19 julho 2016

[Fale♥14] Acho que eu vi por aí




Com o crescente número de publicações de livros por aí, é mais do que normal encontrarmos capas de livros iguais / parecidas. Isso se deve ao uso do banco de imagens. Boa parte das editoras preferem usar uma arte quase pronta do que fazer uma do zero, dá menos trabalho e na maioria das vezes agrada os fãs. Não vejo nenhum problema nisso, mas tem algumas obras que chegam a confundir o leitor sobre a identidade da obra. Ao se pensar em tal livro, e vermos outro, acaba por tirar a identidade deixando de ser único.

Querendo ou não, a primeira coisa que o leitor faz é olhar a capa, e quando acontece de ter capas iguais / parecidas, dá quele pequeno buguê na nossa cabeça até identificarmos, antes mesmo do título, que não é aquele livro que já conhecemos.

Trouxe aqui, uma seleção de cinco capas praticamente iguais, onde foi mudado pequenos detalhes como posições, sombreamento, posições invertidas, etc. Espero que gostem, e deixem nos cometários se lembram de alguma capa que já viu por aí.


Roube meu coração || Um sonho perfeito



Corações Sagrados || A Vidente 




Apaixonada por você || Amor não escolhe idade



A Guerra dos Fae || O Senhor da Luz



Insaciável || O despertar da  Meia-Noite

9 comentários:

  1. Oi linda, tudo bem?
    Caramba, não tinha percebido tais capas que são realmente as mesmas imagens só que reproduzidas de formas diferentes. Sim, dá mesmo para confundir dependendo até porque os livros possuem quase o mesmo gênero. Espero ficar esperta nisso porque como sou uma lerdinha, posso até comprar o livro errado, adorei seu post, aprendi mais uma! haha
    beijinhos!
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caramba, não sabia realmente que usavam capas assim, achei que criavam do zero. Que grande decepção, mas infelizmente, é o que mais vemos não é? Em relação a primeira, eu prefiro a da Susan, até porque todos os livros dela seguem o mesmo padrão de capa e este ficou muito bom. Alguns sombreamentos ficaram estranhos, mas estou surpreendida com a capacidade deles conseguirem mudar poucas coisas e ainda assim torná-las diferentes.
    Abraços!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Gente, eu realmente não havia percebido que existia capas tão parecidas. Tipo, elas se parecem muito mesmo, praticamente só muda alguns efeitinhos ali, outros aqui, mas tirando isso são muito parecidas. Bom, eu realmente gostei mas de umas do que de outras por mas que sejam iguais. Só que Insaciável || O despertar da Meia-Noite eu realmente fiquei na duvida qual mas bonita, pois amei ambas! Adorei teu post, descobrir coisas que nem imaginava


    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
  4. oii
    menina to chocada!
    hahaha
    Mas que falta de criatividade dessa gente!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Caraca, eu já tinha reparado nisso antes, mas não nesses livros que você citou em específico kkk Eu particularmente detesto o fato de haverem capas tão semelhantes, sei lá, eu sei que o processo de produção de um livro é demorado e trabalhoso demais, mas a capa é o cartão de visitas de um livro e eu prefiro uma capa ilustrada do que uma tão parecida com as outras como esses exemplos que você citou. Prefiro que ela tenha apenas o título escrito do livro se for o caso, do que o mesmo modelo de rosto/corpo que outros.

    As Crônicas de um livro Viajante

    ResponderExcluir
  6. Que post mais interessante! Adorei! E gente, as pessoas estão precisando de criatividade viu? Eu já vi algumas por aí, mas agora não me lembro os títulos... Essas eu não conhecia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oieee
    caracaaaaaaaa que legal esse post hahahaha adorei saber sobre as capas que são mega parecidas e ás vezes nós nem nos tocamos, putz, conhecia quase todos os livros dai

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, eu acho que a capa é muito importante para um livro, ele é a porta de entrada para a história que saberemos se é bom ou não, mas esses bancos de imagens é muito ruim, e acaba que esses obras que vc citou fiquem esquecidas, por terem capas iguais.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Já vi algumas parecidas, mas não me lembro de nenhuma idêntica assim.
    Por isso prefiro capas com ilustrações.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir