13 maio 2016

[Claquete Especial] 13 filmes para assistir na Sexta-Feira 13


Ninguém sabe ao certo quando surgiu a lenda da sexta-feira 13. Para alguns é um dia de azar e pressagiosos do mal e os pobres gatinhos que se dão mal por serem pretos. Não sou uma pessoa supersticiosa e nem acredito que certas coisas podem atrair azar para a vida de ninguém. Mas hoje eu acordei muito curiosa sobre como surgiu toda essa coisa do dia 13 que cai numa sexa-feira trazer azar. Como sou uma pessoa muito curiosa pesquei para saber mais a respeito e todas basicamente estão ligadas a religiões, mas especificamente sobre a morte de Jesus.

Jesus foi crucificado numa sexta-feira e antes disso fez a santa ceia com 13 participantes. Há também outras suposições sobre povos bárbaros e deuses pagãos. É bem interessante e vale a penar dar uma olhada mais a fundo no assunto.

Fugindo das explicações. Virou rito que nessa data praticamente todos os canais de televisão passem filmes de terror. Nada melhor que juntar os amigos e curtir um bom filme de terror quando na verdade o medo se torna momentos engraçados e lembranças gostosas. Reuni uma listinha de filmes que vocês podem assistir. Alguns são bem velhinhos e creio que podem até mesmo já ter assistido, mas mesmo assim é super válido rever.

1. Invocação do Mal

Harrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.



2. O Exorcismo de Emily Rose

Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem que deixousua casa em uma região rural para cursar a faculdade. Umdia, sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma alucinaçãoassustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Comoseus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que écatólica praticante, aceita ser submetida a uma sessãode exorcismo. Quem realiza a sessão é o sacerdotede sua paróquia, o padre Richard Moore (Tom Wilkinson). PorémEmily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre sejaacusado de assassinato. Erin Bruner (Laura Linney), uma advogadafamosa, aceita pegar a defesa do padre Moore em troca da garantiade sociedade em uma banca de advocacia. À medida que o processotranscorre o cinismo e o ateísmo de Erin são desafiadospela fé do padre Moore e também pelos eventos inexplicáveisem torno do caso.



3. A Morte do Demônio

Mia (Jane Levy) é uma viciada em drogas que, para vencer seus demônios pessoais, pede ao irmão David (Shiloh Fernandez) que a acompanhe até uma cabana rústica, que pertence à família. Natalie (Elizabeth Blackmore), namorada de David, e os amigos de infância Olivia (Jessica Lucas) e Eric (Lou Taylor Pucci) aceitam viajar com os irmãos. Pouco após chegarem, Mia resolve fazer uma cerimônia na qual se desfaz das últimas drogas que lhe restam. Entretanto, eles são surpreendidos ao descobrirem que a cabana havia sido invadida e que o porão parece uma espécie de altar grotesco, rodeado por animais mumificados. Lá eles encontram um livro antigo. Atraído, Eric resolve lê-lo em voz alta, sem imaginar que este ato despertaria uma força demoníaca.


4. Pânico (1996)

Um serial killer, fanático por filmes de terror, vem assustando cada vez mais uma pequena e pacata cidade do interior da Califórnia em 1996 ao assassinar brutalmente os jovens da cidade. Primeiro, ele telefona para alguém fazendo perguntas sobre filmes de terror. Se a vítima errar a resposta, ele depois invade a casa dela e a esfaqueia.

O problema é que ninguém sabe quem pode ser o assassino, já que ele usa uma máscara de fantasma (Ghostface) e um facão para abrir suas vítimas de cima a baixo. Em uma das tentativas do assassino, este falha ao tentar matar a jovem Sidney Prescott, que sobrevive por muita sorte.

A partir daí, o assassino passa a ficar obcecado por Sidney e passa a tentar matá-la constantemente. A mãe de Sidney havia sido assassinada 1 ano antes, da mesma forma que os amigos de Sidney estão sendo assassinados agora. Talvez até haja uma ligação do assassino da mãe de Sidney com o atual assassino...


5. O Chamado




Rachel Keller (Naomi Watts) é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras mortes com um estranho vídeo, que faz com que todas as pessoas que o assistam morram exatamente sete dias depois. Intrigada com a história, ela agora precisa descobrir um meio que impeça que a profecia se realize, já que ela e seu filho assistiram ao vídeo.


