28 junho 2016

[Fale♥13] Literatura em todos os lugares


Por muito tempo as pessoas tem levado, erroneamente, que a literatura é algo chato e massante. Dados de pesquisas são lançados de tempos em tempos, sempre nos desanimando com a decrescente taxa de leitores do Brasil. O número exorbitante de pessoas que comparecem a eventos como Bienal do Livro estão ai para dizer o contrário.

Nós leitores, estamos a cada dia querendo mostrar o quanto amamos nossos preciosos livros e o quão bom é pegar um exemplar e se perder em meio as páginas. O problema é que isso não é suficiente.






Em uma época onde temos um vasto conteúdo e extremamente acessível na internet para filmes, séries, jogos, etc... infelizmente a literatura é minoria. Só quem realmente se interessa vai atrás de uma resenha de um livro que acabou de lançar, mas muitos acessam o google para pesquisar uma crítica de um filme em cartaz. O contraste é gritante.

Com esse prospecto a literatura tem que estar em todos os lugares, e cabe a nós leitores propagarmos como se fosse um vírus. As pessoas precisam perdem esse preconceito de que "ler é coisa de gente que não tem o que fazer" ou, "pra que ler o livro se tem o filme?". A literatura é legal e nos leitores temos que mostrar isso, e felizmente já temos visto isso nas ruas ou em artigos de casa. São diversos meios que propagam-na, desde uma estampa de camiseta á uma canaca personalizada.

Aquela pessoa que passa na rua e vê uma camiseta com uma estampa "diferente" fica curioso e deseja conhecer de onde veio. Não é ser nerd ou careta, é ser diferente e mostrar que ser um bookholic é ser descolado. Felizmente temos várias empresas no mercado que estão dando espaço para nossa voz, como a Poeme-se.

A Poeme-se conta com um acervo imenso entre camisetas, canecas, bottons, ecobags, cadernos, etc. Tudo personalizado com temas da literatura clássica e poesias. A empresa acredita que é precisamos “ver” literatura em todos os lugares, disputando o imaginário das pessoas, dessa forma atrai a curiosidade de quem vê. 



            
(clique na imagem para ser redirecionado á loja)



            
(clique na imagem para ser redirecionado á loja)

             
 (clique na imagem para ser redirecionado á loja)






Vale super a pena dar uma conferida na loja virtual pois ficarão impressionados com a quantidade e diversidade dos produtos. Eu desejo que a cada dia mais possamos semear a literatura e mostrar que não existe limites para a imaginação, e desejo que a literatura esteja em todos os lugares hoje e sempre!!!


10 comentários:

  1. Bom saber sobre essa pesquisa. Já fui para cinco bienais, e sei que dá muita gente. Em certa regiões do Brasil eles vendem os ingressos. Aqui em Fortaleza é gratuito já que o centro de convenções é enorme.
    amei seu blog, você conseguiu uma fã!
    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, que legal essa pesquisa! Pois é, eu faço parte do Centro Oeste e somente conhecia pessoas que liam porque participei de vários concursos da biblioteca da minha escola. Foi somente criando o blog que eu consegui encontrar mais pessoas que liam e que realmente gostavam de literatura. Fico muito feliz em saber que os números estão mudando e acredito que precisamos incentivar mais ainda a leitura.
    Beijos.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o post, super completo! Eu já conheço a Poeme-se, sendo que já comprei uma caneca e duas camisetas,sendo que uma foi para presente. Recomendo muito o trabalho deles e acho ótimo que a literatura esteja em todos os lugares. Tem que ser uma luta constante! Vou dar mais uma olhadinha na loja virtual, porque nunca é demais né?!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?

    Os produtos dessa loja são lindos! Mas não gostei muito por só terem mais de livros clássicos... Eu sei, não sou muito fã deles, mas eu adoro usar camisas com estampas de livros ou frases.

    Abraços,
    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu como futura professora quero fazer de tudo para incentivar meus alunos e se perderem no mundo mágico dos livros e espero conseguir isso, adorei as camisas, darei uma olhada.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Conheci a Poeme-se recentemente e já estou louca por algumas estampas ♥ Não sei de onde tiram que "brasileiro não gosta de ler", tendo em vista as estatísticas lá em cima. Tudo bem que alguns lugares possuem uma média ainda baixa, mas acho que o número crescente de eventos literários e livros adquiridos são um aumento e tanto, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu acho vergonhoso esses números de leitores no Brasil, ainda que venha crescendo a quantidade de pessoas que leem, o número é absurdamente pequeno para o tamanho da nossa população. Sobre a Poeme-se eu já a conhecia, porém eu acho que falando sobre a literatura na totalidade, eles ainda estão em falta pois a maioria de seus artigos é voltada apenas para a poesia. Achei interessante você falar que as pessoas ficam curiosas ao olharem uma frase de camiseta e isso é mesmo verdade, mas no caso de mostrar que um bookacholic também é descolado não é bem o caso da loja, já que para bookaholics mesmo quase não tem produtos. Claro que eu acho as coisinhas de lá muito lindas, fiquei encantada com as canecas e batas, mas senti falta de frases de autores famosos de diversos gêneros e também aquelas frases marcantes de grandes obras.

    ResponderExcluir
  8. Oi Stéfani,
    amei o post, que além de lindo está super informativo. Amei mais ainda saber que o nordeste está acima da média nacional em alguma coisa boa. Já tinha lido uma outra postagem que falava a respeito dessa loja e fiquei super empolgada com a ideia, empolgada é pouco, estou loucamente desejosa de vários produtos, infelizmente anda sem grana para investir nesse tipo de felicidade, mas já anotei o site e assim que tiver condições vou dar uma passada por lá.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  9. Caramba, fiquei surpresa. Seria capaz de apostar que a maioria dos leitores do país estaria na região sul ou sudeste. E infelizmente o sul é a menor porcentagem, nunca iria imaginar. Mas o bom das pesquisa foi ver que temos leitores sim. Ainda somos poucos comparado com outros países, mas existimos, e isso é muito bom. Eu tenho muita esperança que com o tempo sejamos muitos mais. Ah, e a poeme-se é ótimo, tenho alguns produtinhos dela e adoro.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Tá todo mundo falando da Poeme-se e estou me sentindo compelida a comprar alguma coisa lá. Amei a matéria inicial do post porque amo estatísticas e me surpreendi com os dados. Quanto ao conteúdo da Poeme-se, realmente são de muito bom gosto!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir