08 março 2016

[Resenha] Trono de Vidro - Por Sarah J. Maas


Título: Trono de Vidro
[ Trono de Vidro #1 ]
Autor (a): Sarah J. Maas
Páginas: 392
Editora: Grupo Editorial Record
Skoob || Encontre
4 ESTRELAS
Sinopse: Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.



Celaena Sardothien é a maior assassina de Adarlan, um reino que há muito tempo baniu a magia e governado por um rei com punhos de ferro. Traída por seus amigos hoje ela vive prisioneira nas minas de sal em Endovier, ninguém jamais saiu vivo de lá e após um ano Celaena teme ter o mesmo destino. O rei de Adarlan está organizando uma competição no qual seus lordes escolherão um participante cada, para competirem entre si tornando-se o campeão do rei. Mas não é qualquer competidor, os escolhidos são os piores bandidos da corte: assassinos, ladrões, trapaceiros, pessoas dispensáveis para fazerem qualquer missão que o rei ordenar. Dorian, o príncipe herdeiro, faz uma proposta para Celaena, ela competiria com os candidatos para se tornar a campeã, serviria ao rei por quatro anos e depois seria livre, uma chance de ouro que ela jamais poderia ter novamente. Para isso Celaena contara com a ajuda do relutante Chaol, chefe da guarda real, em seu preparamento para as provas. 23 homens foram escolhidos e somente Celaena de mulher, mas ela sabe que é superior em tudo, afinal ela é a assassina de Adarlan e todos a temem, mesmo sendo uma jovem de apenas 18 anos. Chaol vê sua reputação como um ponto fraco que os competidores podem usar para derrota-la, e também assustar a corte, assim nasce Lillian Gordaina, ladra de joias exilada por seu pai.

– Para todos neste castelo – falou Dorian –, seu nome é Lillian Gordaina. Órfã de mãe, seu pai é um mercador rico de Enseada do Sino. Você é sua única herdeira. No entanto, tem um segredo obscuro: à noite, é ladra de joias. Eu a conheci este verão, depois que tentou me roubar enquanto eu passava férias em Enseada do Sino, momento em que reconheci seu potencial. Mas seu pai descobriu sua diversão noturna e a retirou do fascínio da cidade para uma cidade próxima de Endovier. Quando meu pai decidiu fazer essa competição, viajei para encontrá-la e a trouxe para cá como minha campeã. Você pode preencher as lacunas por conta própria.
Página 76.

Acostumada a vida inteira ser sozinha, Celaena se vê cercada de pessoas e nunca poderia imaginar que encontraria em Nehemia - princesa de uma terra distante - uma amiga,  muito menos a atenção de Dorian sobre si ou a proteção de Chaol. As provas começam e a cada rodada um competidor é eliminado e colocado de volta ao local de onde veio. Mas algo inesperado acontece, dois dias antes da realização das provas um candidato é encontrado morto de forma cruel, e ninguém sabe quem os está matando, ou quem será o próximo. Celaena teme por sua segurança e não ficara esperando ser a próxima descobrindo que a magia não foi tão banida como pensavam.

Eu ganhei O Trono de Vidro do meu namorado a uns dois anos, na época achei o livro tão sem graça que troquei ele no skoob, não me arrependo pois foi por um livro espetacular. Mas esse ano li Corte de Espinhos e Rosas da mesma autora e fiquei completamente apaixonada pela escrita. Todo mundo me falava que se eu gostei de Corte de Espinhos deveria ler Trono de Vidro, e foi isso que fiz, e qual minha surpresa de ser um livro totalmente viciante!!! Não tenho nem palavras para descrever o quanto esse livro é incrível, me vi presa logo nas primeiras páginas e só sosseguei ao fim da leitura.

O livro é narrado em terceira pessoa, fato que me pegou desprevenida pois esperava algo em primeira pessoa, mas não é aquela narrativa chata e arrastada cheia de enrolação, pelo contrário, é fluida e fácil de ser lido, foi com toda certeza a melhor forma de narração, não ficou presa somente em Celaena, mas podemos ver outros personagens e acontecimentos no castelo, tinha momentos que eu estava tão envolvida na leitura que esquecia que o livro era em terceira pessoa.

A estória basicamente se passa no castelo, sendo ele o cenário das provas e treinos dos personagens. Celaena é forte. Não tem adjetivo melhor para descreve-la, ela não se tornou assassina por que quis, tem toda uma trama e acontecimentos, ela é mordaz em suas palavras e sempre está alfinetando alguém, mas também é uma jovem de 18 anos que quer ser notada como mulher, e não faltam pretendentes para isso.



Dorian é o príncipe herdeiro, não se parece em nada com o pai, mesmo em silêncio não aceita as escolhas feita pelo rei e sonha com o dia que poderá enfrenta-lo. Mulherengo assumido, vê em Celaena mais que a assassina, todos o avisam, principalmente Chaol, que ela é um assassina e sua segurança pode estar em risco com a aproximação dos dois, mas ele não está nem ai e só quer conhecer melhor essa linda jovem.

- Bem - falou Dorian, tentando não se perder nos olhos estranhos e adoráveis de Celaena -, acho que ninguém que toca dessa forma pode ser apenas um criminoso. Parece que você tem alma - provocou ele.
- É claro que tenho uma alma. Todos têm alma.
Página 146.


Chaol foi de longe meu personagem favorito. Vemos no começo um cara cheio de receios por estar colocando uma assassina próxima ao príncipe, e ainda mais por ter que treina-la, só não contava que iria se afeiçoar tanto a jovem, ele nem se deu conta ainda que está apaixonado, é tão sútil a aproximação que mal notamos. Vemos ai um começo de triângulo amoroso que, creio eu, será abordado nos próximos livro.

- Não estou olhando feio para ninguém - Mesmo enquanto o capitão dizia isso, Celaena o flagrou fazendo careta para um membro da corte que a encarava demoradamente enquanto passava.
- Pare! - sibilou ela - ninguém vai me tirar para dançar se continuar com isso!
Página 282.



As cenas de lutas e treinamento são muito bem detalhadas, as habilidades que ela possui deixa qualquer homem no "chinelo", fiquei sem fôlego em algumas partes tamanha tensão que foi passado, principalmente na prova final. Todos os diálogos do livro são extremamente inteligentes. As cenas de Chaol e Celaena são minhas favoritas, as conversas dos dois são engraçadas, cheia de alfinetadas e momentos calorosos de amigos.
Somos apresentados a outros personagens como o Rei e Cain, ambos totalmente asquerosos e sem escrúpulos. Cain a todo momento procurava uma maneira de diminuí-la por ser mulher.



Meu exemplar é da oitava edição, não sei se é por isso ou são erros mesmo, mas tem algumas palavras falhadas ou comidas, os travessões dos diálogos as vezes eram inexistentes, meio que me perdi em alguns momentos pois achava que era um parágrafo e quando via era um diálogo. Foi incômodo, mas deu para ler tranquilo.
Impossível não recomendar o livro, ele é recheado de tramas, reviravoltas, personagens cativantes que nos fazem sentir como parte da estória, me sentia amiga da Celaena, ótima leitura para todos os amantes do gênero.

16 comentários:

  1. Hey, livros assim me deixam confusa, não consigo ler.
    Apesar da protagonista ser forte e da história ser legal, não é algo que iria fazer minha cabeça.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá :D
    Que data mais bacana para postar uma resenha que a protagonista é uma mulher forte e determinada. Já tinha lido algumas resenhas desse livro mas nenhuma tão empolgante como a sua. Até me deu vontade de ler o livro.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas resenhas positivas a respeito desse livro, e tenho um amiga que ama de paixão a série. Porém eu tenho uma lista interminavel de desejados, e pode ter certeza que Trono de Vidro está nela, eu ainda só não li o livro por falta de verba rsrs. Mas fico muito feliz que a leitura tenha sido boa para você, é sempre bom quando nos conectamos com os personagens.

    ResponderExcluir
  4. Oiee =D
    já tinha lido a sinopse do livro e lido algumas resenhas.
    Eu gostei muito da história, a ideia dela é bem legal, diferente.
    Tua resenha ficou bem legal, deu alguns detalhes que outras resenhas não deram ;D Pretendo ler o livro um dia, mas vou esperar sair os outros kkk pra ler tudo de uma vez, odeio ficar esperando.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Stéf, eu to maluca com esse livro! Eu não dava nada pela capa, aquele tipo de capa que você não tem nem interesse em procurar saber sobre o que é a história. Mas participei de um encontro da Editora Record e eles contaram um pouco sobre esse livro e eu fiquei toda "ONDE EU COMPRO ESSE LIVRO?! Ah, não, péra. To sem dinheiro".

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, olha faz um tempinho que descobri esse livro e sinto uma vontade de conhecê-lo, tanto ele quanto o anterior. Sua resenha está muito boa e explorou bem as características da Celaena, eu acho que ela tornou-se uma pessoa mais madura, não conheço muito do livro anterior (tampouco desse) mas pelo que conheço do anterior e pelo que vi na sua resenha, ela teve um amadurecimento e o fato de ter se tornado uma assassina porque quis me deixa curiosa.

    ResponderExcluir
  7. oi, eu só leio elogios para a série e para a escrita da autora e ainda que eu não leia muitos livros dentro deste gênero, fiquei com muita curiosidade em conhecer a trama inteira. Chato essa parte dos erros e falhas de impressão, que em uma 8º edição já deveria estar corrigida. Adorei as fotos que você fez, adoro quando o autor nos premia com mapas para entender o cenário.
    Amei sua resenha
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oieeee tudo bom??
    Eu estou para ler esse livro, mas estou esperando sair as continuações porque sou daquelas que ão aguenta esperar. Eu já li Cortes dela, e gostei muito da escrita então sem duvidas vou gostar desse livro.
    Você chegou a ver com a editora sobre os erros do livro, porque você poderia até trocar o exemplar!!!

    BJoks

    ResponderExcluir
  9. Eu vou acabar lendo essa série...
    Desde o inicio achei que não seria muito meu estilo, mas conforme fui lendo algumas resenhas percebi que certos elementos dessa trama me chamam a atenção, mas nada que me fizesse querer ler. Por outro lado a enxurrada de elogios que tenho lido a cerca da série estão me deixando curiosa e me fazem pensar se não estou negligenciando uma obra excepcional.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Gente, eu sou doida para ler esse livro! Desde a primeira resenha que eu li dele (lembro até hoje kkk') fiquei mega curiosa para conhecer, pois a blogueira favoritou e só falou coisas boas. É uma pena que a edição esteja desleixada, poderiam ter dado mais atenção a isso, né? Adoro livros com mapas ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Esse foi o primeiro livro que li da autora, e gostei muito da narrativa. É fluida, envolvente, e a protagonista não fica de frescura, o que eu gostei mais ainda. Eu preciso ler o terceiro livro, e como o quarto já está para lançar, nao vejo a hora de concluir a série \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Não é um livro que chame muito minha atenção.
    Mas é tão bom quando um livro que não nos interessou a princípio, nos surpreende.
    Bom saber que a leitura te envolveu e que as personagens são boas.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Ste lindona assim como vocÇe li primeiro o Livro Corte, amei a escrita da autora conclusão já estou com os três livros do Trono irei começar a ler em breve, adorei já a personalidade da protagonista e louca para ler todos os livros, sua resenha me fez querer começar a leitura já. E o que dizer dessa capas maravilhosas? beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Eu li Trono de Vidro quando estava começando o estouro de elogios a essa série e nem me lembrava mais do nome que a Celaena usa na competição! Eu adorei o uso de como ela é f*da e seu sarcasmo bem marcantes no primeiro livro, deixando claro a quê a protagonista veio.
    Fora que a escrita da autora é sensacional né? Você fica presa no castelo de vidro em meio a loucura que está ocorrendo <3

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá... tudo bem???
    Adorei a sua resenha e tenho vontade de conhecer essa série... teno uma amiga que gosta muito e sempre fala bem... essa série ainda não é muito conhecida, mas as poucas resenhas que leio sempre são bem positivas... quero conhecer Calaena, acho ela uma personagem incrível, levando em consideração todas as resenhas que li.... xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sou absolutamente louco para ler esse livro!! *-*
    A sinopse me encanta, adoro esse tipo de fantasia, ainda mais com uma protagonista assassina super bad-ass e sem mimimi. Além de só encontrar resenhas positivas sobre essa história. E outra coisa que eu não sabia, esse livro tem um mapa <3 amo livros que tem mapas, me imagino viajando com os personagens pela história, é uma interação à mais para mim.
    Adorei o post, beijos!

    ResponderExcluir