6. O Grito

Em Tóquio uma casa comum oculta o pavor que nela há, pois quando alguém morre em um momento de terror nasce uma maldição, que não perdoa nem esquece e faz as pessoas morrerem vitimadas por uma poderosa ira. Neste contexto surge a estudante americana Karen Davis (Sarah Michelle Gellar), que, desconhecendo a maldição, está no Japão em um intercâmbio cultural. Karen é voluntária do Centro Social de Apoio, pois isto conta crédito para sua formatura na faculdade. Ela inocentemente concorda em substituir uma assistente social que não foi trabalhar, sem saber que ela na verdade foi vítima da maldição. Karen vai até a casa amaldiçoada para cuidar de Emma Williams (Grace Zabriskie), que tem uma letargia grave associada a leve demência, o que a faz ficar dormindo quase todo o dia. Ao chegar vê Emma em um estado catatônico, enquanto o resto da casa parece estar abandonado e desordenado. Enquanto cuidava de Emma, Karen ouve estranhos sons na parte de cima da casa. Ao investigar ela se defronta com algo tão apavorante que seria incapaz de imaginar, pois dentro da casa há uma sucessão de fatos apavorantes que são o resultado de algo terrivelmente maléfico, que surgiu de forma horrenda anos atrás. Como mais pessoas morrem, Karen é envolvida no ciclo de horror e aprende o segredo da maldição vingativa, que criou raízes nesta casa. Agora ela tenta parar isto antes que seja muito tarde, mas por mais que ela aprenda sobre a maldição e suas origens a força maléfica que Karen enfrenta é algo que ela ainda não dimensionou.


7. Jogos Mortais

O filme conta a história de duas pessoas que acordam em um lugar imundo, tendo que lutar por suas próprias vidas, contra um maníaco homicida, cujo seu maior prazer é se deliciar com o desespero de suas vítimas antes de matá-las.
Adam (Leigh Whannell) e o Dr. Lawrence Gordon (Cary Elwes) acordam presos com um corpo morto entre eles, e logo descobrem que são prisioneiros de uma assassino em série apelidado pela polícia de “Jigsaw”, por causa do seu cartão de visitas nada comum, fazer com que suas vítimas matem uma a outra.
Eles vão ter que aprender a trabalharem juntos para se livrarem deste mostro, e salvar a família de Gordon que foi levada como refém.
Todo pedaço tem um quebra-cabeça.




8. A Bruxa de Blair




Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo é encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.





9. Atividade Paranormal





Um casal é perseguido por um espírito demoníaco dentro de sua própria casa. Dispostos a desvendar o mistério que assombra suas noites de sono, eles compram uma câmera e passam a filmar tudo o que acontece. Acabam captando estranhas atividades paranormais que os atormentam e podem ser muito mais perigosas do que imaginam…



10. Efeito Borboleta



Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que finalmente deixou sua infância conturbada e amigos problemáticos para trás. O genial estudante de psicologia, chocado com a morte do grande amor de sua vida, a ex-namorada Kayleigh (Amy Smart), descobre como voltar sua consciência no tempo para seu corpo de garoto. Ele altera o passado e a salva, mas, em cada retorno, descobre um presente completamente diferente e assustador ao seu redor.





11. Brinquedo Assassino

O medo se instala rápida e arrasadoramente, à medida que vodu e terror se encontram dentro de um boneco de aparência inocente, habitado pela alma de um ´serial killer´ que não está pronto para morrer. Do diretor de ´A Hora do Espanto´, este é um thriller inteligente e brincalhão, com excelentes efeitos especiais e suspense de disparar o coração, que certamente deixará o público apavorado.
Após a babá do garotinho Andy Barclay (Alex Vicent, de ´Brinquedo Assassino 2´) ser violentamente arremessa para a morte pela janela, ninguém acredita nele quando diz que ´Chucky´, o boneco que ganhou de aniversário, foi o culpado ! Até que as coisas comecem a dar errado… mortalmente errado… E quando uma série de terríveis assassinatos leva um detetive (Chris Sarandon, de ´Quando a Morte me Chama´) de volta ao mesmo brinquedo, ele descobre que o verdadeiro terror tinha apenas começado – o boneco perturbado pretendia transferir seu espírito mau para um ser humano vivo – o pequeno Andy!


12. A Hora do Pesadelo



Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço.
Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar.
Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança.
Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.



13. Sexta-Feira 13

O Acampamento Crystal Lake será reaberto. Monitores ansiosos, seus olhos brilhando com nobres ideiais, e seus hormônios à flor da pele, estão prontos para liderar as canções e brincadeiras dos hóspedes. Mas há um jogo que não constava na lista de atividades. Alguém resolveu brincar de Mate o Monitor . Todo fã do gênero sabe que o vilão sempre retorna. E nenhuma outra série se mostrou melhor que a pioneira. Ele sobrevive, eles morrem. Ele, com a ajuda de sua adorável mãe, é Jason. Eles, incluíndo o então inciante Kevin Bacon, logo descobrirão que a sexta-feira 13 é o dia do azar máximo. Exceto para os fãs do terror. Imitado por muitos, Sexta Feira 13 estabeleceu um novo padrão para o gênero. Assista à origem do mais cruel seral killer que o cinema já produziu. Nem se for apenas uma vez. Afinal, quer você queira ou não, ela pode ser a última. Já tem programa para esta sexta-feira?


17 comentários:

  1. Meninaaaa só filme bom. Acredita que já assisti todos menos o Da Bruxa, preciso ver na verdade vou ver hoje mesmo. Adoramos as indicações, arrasou linda ♥
    yeahvouarrasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro sexta-feira 13!
    Já assistir todos esse filmes, pois sou muito fã de terror, mas o melhor continua sendo Invocação do Mal.
    Também adoro O chamado, Panico e Atividade paranormal.
    Com certeza você fez uma bela seleção e tenho certeza que várias pessoas vão se amarrar.
    Ótima dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post, especialmente porque amo filmes e ainda mais esse gênero. Já assisti todos os que foram citados acima e realmente vale a pena conferir cada um deles. Eu sempre estou a procura de novidades sobre terror.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto muito de nada de terror, nem livros e nem filmes mas às vezes eu sou vencida pela curiosidade e acabo lendo ou vendo algum. Eu vi o chamado e não achei tão apavorante assim, só as cenas daquela garota saindo da televisão, do poço e sempre que ela aparecia com aquele cabelo na cara kkk
    A Hora do Pesadelo eu nem acho tão aterrorizante, vejo de boa kkk mas depois, na hora de dormir é que não fica nada bem kkk
    Jogos Mortais eu gosto muito, de todos =D
    Atividade paranormal eu vi o primeiro e quase morri de tanto medo. Depois ainda me aventurei a ver o segundo e nunca mais vi nada de terror, fiquei traumatizada, cruz credo, que troço mais sinistro, passo longe, o pior de tudo é que aquele porcaria de história ficou na minha cabeça e por vezes me pego com medo sozinha de noite.

    ResponderExcluir
  5. OI!!


    Eu já sabia o pq do mito sobre sexta-feira 13 e você pode não acreditar, mas odeio terror. Já melhorei muito, mas determinados filmes não assisto. Uma coisa que estou querendo fazer e começar a ler um livro nesse gênero mais pra mim é uma fobia, complicado demais. Gostei da sua lista e foram poucos que eu assisti como a bruxa de Blair e só vi pq apostaram e eu queria ganhar. Enfim, obrigada pela lista, mas eu passo. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Da sua lista, só vi o Chamado. Até curtia, mas quando descobri que se tratava de um remake de uma série de filmes japoneses, virou um trash puro. Aliás, recomendo a série que originou O Chamado: é a série Ringu, composta por quatro filmes. Ringu - O Chamado; Ringu 2; Ringu 0 (que conta a história antes do primeiro) e Ring Spiral. Todos maravilhosos e de tirar o fôlego.

    ResponderExcluir
  7. Oi Stefani, não curto filmes de terror porque sempre acho exagerados, mas da sua lista aqui, achei o primeiro Brinquedo Assassino original e gostei bastante do Efeito Borboleta, embora não seja mega terror. É um gênero que tem um bom numero de admiradores, mas ainda tenho medo... rs
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adooooooorei a lista!
    Conhecia a maioria, menos a Bruxa de Blair, mas todos falam tão bem e já está na minha lista.
    Mas o único que me fez ficar com medo realmente é O Exorcismo de Emily Rose! Os outros não, mas é bom pra passar o tempo.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas, só tem filme de arrepiar os cabelos aí hahah
    Eu confesso que hoje em dia nao curto muito terror, mas já vi alguns dos filmes. Atividade paranormal, Exorcismo de Emily Rose, A hora do pesadelo (Morro de medo desse filme), Efeito borboleta, O chamado, Jogos mortais, Sexta-feira 13 e o BOneco assassino. Praticamente todos hehe..só os mais recentes que não vi, pra você ver como eu não vejo mais esses filmes.

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!

    Dessa vez eu passo o post todo! Sou mega medrosa e não consigo assistir nenhum filme acredita???
    Passo semanas com medo é não sei explicar, mas não me dou bem.
    Maas achei a seleção interessantes.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    O único filme desta lista que eu tive coragem de ver foi "Jogos mortais", mas eu mais ri do que assustei com o filme...haha' Não gosto de terror, é um dos poucos gêneros que eu não leio/vejo, então sei que nunca verei nenhum destes filmes. Também não sabia qual era a origem da Sexta-feira 13 até hoje o.O
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu amo filmes de terror, mas os asiáticos. Haha. São os mais bizarros. A morte do demônio original é muuuuuuuuuito boa!Invocação do mal também é muito bom e terá continuação \o/

    A maioria eu assisti, por isso deu uma saudade de vê-los haha. Adorei o post. <3

    ResponderExcluir
  13. Quantas indicações <3
    Sexta-feira 13 pra mim é tipo Halloween, é a data que mais amo pra ver os meus filmes de terror favoritos o dia todo na TV.
    O grito foi o filme que eu mais morri de medo até hoje, é muito louco esses filmes japoneses pois eles mexem com o psicológico da gente legal kkkkkk
    Invocação do mal, O chamado e a Bruxa de Blair também são meus favoritos <3

    ResponderExcluir
  14. Helloo, Stéfani! Tudo numa nice?!
    Ah, eu sou super curiosa igual a você. Gosto de pesquisar sobre essas coisinhas interessantes que ninguém liga demais, mas sabe que está na nossa vida de alguma forma. Eu também já pesquisei sobre a sexta feira treze, mas para fazer o meu livro eheheh. Eu não sou de assistir filmes de terror, quando era pequena, porém eu assistia. Mas depois que certa vez tive pesadelos e não consegui dormir, parei de ver filmes desse tipo e hoje eu não assisto. Sou meio medrosa ahahah.
    É tanto que de todos esses filmes que tu postou aí eu só assisti O Chamado - quando eu era pequena. Eu ficava colocando o cabelo na frente da cara igual a garota e fazendo armada ahahaah. Eu passo longe de todos esse filmes, principalmente de noite!!
    Beijin...

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Olha, me desculpa, mas eu mal passei o olho na sua matéria.
    Eu tenho pavor de filme de terror, e não é coisa de mulherzinha não, é pavor mesmo. Faz mal pro meu ego e tenho pesadelos consecutivos por semanas. Não posso assistir, nem pensar nesse tipo de filme.

    Eu até comecei a ver a sua lista de filmes numa boa, mas quando chegou naquele cara queimado (que eu sou incapaz de pronunciar ou escrever o nome) subiu um arrepio pela espinha.

    Mas de qualquer forma, parabéns pela matéria e pela dedicação em fazer essa seleção temática. Tenho certeza que os filmes, pra quem gosta, são excelentes.

    Parabéns pelo trabalho
    Ingrid Cristina
    plataformatresquartos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oioi, tudo bem?
    Menina, que post é esse hein? Mas nunca que eu assisto esses filmes rsrsrs, tenho pavor, sou medrosa ao extremo.
    Admito que não assisti nenhum trailer, apenas li por alto a sinopse daqueles que nunca tinha ouvido falar, e é cada um mais cabeludo que outro.
    Sexta-feira 13 já carrega sua supertição e com filme de terror, fica ainda mais bizarra.

    A proposta inicial despertou meu interesse, mas conforme fui lendo a resenha e descobri que o autor deixa muitas questões em aberto, fiquei desanimada. Acabei de passar por uma leitura assim e é frustrante. Por mais que a história tenha sido bem elaborada e desenvolvida, eu preciso de respostas como essas que ficaram faltando nesse livro, respostas cruciais pra fundamentar o enredo de forma convincente.
    A caracterização rasa dos personagens e da ambientação também são fatores que levo muito em consideração, então pelas suas ressalvas, vejo que o livro não é pra mim, por mais que a ideia geral seja interessante.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  17. Oi Stéfani, tudo bem?
    Como uma amante de filmes de terror, sinto lhe dizer que já vi quase tudo que está na sua lista, rs. O filme que mais deixou traumatizada, com muito medo de dormir à noite, foi O Grito na versão japonesa. Acredito que os filmes orientais são os melhores em questão do gênero terror, é impossível não ficar traumatizada com esses filmes! Enfim, todos os filmes que você citou valem a pena ser vistos e caem muito bem numa sexta-feira 13 mesmo. Assistir com os amigos é ótimo pois ficam todos rindo dos sustos dos outros e isso acaba se tornando uma lembrança boa.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir