01 junho 2016

[Fale♥12] Parei de comprar livros (Compulsivamente)


Oi gente *---*

Esse fim de semana fiquei bem triste quando percebi a quantidade imensa de livros que eu tenho na minha estante sem ler. Isso me causou até mesmo preocupação pois nem quero ler mais a maioria deles. Para vocês terem uma ideia tenho 212 livros na minha estante e somente 130 desses foram lidos. Desses 82 não lidos, somente 45 quero realmente ler.

Fiquei pensando como as coisas ficaram dessa maneira e cheguei a conclusão que eu não posso ver uma promoção. Quero deixar claro para vocês que nos últimos meses dei uma maneirada na quantidade de livros que estava comprando mas somente agora que realmente me toquei.

Sabe aquelas promoções maravilhosas do Submarino de 5 livros por R$50,00 reais ou 3 livros por R$30,00? Me cabei nelas. Já comprei de 10 livros de uma vez e nem queria lê-los de verdade. Era como se a quantidade de livros que eu tivesse na minha estante fosse mais importante do que querer ler.  Nisso foi virando uma bola de neve, e aqui estou eu com 82 livros parados.

Também não é como se tudo foi comprado de uma vez. Foram  anos até chegar aqui e atribuo esses 37 livros que não quero mais ler ao meu gosto que mudou ao longo desse tempo. Alguns são juvenis outros eróticos, e hoje já não sinto mais vontade de ler esses gêneros.

Diante disso tomei três decisões que irei cumpri religiosamente. A primeira é que irei vender, ou doar esses livros parados. Tem uma biblioteca pública na minha cidade no qual já doei livros e tenho certeza que serão muito melhor aproveitados do que em minha casa sem uso, pois eu penso que o intuito de um livro é ser lido e apreciado.

A segunda medida é quanto a compra de livros. Vou comprar livros sim, mas quero comprar somente os que realmente quero ler. Fica até dificil não comprar com a quantidade de lançamentos maravilhosos desse ano. Também só vou comprar se for para ler naquele mês especifico. Por exemplo, o mês de maio minhas leituras estavam completas e quero muito ler A Mentira Perfeita da Carina Rissi, não comprei o livro pois não conseguiria ler agora então deixei para comprar em junho.

A terceira e última medida é que irei ler esses livros durante os próximos meses. Não sei se até o final do ano lerei todos, mas irei incluir todos os meses pelo menos três deles e para isso quero a ajuda de vocês. Fiz uma seleção com oito títulos e gostaria que vocês votassem em três para serem lidos no mês de junho.

Conto com a ajuda de vocês pois se for deixar pra eu escolher não irei conseguir pois sou mega indecisa e vai acabar que não lerei nenhum deles. Então gente, por favor escolham três livros dos citados abaixo.


DAMA DA MEIA NOITE DAMA DA MEIA NOITE DAMA DA MEIA NOITE DAMA DA MEIA NOITE
DAMA DA MEIA NOITE DAMA DA MEIA NOITE DAMA DA MEIA NOITE DAMA DA MEIA NOITE

Acho que eu não sou a única pessoa que se viu com a estante cheia de livros sem ler. Eu cheguei no meu limite, mas e vocês? Adorarei saber a opinião de vocês sobre esse assunto, deixem nos comentários que lerei cada um deles com muito carinho.

19 comentários:

  1. Oi! Sei exatamente o que está passando, é um saco comprar um livro sem querer ler ele depois. Por isso estou até sorteando um que está esquecido na minha estante. Se eu fosse você leria A Sereia, que parece ser bem legal, Minha vida mora ao lado que também é muito cativante e os 13 porquês, que é um livro que você PRECISA ler!
    Boa sorte!
    Beijão.
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  2. Pode ter certeza que você não é a única não. Eu já passei por isso também, comprava direto mesmo e nem queria saber quantos livros eu ainda não tinha lido na estante. Chegou um momento que eu percebi que precisava colocar a mão na consciência. Nao foi fácil, mas hoje compro no máximo três livros por mês.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oii td bem? eu te entendo, tenho mts livros ak tmb q comprei e nem comecei a ler. Eu tomei a decisão de comprar só quando eu tiver lido tds hahaha bjs
    https://cantinhodopanda.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Eu também parei de comprar livros, toca aqui 0/ Na verdade eu comprei dois este ano, um para a escola e outro de presente para uma amiga, mas não conta...kkkk' Percebi que mais comprava do que lia, e comecei a me sentir incomodada de ver tanto livro parado, tanto que eu cheguei a doar e vender alguns. Minhas mãos ainda coçam toda vez que vejo uma promoção ou algum livro novo que me interessa, mas precisamos ser fortes \0/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Eu também me acabei nessas promoções do Submarino mas consegui ler todos os que comprei. VocÊ realmente está no limite, são muitos livros sem ler e achei legal a sua ideia de doar para a biblioteca. No caso de venda, dependendo dos livros eu até que posso ver se compro alguns que me interessarem. Bom, vamos te ajudar então rs Você pediu 3 livros né? então vamos lá... MInha vida mora ao lado. A Noiva é tamanho 42 . Os 13 Porquês

    ResponderExcluir
  6. Oi Stefani, eu te entendo completamente! eu também era uma compradora compulsiva, agora esse ano eu dei uma parada kkkk mas as promoções do submarino também me deixavam louca! olha desses livros que você separou, eu te indico Os 13 porquês, Cartas de amor a Paris e A noiva é tamanho 42. Não li nenhum deles, mas já ouvi muita coisa boa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie.
    Que leitor não passa por isso né? Eu tenho na estante uns parados e estou elegendo uns ganhadores para ler durante as férias e fazer com que a fila ande um pouco, quanto a escolher... Olha Sombra e ossos é sensacional, uma das minhas queridinhas, de resto indico Os 13 porquês e Minha vida mora ao lado.
    BJs

    ResponderExcluir
  8. Olá Stéfani,
    Não é só você que tem milhares de livros em casa para ler e que não tem mais interesse em muitos. Estou nessa situação, mas não sei quantos livros tenho e não quero mais ler rs.
    Há um bom tempo não compro livros no impulso. Na verdade, tenho comprado apenas livros digitais e lendo assim que chegam. Espero que você consiga atingir esses três objetivos. Adoraria ver as resenhas de A Sereia, Minha Vida mora ao lado e Os 13 Porquês.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?

    Eu estou numa situação bem pior que você, pois a minha lista está em quase 200 livros não lidos. Pior é que eu leio bastante, mas acabo lendo muitos e-books. E apesar das promessas de não comprar mais livros, eu acabo comprando algum. Porém, mudei isso radicalmente esse ano: agora penso MUITO bem antes de comprar um livro e só se for muito desejado mesmo. Normalmente estou comprando somente de duas editoras que eu amo e estou deixando o resto de lado. Preciso fazer como você e me comprometer a ler os livros que tenho parado ou doá-los.

    Da sua lista escolho: Os 13 Porquês, A Sereia e Sombra e Ossos. Boa leitura <3

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu também parei de comprar compulsivamente. Eu nunca fui alguém que tem muito dinheiro, além do meu salário mesmo, e acontece que ano passado me vi comprando todo mes nessas promoções de 10 reais livros que não precisava, e parcelando infinitamente com o cartão do submarino, conclusão: virou uma bola de neve.
    Agora quando compro 2 ou 3 livros já é muito, e estou dando prioridades aos gêneros que mais gosto e super ofertas.

    Leia A sereia e os 13 porquês, vejo ótimas recomendações deles

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Acho que tô em pior situação que você. Tô com 289 livros na estante e desses, só uns 80 foram lidos. Acredite, eu tinha mais, é que já vendi os meus outros livros lidos. Só vendendo consigo mais espaço na estante. E também fico nessa compulsão de comprar na promoção mesmo quando nem quero tanto o livro. É difícil de conseguir parar, viu :(
    Escolho os livros: A Sereia, Os 13 porquês e A noiva é tamanho 42.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Sei exatamente o que está se passando, porque passei por algo parecido há uns meses. comprava e comrpava só pra mostrar as vezes no book haul, mas não tinha taaaanto interesse assim em ler. Graças a Darth vader consegui aprender e to me controlando. te indico A Sereia, Sombra e Ossos e a luva de cobre. :D

    ResponderExcluir
  13. Eu não vejo como problema o fato de comprar mais livros do que consigo ler, pois acho que isso acontece com todos que amam ler. Aos menos com todos os amantes da leitura que conheço isso ocorre, incluindo a mim mesma. E os livros estão ali, um dia os lerei. Mas eu também tenho uma teoria: creio que algo só é saudável quando nos dá prazer. Se você se sente incomodada com esses livros parados em sua estante, acho que talvez se sinta melhor maneirando um pouco mesmo, nem que seja por um tempo, até botar a leitura em dia. Quanto aos livros que não lhe interessam mais, troque no Skoob por outros de que você goste. Comigo isso raramente acontece, porque, embora eu goste muito de comprar livros, nunca compro por impulso, eu escolho bem os livros antes de comprá-los, então raramente me desinteresso por eles. Além disso, tenho um gosto muito eclético, gosto de quase todos os gêneros. Gostei do seu post, traz uma reflexão muito pertinente aos amantes da leitura.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu comprava bem mais livros, e hoje em dia, só compro alguns de coleção. Passei a comprar apenas os ebooks, pois ocupam menos espaço fisico. Mas ainda passo por esse problema de ter muitos livros na estante sem ter lido, e alguns que não tenho interesse de ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Então, estou na mesma situação que você! No começo do ano percebi que tinha MUITOS livros parados na estante e que a grande maioria eu queria ler mas não tinha tempo, então já viu né? =/ Tentei fixar uma meta de compras mas estou falhando miseravelmente rs Dos livros que você listou, precisa ler Os 13 porquês, esse livro é incrível!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho muito mais livros não lidos que você, mas tirando alguns que foram enviados de parceria sem que eu solicitasse, quero ler todos... rs... andei diminuindo as compras também, mas não consigo simplesmente não comprar nada, mesmo que não vá conseguir ler agora. Bem que eu queria ter a sua força. Aconselho que leia Sombra e Ossos, essa é uma das minhas trilogias preferidas! Também gostei muito de A luva de cobre, mas como você não anda muito interessada em juvenil não sei se seria uma boa escolha.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Te entendo perfeitamente, tenho muitos livros aqui sem ler. Por um lado por falta de tempo por causa dos livros de parcerias e por outro tem alguns que assim como você eu não estou com vontade de ler. E isso me fez refletir muito. Tenho me contido mais para comprar, acho que a última loucura assim que fiz foi na Black Friday de 2014 da Submarino que comprei vários livros e não li nem metade deles ainda. Você me fez refletir e acho que vou pensar melhor sobre isso e decidir o que eu faço com os livro que não quero ler, pois de nada adiante eu me forçar a leitura. Seja forte e tenha foco, você vai conseguir ler estes livros parados!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não compro livros faz um bom tempo, justamente porque tenho vários não lidos e não gosto disso, mas também porque com as parcerias eu quase não tenho tempo pra outros livros, alem de que a maioria que quero eu já recebo, então sem compras kkkkkk Mas não é fácil, essas promoções malucas ai mexem com a gente, né? Bom, nunca li nenhum dos livros citados, mas indico você ler "Os trezes porquês", "minha vida mora ao lado" e "a noiva é tamanho 42", isso porque são livros que tenho curiosidade, então gostaria de ver resenha aqui o/ kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Sou bem compulsiva quando o assunto é comprar livros. Sempre compro mais do que consigo ler e ainda tem os que recebo de parceria...
    Ainda não me desfiz de muitos por achar que posso querer dar uma nova chance, mas já dei vários que estava muito tempo parados na estante...
    Estou me segurando melhor na hora de comprar então esse ano foram poucas as compras até agora.
    Amei minha vida mora ao lado. É um livro um pouco lento, mas apaixonante e que merece uma chance!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir