28 abril 2016

[Claquete 08] Filme - Orgulho e Preconceito e Zumbis

Sinopse: Inglaterra, século XIX. Uma misteriosa praga espalha zumbis por todos lados, mas Elizabeth Bennet (Lily James), especialista em artes marciais e no manuseio de armas, está preparada para enfrentar os piores mortos-vivos. O que a incomoda de verdade é ter que conviver e lutar ao lado do arrogante Sr. Darcy (Sam Riley).
Título: Orgulho e Preconceito e Zumbis
Lançamento: 25 de Fevereiro de 2016
Duração: 1h48min
Diretor: Burr Steers
Distribuição: Sony Pictures
Gênero: Terror, Comédia, Romance
Eu não sabia muito bem o que esperar ao assistir esse filme. Como fã de Jane Austen fui atraída por ser uma versão hardcore de Orgulho e Preconceito. Mesmo sendo baseado na obra imaginei que esse filme fosse tomar rumos diferentes quanto a estória e nesse quesito foi minha maior decepção. O filme narra exatamente os mesmo acontecimentos e se tirarmos os zumbis seria só mais um filme de Orgulho e Preconceito como tantos outros.


O filme se inicia com uma breve explicação da situação de Londres quanto a praga que espalhou o vírus pelo país. Homens e mulheres aprenderam a se defender se tornando mestres em armas, os mais ricos foram treinados no Japão e os mais modestos na China como no caso da família Bennet. 


A rotina das irmãs é treinar diariamente para se defenderem. Trocaram as praticas em músicas e bordados por facas. As coisas tornam-se interessante quando o Sr. Bingley vai passar uma temporada na cidade da família e em um baile conhece as irmãs Bennet. Jane logo chama sua atenção mas seu amigo, Coronel Darcy, não acha apropriado. Elizabeth é a irmã mais velha e encontra em Darcy uma pessoa arrogante no qual circunstâncias fazem com que tenha que conviver na luta contra os zumbis. 


Como podem ver pelo meu breve resumo o filme segue basicamente a trama original com adequações quanto ao apocalipse zumbi. Vemos as divisões de classes e todas as sequências de cenas desde o baile no qual os personagens se conhecem ao final já tão conhecido dos protagonistas.


Chega a ser cômico a forma como os personagens agem. No meio de uma discussão simplesmente vira uma briga de espadas e pancadaria. Todo mundo age com muita tranquilidade em relação aos zumbis. Podem estar se arrumando para uma festa que se surge um em sua frente eles pegam uma espada e cortam a cabeça e logo após vida que segue.


Darcy não me convenceu. O personagem ficou caricato quase lembrando de longe o personagem que tanto amo. Já Elizabeth tinha me conquistado há muito ainda no filme A Cinderela. Foi legal ver a atriz interpretando uma jovem geniosa e cheia de preconceitos.


Os demais personagens ao meu ver foram neutros pois mal se destacaram. Achei bem estranho a caracterização da tia do Darcy, passou de uma senhora para uma guerreira quase lendária. Tem uma trama relativamente nova trazendo os quatro cavaleiros do apocalipse e toda mitologia que os envolve. 


Toda a ambientação do filme é obscura mas em nada assusta, principalmente os temíveis zumbis. Um fato que deve ser destacado é supremacia feminina do filme. As mulheres são retratadas como guerreiras muito melhores que os homens no qual foi a "coisa" chave que atraiu a atenção de Darcy para Elizabeth. Mesmo sendo um filme de época houve momentos que as personagens femininas usavam calças. Achei bem interessante até porque não era costume.


No geral é um bom filme para ser assistido em casa no friozinho e embaixo das cobertas. Não creio que deva ser um filme para se assistir no cinema pois definitivamente tem algo melhor em cartaz. Creio que ele está mais puxado para filmes de sátiras pois em nada assusta como "terror". No meio de tudo isso gostei do final e até mesmo fiquei curiosa pra saber o que acontecia depois.

Mas me falem. Já assistiram? O que acharam? 


18 comentários:

  1. Eu estou bem ansiosa para conferir esse enredo, mas ao mesmo tempo tenho um pouquinho de medo de me decepcionar sabe.. De qualquer maneira, eu gostei do trailer desenvolvido e adorei as imagens que você postou. Eu realmente não quero ver no cinema, por isso vou esperar um pouquinho mais, bem como você disse, para ver em casa, no friozinho e na nossa cama haha
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Estamos curiosa para ver esse filme parece ser demais ♥
    yeahvouarrasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li Orgulho e Preconceito e nem o com a versão de zumbis, mas quando vi esse filme eu fiquei super curiosa para assistir, mas quero muito ler os dois livros antes disso. Eu acho o trailer maravilhoso e gostei de ver esse post e as fotos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Stefani, adorei sua sinceridade na resenha e sobretudo, você indicar o filme para assistir em casa, não se dar o trabalho e nem investir dinheiro em uma releitura que não merece a grana que levará. Acho que nem em casa, eu assistirei.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Adorei a sinceridade na avaliação do filme.
    Confesso que não me atrai muito sabe. Primeiro porque não curto Zumbis e segundo que acho essa mistura meio bizarra.
    Mesmo assim tenho curiosidade de ver um dia.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu fiquei curiosa para ver esse filme, já que amo a Jane Austen e Orgulho e Preconceito, e achei o trailer engraçado, então acho que veria por ter a dose do livro que tanto amo e zumbis, outra coisa que curto. Só de ver o ator que faz o Darcy já me decepcionei, pois não tem nenhuma relação com o Darcy que tenho em mente, já a atriz que faz Elizabeth parece que se encaixou. Vpu anotar e assistir em breve.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi,tudo bem?
    Eu estava louca por essa adaptação, já que amei o livro e a sua versão cheia de zumbis,mas a sua crítica me desanimou um pouco. Na verdade eu não sabia o que esperar, mas acho que não era algo caricato,como você descreveu. Ainda assim pretendo assistir, nem que seja pra dar boas risadas.
    Adorei sua crítica!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Estou bem curiosa para assistir ao filme, mas quero ler o livro antes.
    Não gostei de saber que foi apenas uma pequena adaptação para o apocalipse zumbi, pois esperava algo completamente diferente. Acho que o filme representa isso que você falou: ideal para assistir em casa em um dia frio, no cinema, não merece tanto destaque.
    Adorei sua opinião.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar do livro, mas não sabia que tinha um filme!
    Adoro histórias de zumbis e amo Orgulho e Preconceito então é meio que impossível pra mim não me animar com esse filme.
    Mesmo com suas considerações eu pretendo ver o filme, mesmo não tendo altas expectativas para ele.
    Acredito que será divertido assistir.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti esse filme esses dias, e não sabia o que esperar, já que não li o livro original nem nada da Jane. Não coloquei muita expectativa, só assisti pra passar o tempo mesmo. Não foi aquele filme incrível de zumbi, mas gostei de como as mulheres são fortes nesse filme, e acho que é a única coisa que gostei mesmo. O romance foi bem fraquinho.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. OI, tudo bem?
    Imaginei que era algo mais próximo de uma sátira. Só o trailer já não assusta rs
    COnfesso que ainda não li o livro original, mas gostaria muito ler. Só depois verei o filme.
    Adorei ver sua opinião. Não fui ver no cinema, melhor em casa mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Adorei ver sua opinião. Não queria mesmo assistir a esse filme, justamente por esperar alguns dos pontos que você apresentou. Imaginei que não teria medo algum e que Mr. Darcy não convenceria... Mas não sabia que tentaram manter o enredo de Jane Austen com poucas adaptações. Isso me surpreendeu e até me deixou curiosa (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu li esse livro a um tempinho,quando nem havia a possibilidade de virar filme,até que eu gostei mas não achei lá essas coisas... Infelizmente não pude ver no cinema mas estou louca pra ver pois adoro filmes com zumbis!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/04/resenha-nove-regras-ignorar-antes-de-se.html

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Depois de ler Cinquenta tons de Mister Darcy eu aprendi minha lição e não leio nem vejo algo que misture as obras da Jane com alguma outra temática. Só pelo que você falou de terem tornando Darcy um personagem caricato já me desanimou bastante, então não é um filme que pretendo ver, mas, adorei suas críticas!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  15. Helloo, tudo numa nice?!
    Logo que eu vi o trailer no cinema achei que o filme seria bem fraco, e uma prova disso é que foi uma bomba nas bilheterias. Eu de verdade não me senti entusiasmada, não tinha nem curtido tanto assim Orgulho e Preconceito como todo mundo, mas quando caracterizaram com os zumbis eu me interessei menos ainda. Também não curto tanto a Lily James atuando então é um prato cheio já de pontos negativos para mim.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu não conhecia o filme ainda e fiquei bem curiosa com ele, acredito que eu darei uma chance para assistir assim sem esperar muita coisa, assim como você falou. Assistir no frio e para descontrair, darei uma chance a ele!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/resenha-desvende-meu-coracao.html

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu vi o trailer no cinema e fiquei bem curiosa pra poder ver, principalmente porque eu não conheço a versão da Jane, a original de orgulho e preconceito, e acredito que ficaria bem encantada com toda essa temática de zumbis e mulheres corajosas.

    ResponderExcluir
  18. "Chega a ser cômico a forma como os personagens agem. No meio de uma discussão simplesmente vira uma briga de espadas e pancadaria. Todo mundo age com muita tranquilidade em relação aos zumbis. Podem estar se arrumando para uma festa que se surge um em sua frente eles pegam uma espada e cortam a cabeça e logo após vida que segue."
    Isso é MUITO década de setenta, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Só por essa acho que vou baixar pra ver. Juro que adoro essas sandices.

    ResponderExcluir