouco de romance lá para o final, vale a pena esperar pois quando chega nessa você fica satisfeita e muito contente, muito contente mesmo. A escrita de Choo é boa e o livro segue sendo super fluído que acabei lendo-o em uma noite. Algo que achei super legal são os elementos da cultura milenar, sou fascinada então tudo que aparecia me deixava intrigada por conhecer mais.

"Quando meu pai descobriu esses meus terrores infantis, proibiu Amah de me falar sobre espíritos ou mortos. Superstição era um assunto que o aborrecia, e Amah teve de concordar, de má vontade. Mas agora eu achava que devia tentar novamente."

Uma curiosidade sobre as noivas fantasmas, embora hoje em dia estejam bem escondidas, ainda existem essa prática. Mesmo sendo uma arcaica, as pessoas ainda acreditam que ao se casar acaba dando paz a um espírito, e embora seja um livro de fantasia, temos uma mesclagem de lendas, cultura e ficção que se adequam muito bem umas as outras. Esperem por várias emoções, porque é isso que o livro vai te proporcionar, e caro leitor, calma teu coração porque em algumas partes eles vão começar a bater desenfreadamente.

(Imagem - Blog Pausa para um livro)

A edição do livro esta linda e vale muito a pena comprar, a arte do livro é linda ou melhor dizendo, deslumbrante e no final temos instruções e até umas folhas sobressalentes para fazermos lindos origamis que eu realmente fiquei com muita dó de arrancar, então só me contentei com as instruções mesmo (risos). Embora seja um livro livre para todas as idades, eu recomendo para os acima de quinze, pois mesmo que seja um livro fluído, ele possuí tem muitas informações que acabam por ser um pouco complicado de assimilar, mas fora isso e só ter concentração, eu mesma adorei conhecer a cultura de Malaia e ir nessa jornada com nossa querida Li Lan.

Bom só resta dizer que o livro e muito bom e que vocês DEVEM ler ele (risos). E como sempre, ótimo trabalho da DarkSide. Espero ansiosamente vários outros livros dessa autora que me encantou com sua escrita e com seu livro fantástico.



23 comentários:

  1. Olá
    eu já assisti o book trailer varias vezes e não canso de conferir. Quero muito fazer a leitura desse livro e adorei poder ler seus comentários a respeito. A edição é linda mesmo, mais um motivo para eu adquirir um exemplar <3
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele, tudo bem?
    Esse livro deve ser incrível, como todos os livros dessa editora parecem ser. A diagramação é perfeita e o seu conteúdo sombrio e espiritual me deixa super curiosa para conhecer a história. Sem falar que amo quando os autores colocam culturas diferentes pois dessa forma podemos conhecer um pouco dela. Li poucos livros envolvendo fantasmas, mas é um tema que acho interessante e espero conhecer em breve e amar como você.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bom??
    Não conhecia o livro e nem a escritora, mas que capa mais maravilhosa e essa sinopse perfeita demais também. O livro deve ser muito perfeito e eu fiquei muito curiosa para saber mais sobre a Li Lan e como ela passa por tudo o que acontece, seria uma leitura completamente nova para mim, já que eu conheço muito pouco sobre esse tipo de literatura oriental
    Beijos
    http://escritores-fantasticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem??
    Fico feliz que você tenha gostado desse livro, eu amei cada palavrinha dele. É tão gostoso poder conhecer um pouco mais sobre a cultura de outro povo. Sem falar nessa fantasia toda que o livro tem, eu o devorei em uma sentada só kkkkk. Amei sua resenha, fez jus ao que o livro é.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu sou louco para ler algum livro da Dark diva Side. Sempre vejo ótimas críticas à cerca dessa obra. Tudo nesse livro me encanta, de sua sinopse a esse projeto gráfico da capa que está um verdadeiro arraso. Fico feliz que você seja mais um que amou por de mais o enredo e como ele foi escrito. Espero poder ler ele super em breve. Adorei suas considerações
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiii,
    Eu comprei esse livro só pela capa e pela diagramação, fiquei apaixonada de verdade, mas comecei a ler e o inicinho não me convenceu muito rs.
    Agora acho que vou ter que dar mais uma chance para ele né?
    Muito legal a maneira como o livro te cativou e espero que quando eu resolver lê- ló de verdade eu acabe me apaixonando também.

    Beijinhos...

    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro mas aindabem que gostaste dele assim tanto, ao ponto de favoritar! :) Contudo, não me convenceu muito pelo género.

    Mas e bom que nos prenda, so e pena também que seja difícil de assimilar a informação toda! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Michele,
    Estou muito curiosa para ler esse livro. Até hoje só vi elogios para ele e a vontade só aumenta, uma pena que ainda não comprei meu exemplar. O que mais chama minha atenção nesse livro é que não temos um romance, mas, sim, algo acontecendo no mundo espiritual. Adorei sua resenha e só aumentou a minha curiosidade de ler o livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Achei a premissa do livro bem interessante e inovadora.
    Fiquei pasma quando li que isso realmente acontecia no passado na cultura asiática e que o casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto dos maridos já falecidos. Fiquei intrigada para saber mais detalhes sobre preço alto a pagar por Li Lan.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Ainda não li nada da DarkSide, mas tenho uma lista enorme de livros dele que quero comprar e esse é um deles. A sua resenha me deixou muito intrigada e como tenho o PDF dele aqui, acho que vou começar a lê, mas quero o físico e essa é a razão pela qual ainda não comprei ele kkk

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu acho que nunca li um livro de uma autora com ascendência oriental. Acho que se um dia eu ler, vou ficar imaginando o sotaque oriental ao ler os nomes dos personagens. Vai no mínimo interessante. Vou procurar saber mais sobre a noiva fantasma, até porque sua avaliação foi muito boa. Gostei da resenha!
    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Assim como você eu me vi fascinada com a leitura desse livro é tão intensa a gente se vê no lugar da Lin eu sentia a impressão de estar com ela no mundo dos mortos pensando em como ela ia fazer para retornar ao corpo sentindo raiva dos personagens que a atormentavam.
    E que romance lindo <3
    A Darkside fazem as melhores edições e eu não consegui fazer o Origami.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Esse livro foi muito recomendado por uma amiga mas lendo a sinopse não me encantou muito (acho que por não ser fantasia ajudou).
    Apesar disso, sua resenha conseguiu me deixar com uma pontinha de curiosidade, principalmente quando cita que é uma prática que acontecia e incrivelmente acontece ainda. Desconhecia essa cultura e essa informação deixa tudo muito mais interessante.
    Beijo

    http://muitoamorpelaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Quando vi esse livro pela primeira vez eu fui pesquisar sobre esse ritual, gente é uma coisa bem sombria e muito interessante. Casar com uma pessoa morta não tem nada de comum. Tenho muito curiosidade de ler esse livro e saber como a história de Li e Lim vão terminar essa história.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sté.
    Eu vi esse livro a primeira vez quando minha prima (de 13 anos) ganhou ele de presente de Natal. Eu já tinha ficado louca pela capa, imagina pela sinopse! Nunca li, mas já baixei o livro para ler e adoraria tê-lo na minha estante. É ótimo sair da rotina e conhecer um novo roteiro.
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  16. Oie, quando vi esse livro não sabia do que se tratava, e agora estou bastante curiosa, é um tema muito criativo e bem bolado pela autora, nunca vi nada parecido.
    desejo muito alguns livros da darkside, eles são lindos demais e tem histórias maravilhosas, pena que ainda não comprei nenhum pois fico enrolando, mas esse com certeza será um dos primeiros da lista

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas isso é algo que está prestes a mudar. Estou totalmente fascinada por ele e sua resenha me interessou ainda mais.
    Sou amante de temas Darks, mas este me surpreendeu.
    Concordo com você sobre a parte da originalidade.
    A capa é realmente linda e mal posso esperar para ler esta história.
    Beijos, Mila

    Viagem Literária

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    O livro nunca me chamou a atenção até agora. Achei a premissa interessantíssima e como essas coisas orientais me agradam muito fiquei louca para ler.
    Apesar de ter um toque meio sombrio acredito que essa trama espiritual ira muito me agradar. Tomara que eu fique encantada tanto quando você ficou.
    Eu não dava nada por ele. Acho que por isso nunca me atentei para ler nem a sinopse. rsrsrs

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Nossa, que premissa sensacional! Não conheço nenhum livro que tenha o mesmo estilo de enredo e fiquei muito curiosa pra saber mais sobre a trama. Conhecia o livro somente pela capa, que é linda, e não imaginava que fosse isso tudo que você descreveu na resenha, que aliás esta ótima.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  20. Gente! Eu adorei, sério! Inicialmente a sinopse me lembrou muito a animação A Noiva Cadáver, e apesar disso, mostra um enredo totalmente novo. Adoro livros de fantasia e sobrenatural, embora não leia muitos com esse tema. A Darkside tem se mostrado muito competente com lançamentos de livros, e essa capa maravilhosa? Entrou pra minha wishlist com certeza.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Já li várias resenhas do livro e que me deixaram curiosa tanto quanto a sua. Vi muitos elogios a escrita e muito me interessei por essa temática de espíritos, mesmo não lendo nada ainda sobre. A DarkSide nunca decepciona mesmo e que bom que gostou do livro. Boa dica, beijos.

    ResponderExcluir
  22. A temática desse livro é mesmo muito original. Se casar com alguém que morreu? Oi? Como assim? Fiquei com um pé atrás sobre como essa história vai se desenrolar mas obra parece ser tão bem escrita e fora dos padrões românticos que acho que daria uma chance. Sem contar a edição, que está linda, como todas da Darkside.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oiee Michele ^^
    Eu sou doida para ler esse livro! Não só pela capa, que, convenhamos, é LINDA, mas também porque eu só vi coisas boas a respeito dele. E olha que nem é o tipo de livro que eu estou acostumada e que gosto de ler...haha' Também gosto da cultura milenar ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir