24 maio 2016

[Resenha] A Lâmina da Assassina - Sarah J. Maas


Título: A Lâmina da Assassina
[ Trono de Vidrp #0.5 ]
Autor (a): Sarah J. Maas
Páginas:406
Editora: Grupo Editorial Record
Skoob || Encontre
4 ESTRELAS
Sinopse: Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas?
Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.
Resenhas Anteriores
Trono de Vidro #2 - Coroa da Meia-Noite


- - - - A resenha a seguir pode conter spoiler do primeiro e segundo livro da série Trono de Vidro.- - - -

A ASSASSINA E O LORDE PIRATA
A ASSASSINA E A CURANDEIRA
A ASSASSINA E O DESERTO
A ASSASSINA E O SUBMUNDO
A ASSASSINA E O IMPÉRIO


O livro começa nos mostrando uma garota meio superficial que acha que pode vencer qualquer um a qualquer hora e em qualquer lugar. Todos nos que já lemos os primeiros livros sabemos como Celaena é forte e realmente merecedora do titulo de Assassina de Adarlan, mas na época em que se passa esse livro Celaena ainda era uma assassina iniciante e precisava aprender algumas coisas.

O crescimento da personagem passa diante dos nossos olhos tornado Celaena na personagem que conhecemos, Depois da bomba que me deixou mega curiosa no final de Trono de Vidro e a Coroa Da Meia-Noite eu achei que Maas não podia me deixar mais curiosa para ver o desenvolver dessa estória, caros leitores, eu estava extremamente enganada.

"Flavia Lima comenta sobre A Lâmina da Assassina (Comentário de um leitor da série):

Sobre Lâmina, eu acho que de todos os extras de todas as séries foi o que mais me chamou a atenção. Não sei bem se foi por causa da Sarah que é naturalmente diva, porque mostrou uma parte da vida da Cel que ninguém imaginava existir, ou se porque as revelações foram bombásticas demais pra mim dkdjdjdjdijdis. Mas eu costumo dizer pra todo mundo que eu obrigo a ler ToG, que deve SIM ler Lâmina. É meio cabuloso? Com certeza, vai chocar alguns, mas o livro é único por isso mesmo. Aquele choque de revelações e informações. Por favor, engulam esse livro se puderem, é realmente muito bom."

Logo na primeira parte - A Assassina e o Lorde Pirata - Celaena se mostra mais arrogante do que a conhecemos, típico de uma adolescente de dezesseis anos, sua adversidade com Sam que todos já sabemos que foi seu primeiro amor, é total. Ela o odeia e inicialmente achamos que ele também a odeia, mas juntos eles fazem o inesperado para dois assassinos, salvam a vida de vários escravos.

Com o desenrolar da estória Celaena vai mostrando uma grande mudança em sua personalidade, mesmo quando é mandada para o desesto vermelho lar dos assassinos silenciosos, Celaena tem a inteligência de sair de cada enrascada em que se encontra e ainda sobra tempo para ajudar as pessoas a sua volta.

"Beatriz Martins comenta sobre A Lâmina Assassina (Comentário de um leitor da série):

O livro me fez exergar melhor a Cel e saber por tudo o que ela passou antes de chegar as Minas de Sal. A cada página que: me levaram à libertação dos escravos, a traição de sua única amiga, a traição de seu mestre e protetor, a felicidade por encontrar alguém que a amasse e depois perder essa pessoa, me fez ver o quanto ela é forte e o quão "humana" ela é, apesar de ser uma assassina. Lâmina me fez entender ela em um todo... dos seus motivos pra agir como age nos livros e o motivo dela ser "a morte em pessoa."

O que deixa todo fã da saga com água na boca e Maas soube usar muito bem isso, foi o romance de Celaena com Sam. Todos que gostaram dessa série sabem como Celaena ficou destruída pela morte de Sam e como ela era silenciosa sobre esse assunto, Maas nos mostra como esse amor nasceu e como ele morreu, e podemos a partir desse livro supor quem traiu Celaena, mesmo que ela não queira acreditar.

Mesmo longo para um livro 0.5 posso lhes dizer que esse foi um livro crucial para o desenvolver da estória. Ele nos mostra o caráter irrefutável de Celaena, mesmo sendo uma assassina temida ela sempre foi uma pessoa que pensa em todos, e com certeza ela é a única que pode salvar todos do rei, a princesa perdida mostra a todos nos que mesmo que ela não queira, é impossível ela deixar todos para trás quando um vilão como o Rei esta na jogada.

"Letícia Bortolanza comenta sobre A Lâmina da Assassina (Comentário de um leitor da série) :

Desolador. Basicamente um choque de realidade com uma Celaena que já estávamos habituados nos livros anteriores. Sarah conseguiu mesclar varios sentimentos em um unico livro, brincando com nossas expectativas mesmo quando o final ja era conhecido. Apesar de todos os pesares sem dúvida alguma uma otima historia"

Espero que todos vocês amem esse livro como eu amei, e mesmo para aqueles que não gostam do gênero, bom espero que vocês leiam os primeiros capítulos do primeiro livro pois irá te surpreender e viciá-los nessa estória que foi muito bem escrita. Minha lista de favoritos sofreu uma grande mudança depois de ler essa serie meus queridos leitores.

Sou suspeita de recomendar, porém espero que vocês leiam pois esse é um ótimo livro. E para todos que me deram suas valiosas opiniões, Flávia Lima, Beatriz Martins e Letícia Bortolanza. Eu agradeço do fundo do coração, e obrigado ao grupo "Trono De Vidro By Sarah J. Maas" por me aceitarem e de certa forma me ajudarem a conseguir esses comentários ótimos.

16 comentários:

  1. Também sou suspeita para recomendar a obra, especialmente porque virei fã da autora e dessa série especial. Adorei muito seus comentário, ainda mais porque você conseguiu descrever bem suas emoções. Esse é mesmo um livro crucial para o desenvolvimento da história.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando li esse livro não entendi muito o foco da autora em alguns personagens secundários que Cel nunca mais viu, mas ai eu li A Rainha Das Sombras e entendi que se não tivesse lido A Lâmina da Assassina eu teria ficado perdida kk realmente incrível como a Maas fez tudo se encaixar perfeitamente...

      Excluir
  2. Olá
    Sou a louca que todos dos os livros dessa série que já foram lançados e nunca leu nenhum haha
    Falta de tempo e disposição para ler todos,mas já gostei da personagem principal e da sua personalidade e tenho certeza e vou virar fã da autora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Michele, tudo bem?
    Eu não li sua resenha inteira pois fiquei com medo de pegar spoilers, estou com o primeiro livro da série aqui em casa e pretendo ler em breve. Mas peguei alguns trechos e deu para perceber que a protagonista é mesmo uma personagem incrível, pois mesmo sendo assassina não toma atitudes egoístas e pensa no bem-estar de todos, o que é algo bem legal. Espero gostar do livro também.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Michele, Nunca li nada da Sarah e me sinto morando embaixo de uma imensa e pesada pedra, por ainda não poder opinar sobre seus livros com alguma propriedade. São tantos elogios e tantos admiradores que a sensação de estar perdendo alguma coisa importante é muito forte. Adorei sua resenha e anotei a dica e espero que em breve eu possa sair da caverna da ignorância e poder ler alguma coisa desta autora tão amada e elogiada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Li só os dois primeiros volumes dessa série e estou ensaiando ainda para ler o terceiro. Confesso que fiquei bem empolgada com esse porque fala do amor do passado dela e me surpreendi em saber que a princípio eles se odiavam é assim como você também acho ela misteriosa nos livros quanto a esse passado. Enfim, pretendo ler muito em breve.

    Everton Equipe Rillismo

    ResponderExcluir
  6. Oi Michele
    Infelizmente essa série não me atrai.
    Gostei da sua resenha e sei bem como é quando gostamos tanto de um livro que ficamos sem saber se exageramos na indicação.
    Mas muitos amam essa autora então saiba que está tudo perfeito aqui.
    Valeu a dica ;)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Olá Michele,
    Estou louca para ler esse livro. Adorei saber da existência dele, pois fiquei muito curiosa em relação ao passado da Celaena e acho que esse livro é muito interessante.
    Fiquei curiosa para ler sobre o relacionamento dela com o Sam.
    Fico feliz que você tenha gostado e indique o livro. Eu já quero ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu nunca li nenhum livro dessa série, mas vontade não me falta! É lendo resenhas como a sua que minha mão fica coçando para comprar logo o primeiro livro e começar, pois eu já adoro o gênero de fantasia, e por saber que a cada livro a autora tem mais criatividade e mais desenvoltura com os personagens eu fico com mais vontade ainda de ler a série.
    Adoro quando os livros intermediários complementam os outros da série, e nãos omente estão ali de enfeite como acontecem em várias séries que acompanho

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Ainda não li nenhum dessa serie,tenho o Trono de Vidro,estou querendo primeiro comprar os outros e ler assim um atrás do outro.
    Já faz um tempinho que estou querendo ler essa serie... E por conter alguns spoilers quis pular pra ter a surpresa quando eu iniciar a leitura :)
    Amo as capas desses livros..um mais perfeito que o outro!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/05/resenha-o-quarto-dia-sarah-lotz.html#comment-form

    ResponderExcluir
  10. Helloo, Michele! Tudo numa nice?!
    Eu nunca li a série da Maas, há algum tempo eu tinha grande curiosidade em conferir suas obras, mas fui protelando e deixando de lado, colocando outros livros em prioridade na pilha. Mas quando lançou Corte de Espinhos e Rosas eu decidi que queria ler todos os livros da autora. Tenho esse vício de procurar sempre os mais recentes para depois procurar os outros livros do autor já publicado. De qualquer maneira eu comprei Trono de Vidro no ano passado numa promoção que teve, mas ainda está aqui, intocado na minha estante. Acho que isso se dá pelos comentários de spoilers que li por aí e porque não gostei tanto assim de Corte de Espinhos e Rosas. Mas eu pretendo conferir essa série o mais breve possível.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vi ótimas criticas a respeito dessa série, e confesso que morro de vontade de a ler, só não começo por falta de grana rsrs. Mas eu adorei a sua resenha! Foi ótimo saber que até esses "extras" são bem escritos e importantes para a série.

    ResponderExcluir
  12. Oi Michele, fico feliz em ver que você gostou do livro, eu para ser sincera nunca senti curiosidade em ler esses livros, seilá. Mas gostei da sua opinião e talvez um dia eu dê uma chance aos livros, vai que eu mude de opinião, né?

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/luz-camera-e-acao-19.html

    ResponderExcluir
  13. Eu conheci um pouquinho mais da história em um evento da editora que eu fui. Na época fiquei maluca pra ler, mas passou o tempo e acabei esquecendo do livro. Aí vem sua resenha e faz lembrar dele... Isso foi bom, apesar de ler por alto sua resenha, não quero pegar nenhum spoiler, percebi que sua opinião só veio reiterar a minha vontade de conhecer essa história.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Estou querendo ler esta série desde que foi lançado o primeiro volume, mas ainda não deu. Estão todos na minha lista, pois já li tantas resenhas positivas que penso que a série deve ser mesmo muito boa. Se tiver oportunidade, começarei ainda este ano a ler, que sabe até já emendo as leituras. As capas dessa série são fantásticas.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Oi fkir! Confesso que li sua resenha meio que por cima por causa do seu aviso sobre spoilers dos livros anteriores! Eu estou doida para começar a ler essa série e pretendo fazer isso ainda esse ano!
    A capa desse volume está linda como as outras!
    Bj

    ResponderExcluir